• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias 2020  ›  “Serpro tem potencial para exportar inteligência digital”
Info

Notícias

notícias

Entrevista

Internacionalização

“Serpro tem potencial para exportar inteligência digital”

Presidente da Apex-Brasil, Sérgio Segovia, fala, em entrevista exclusiva, sobre parceria com a empresa para internacionalizar soluções digitais e atrair investimentos estrangeiros ao País
Presidente da Apex-Brasil, Sérgio Segovia
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
por Comunicação do Serpro — 17 de junho de 2020

Em entrevista exclusiva ao Portal do Serpro, o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Sérgio Segovia, fala sobre a atuação da Agência para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior, seu processo de transformação digital e o acordo de cooperação técnica firmado com o Serpro em fevereiro deste ano.

Para Segovia, a parceria com o Serpro permite o aprimoramento do trabalho da Apex-Brasil por meio de soluções tecnológicas de ponta. A expectativa é somar esforços num acordo que reflita o conhecimento de mercado e as melhores práticas digitais. “É um acordo estratégico de ganha-ganha. De um lado, a Apex-Brasil passa a contar com a expertise tecnológica do Serpro que, em contrapartida, terá a oportunidade de trabalhar na internacionalização de sua marca e seus serviços”. Confira, a seguir, a entrevista completa.

Portal Serpro - Qual a missão da Apex-Brasil e quais os principais desafios enfrentados neste momento de pandemia pelo qual o mundo está passando? 

Sérgio Segovia - A missão da Apex-Brasil é promover as exportações, a internacionalização das empresas brasileiras e os investimentos estrangeiros diretos no País, em apoio às políticas e às estratégias públicas nacionais, a fim de contribuir para o crescimento sustentável da economia brasileira. Para tanto, a Agência realiza diversas ações que visam a divulgar e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião que desejam conhecer a estrutura produtiva brasileira e outras iniciativas, que tenham por objetivo o fortalecimento da marca Brasil. Além disso, a Apex-Brasil atua, de forma coordenada com atores públicos e privados, na atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas nacionais e da economia brasileira como um todo.

"Trata-se de uma parceria estratégica e simbiótica: enquanto o Serpro ajuda na transformação digital da Apex-Brasil, a Agência o auxilia na internacionalização de seus serviços, ao apoiá-lo na prospecção de mercados externos."

Um dos principais desafios apresentados durante a pandemia da Covid-19 vem sendo a dificuldade de realizar eventos e missões presenciais. Para manter o apoio constante às empresas brasileiras nesse período de incerteza, a Apex-Brasil tem desenvolvido várias soluções digitais, que incluem webinars, podcasts, videoconferências, estudos e oficinas de capacitação online, de modo a contribuir para a manutenção da solidez da economia, dos negócios e dos investimentos no País.

Os resultados têm sido excelentes. Nos primeiros quatro meses de 2020, ações da Apex-Brasil resultaram em 13 investimentos anunciados, que totalizaram cerca de US$ 3 bilhões. 

Portal Serpro - A Apex-Brasil e o Serpro firmaram Acordo de Cooperação Técnica para oportunidades de negócio em fevereiro. Quais os benefícios que essa parceria traz?

Sérgio Segovia - O Acordo de Cooperação Técnica é muito importante para o desenvolvimento de novas soluções digitais pela Agência. Inclui a realização de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, com transferência tecnológica e compartilhamento de capital intelectual, mão de obra especializada, capacitação e treinamento, além de metodologias de inovação de produtos e processos. Trata-se de uma parceria estratégica e simbiótica: enquanto o Serpro ajuda na transformação digital da Apex-Brasil, a Agência o auxilia na internacionalização de seus serviços, ao apoiá-lo na prospecção de mercados externos.

Portal Serpro - Como a consultoria da Apex-Brasil pode contribuir para a inserção das soluções de inteligência do Serpro no mercado internacional?

"Os sistemas e produtos de transformação digital desenvolvidos pelo Serpro, portanto, representam décadas de experiência em modernização tecnológica em ampla escala, que demonstram seu potencial para exportar inteligência digital."

Sérgio Segovia - As soluções inovadoras do Serpro o tornam naturalmente apto a conquistar o mercado internacional. E a consultoria da Apex-Brasil pode ajudar a empresa a estruturar e direcionar sua inserção em mercados externos.

Para tanto, a Apex-Brasil preparou um modelo de internacionalização que prevê três frentes de atuação: a elaboração de um plano de expansão internacional, o contato mais próximo com os mercados externos e a captação de clientes e de contratos internacionais.

Portal Serpro - Já é possível destacar algum projeto ou iniciativa em parceria com o Serpro que seja importante para atrair investimentos estrangeiros ao Brasil?

Sérgio Segovia - Uma das primeiras iniciativas possibilitadas por essa parceria é o desenvolvimento do portal Invest in Brasil, lançado no início de abril deste ano. A plataforma fará uma grande diferença, uma vez que facilitará as interações com os investidores estrangeiros e ajudará na tomada de decisões daqueles que pretendem aproveitar as diversas oportunidades oferecidas pelo nosso País.

Portal Serpro - Na sua avaliação, as soluções tecnológicas do Serpro têm potencial para competir com o mercado internacional? Qual o principal diferencial?

Sérgio Segovia -  Além de ser a maior empresa pública de prestação de serviços em Tecnologia da Informação do Brasil, o Serpro possui mais de 50 anos de experiência na modernização de setores estratégicos da administração pública. É uma instituição que presta serviços em rede, que abrangem todo o território nacional. Dentre as várias soluções desenvolvidas com essas características destacam-se a declaração do Imposto de Renda via Internet (ReceitaNet), a nova Carteira Nacional de Habilitação, o novo Passaporte Brasileiro e os sistemas essenciais para o controle e facilitação das operações do comércio exterior brasileiro (Siscomex). Os sistemas e produtos de transformação digital desenvolvidos pelo Serpro, portanto, representam décadas de experiência em modernização tecnológica em ampla escala, que demonstram seu potencial para exportar inteligência digital.

 

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico