Notícia
Empoderamento
Serpro participa do Girls in ICT Day 2020, evento internacional da ONU

Pelo segundo ano seguido, o Serpro é convidado pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), agência da Organização das Nações Unidas (ONU) especializada em Tecnologia da Informação e Comunicação, a participar, como organizador, do “Girls in ICT Day”, evento internacional que fomenta a presença feminina na área de TI do mundo inteiro. Por conta do Covid-19, o evento será realizado virtualmente, nesta quinta-feira, 23 de abril, das 17h às 18h30.
O objetivo do evento é destacar a importância da participação de mulheres e meninas em estudos e carreiras de informação e comunicação (TIC) e alavancar o poder das tecnologias digitais para viabilizar essa participação. A iniciativa reunirá especialistas em uma live, com a exibição interativa de temas de 'tecnologia e gênero', que ocorrem, anualmente, em todo o mundo. O evento é aberto e, para participar, é necessário baixar o App Zoom e acessar o link https://isoc.zoom.us/j/94750482382.
Neste ano, o Serpro será representado pela analista de desenvolvimento do Centro de Dados da empresa, Gisele Cavalcante da Costa, voluntária do Projeto Menina de TI e que apresentará a iniciativa aos participantes. O projeto teve início em 2016 com a proposta de apresentar a carreira de TI e fomentar o ingresso de meninas do ensino médio em cursos técnicos e superiores na área de tecnologia. Desde então, a proposta expandiu suas atividades e passou a oferecer treinamentos para professores do ensino público, além de ser convidado a participar de eventos externos voltados ao incentivo feminina no mercado de TI e ao empoderamento desse público.
A participação do Serpro no “Girls in ICT Day, juntamente com a Anatel, o Grupo Mulheres do Brasil e outras instituições, fortalece o papel da empresa como executora de políticas públicas de Equidade de Gênero, fomentando a entrada de meninas e mulheres no mundo da tecnologia e ajudando, também, a atingir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5, da Agenda 2030 da ONU, que é "Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”. A empresa, em 2018, por meio do Projeto Meninas de TI, recebeu o selo da Campanha Mundial Girls in ICT, tornando-se importante parceira desse evento internacional.
“A tecnologia é uma das ferramentas mais poderosas que temos para capacitar mulheres e meninas. Uma carreira em TIC oferece a elas a chance de estar no coração da indústria mais emocionante e de crescimento mais rápido do mundo. E a indústria das TIC precisa que as mulheres desempenhem um papel igual na criação, design e implementação dos dispositivos e plataformas que estão se tornando indispensáveis à maneira como vivemos. As meninas no dia das TIC se tornaram uma das campanhas globais mais bem-sucedidas da UIT,” comenta a diretora do Departamento de Desenvolvimento de Telecomunicações da UTI, Doreen Bogdan-Martin.
Evento internacional
O "Girls in ICT" é uma iniciativa da ONU viabilizada pela UIT na Resolução Plenipotenciária 70 (Rev. Busan, 2014) para criar um ambiente global que capacite e incentive meninas e mulheres jovens a considerar estudos e carreiras no crescente campo da informação e comunicação tecnologias. A resolução 70 exige que todos os membros da UIT celebrem e comemorem o Girls in ICT, no Dia das TIC, na quarta quinta-feira de abril de cada ano.
Anualmente, o evento é realizado por escolas, grupos de jovens, organizações cívicas e agências governamentais em todas as regiões do mundo. De acordo com dados da UIT, em 2019, os eventos Girls in ICT Day atingiram cerca de 20.000 meninas. Esse número atesta o enorme momento que esse evento continua gerando e o crescente reconhecimento de sua importância pelos países do mundo.