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Serpro compartilha sua expertise em TI na Semana de Inovação

Inteligência artificial, proteção de dados e identidade digital foram alguns dos temas abordados pela empresa no maior evento governamental de inovação da América Latina
Semana da Inovação 2020
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por Comunicação do Serpro — 19 de novembro de 2020

Para contribuir com o debate sobre “Que novo futuro queremos construir?”, o Serpro, empresa de inteligência em TI do governo federal, foi um dos convidados para participar da Semana de Inovação 2020, maior evento governamental de inovação da América Latina. O evento online foi realizado do dia 16 a 20 de novembro pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), pelo Ministério da Economia, pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (Flasco). A iniciativa reuniu mais de 150 especialistas de órgãos do Governo Federal, além de instituições internacionais, grupos da sociedade civil e representantes do setor privado. 

Em suas mais de 200 horas de programação, o evento contou com a experiência do presidente do Serpro, Gileno Barreto, sobre ética e proteção de dados. “A proteção à privacidade pode atrapalhar a inovação tecnológica? Essa é uma reflexão que temos sempre que fazer, porque estamos sempre no limite entre uma e outra. A melhor equação possível é aquela que resulta no melhor custo-benefício. Aí podemos ter a questão ética: quando fazemos um algoritmo para reconhecimento facial, por exemplo, alguns fatores, como etnia, cor dos olhos, têm que ser considerados. São variáveis que decorrem, muitas delas, de dados pessoais, ou até de dados pessoais sensíveis, o que é importante do ponto de vista da LGPD”.

Durante o debate, Gileno abordou também o tema inteligência artificial e destacou que não temos, hoje no Brasil, uma regulação específica sobre a tecnologia. “Basicamente somos uma autorregulação, seja pelo mercado, seja pelos designers das próprias tecnologias. Porém, sempre tem em comum a proteção de dados e a privacidade, que devem ser mantidas, observadas no seu limite, e há uma exigência de supervisão humana para que haja assertividade de 100%”

O presidente do Serpro fechou sua participação, na mesa de debates sobre “Ética, dados pessoais e Inteligência Artificial - Experiências no Brasil e na Europa: construindo um ecossistema de confiança”, advogando em favor do uso da inteligência artificial, pela administração pública, para o desenvolvimento do país. “A inteligência artificial é fundamental para que o Brasil alcance alguns resultados e aproveite a janela de oportunidade, do ponto de vista econômico. É uma ferramenta fundamental para o Estado brasileiro atuar como indutor de políticas públicas voltadas para a população e de melhoria do ambiente econômico”, concluiu Gileno.

Identidade Digital

A mesa redonda sobre “Identidade Digital: Tudo o que você precisa saber” contou com a participação do superintendente de Relacionamento com Clientes do Governo Federal do Serpro, Diego Ribeiro. “O desafio é esse: eu sou eu. O documento que o governo vai gerar para o cidadão provar que ele é realmente ele, considerando que as pessoas têm biometrias, é uma forma de formalizar que o governo sabe que a pessoa é a pessoa. A biometria é parte do cidadão, não é simplesmente um documento que ele carrega. Na China, muitas pessoas fazem compra baseada na validação facial. Elas nem precisam usar carteira, cartão de crédito, é apenas o rosto. A complexidade é como trazer essas informações do governo, transformando isso em facilidade para as pessoas. Mas não adianta nada ter uma identidade digital, se o serviço ainda necessita de papel. A gente vai ter que fazer a coisa conjunta para viabilizar a transformação de serviços”. 

Para Diego Ribeiro, uma das principais preocupações do governo na transformação digital é a inclusão da população nos serviços digitais. “Essa experiência se torna ainda mais complexa, porque o Brasil é um país muito grande. Tem que ser inclusivo, tem que entender a limitação dos diversos nichos da sociedade e tentar atendê-los quase como uma experiência customizada. Algumas pessoas ficam de fora do mundo digital por falta de familiaridade com a tecnologia. Vamos trabalhar com graduações, escalas. O portal gov.br vem muito nessa linha: para esse tipo de serviço, exige uma coisa mais complexa, uma validação digital; para esse outro, uma menos complexa, uma validação biográfica. O governo está atento a isso e irá disponibilizar serviços com base nessa lógica”, concluiu.

Participações do Serpro 

DIA 17/11

Ética, dados pessoais e Inteligência Artificial - Experiências no Brasil e na Europa: construindo um ecossistema de confiança, com Gileno Barreto, presidente do Serpro.

Pitch e Business Model Canvas, com Carlos Henrique Rodrigues Alexandria.

Tratamento de incidentes e LGPD, com Eduardo Seabra, Indiana Kosloski de Medeiros e Tiago Sell Iahn.

DIA 18/11

Identidade Digital: Tudo o que você precisa saber, com Diego Ribeiro, superintendente de Relacionamento com Clientes de Governo Digital.

Aperfeiçoando a experiência do desenvolvedor e designer no DSGOV, com Frederico Gomes Junger Vieira e Marcos Alves Martins.

DIA 19/11

Privacidade by Design no Ciclo de Vida do Produto, com Allan Reffson Granja Lima, Douglas Siviotti e Wesley Sousa e Rafael Vargas dos Santos.

 

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