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Solução tecnológica auxilia empresas a ficarem prontas para a LGPD

Serpro lança plataforma de produtos e serviços para atender aos princípios da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Conheça essa novidade!
Logomarca do Serpro LGPD, na frente. Ao fundo, imagem da bandeira do Brasil, e uma balança, remetendo à lei (LGPD)
by Comunicação do Serpro — 21 de may de 2020

“O valor dos dados hoje é inestimável: o dado gera informação, e a informação se converte em negócios”, assegura Caio Mario Paes de Andrade, presidente do Serpro, empresa de tecnologia que transforma, processa e cuida dos dados dos brasileiros. Ele apresentou nesta quarta-feira, dia 20, em evento on-line, uma solução que anuncia um salto digital para o Brasil, com segurança, respeito e privacidade: a plataforma Serpro LGPD.

A plataforma traz serviços e tecnologias para atender aos princípios da nova Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. A solução foi desenvolvida para explorar toda a jornada que as empresas precisam percorrer para se adequarem à lei. “Nossos dados pessoais são capturados para demonstrar um determinado registro do nosso passado, e são usados para prever o nosso comportamento futuro. Os dados são parte da nossa vida, não podemos reduzi-los apenas a informações de cadastro”, afirma o presidente do Serpro.

Os dados pessoais percorrem um longo caminho. Desde a captura, armazenamento, movimentação, tratamento, utilização para fins específicos até tantas outras etapas: em cada degrau, diferentes necessidades precisam ser observadas. “A solução Serpro LGPD tem o compromisso de tratar a ‘privacidade desde a concepção, privacidade por padrão’. Ela já disponibiliza produtos para garantir a identificação eficiente do cidadão, com a utilização de biometria, e também a gestão do consentimento”, revela o presidente Caio.

Entenda como funciona

A plataforma Serpro LGPD apresenta módulos para diferentes aspectos: identificação, consentimento, uso de dados, auditoria e capacitação. Confira em www.loja.serpro.gov.br/lgpd.

 

IDENTIFICAÇÃO
Ao todo são quatro produtos disponíveis para atender o aspecto da identificação. Para as empresas é de vital importância garantir que o cliente é mesmo o titular dos dados. Para isso, pode contar com soluções de biometria e validação cadastral.

CONSENTIMENTO
“A gestão de um consentimento não é algo trivial. Uma empresa precisa ter certeza de que está administrando consentimentos de maneira adequada e transparente”, sinaliza Caio Mario Paes de Andrade. Gerenciar todo o ciclo de vida do consentimento é uma tarefa possível com o Serpro LGPD pelo módulo Privacidade Digital do Cidadão.

USO DE DADOS
A plataforma ajuda na comunicação sobre o uso e distribuição das informações do titular de forma segura e em conformidade com a lei, mantendo o registro das operações de tratamento de dados pessoais que realizarem.
 
AUDITORIA E ASSESSMENT
Estar preparada para responder às solicitações da Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e auditorias será uma necessidade ainda mais relevante com a vigência da LGPD. A plataforma garante a gestão completa dos dados e facilita o acesso a auditorias, além de monitorar consentimentos e possibilitar autosserviço.

CAPACITAÇÃO, SELOS E CERTIFICAÇÕES
O Serpro é uma autoridade em proteção de dados, por isso, planeja também qualificar empresas com capacitação, certificação, geração de selos de confiança e adequação para garantir à sociedade mais segurança nos diferentes ambientes de negócio.

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