• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Noticias 2021  ›  Aplicativo Meu Imposto de Renda ganha assistente virtual
Info

Notícias

notícias

Notícia

IRPF

Aplicativo Meu Imposto de Renda ganha assistente virtual

Na reta final do prazo de entrega da declaração, Governo Federal lança nova versão do app com chatbot para esclarecer dúvidas sobre o IRPF
App Meu Imposto de Renda
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
por Comunicação do Serpro — 21 de maio de 2021

A poucos dias do fim do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), previsto para o próximo dia 31 de maio, a Receita Federal em parceria com o Serpro, empresa de tecnologia do Governo Federal, lançam a nova versão do aplicativo Meu Imposto de Renda (MIR). O aplicativo passa a contar agora com um assistente virtual para ajudar os contribuintes a esclarecerem dúvidas sobre o IRPF. A nova versão já está disponível para celulares e tablets na App Store e Google Play.

"É mais uma solução para auxiliar o contribuinte a fazer sua declaração com segurança e praticidade. Além da comodidade, o chatbot contribui para reduzir os atendimentos presenciais em função da Covid-19", destaca o coordenador-geral de Tecnologia e Segurança da Informação da Receita Federal, Juliano Neves. Ao todo, quase 22 milhões de pessoas já enviaram a declaração do imposto de renda, o que corresponde a mais de 68% do total esperado.

Inteligência artificial

Também conhecidos como "assistentes virtuais", os chatbots são utilizados por  usuários de sistemas de atendimento de diversos bancos e empresas e, agora, também de governo. “Os ‘assistentes’ utilizam inteligência artificial e simulam a conversação humana para responder dúvidas, direcionar o usuário ou mesmo buscar entender melhor o questionamento, por meio de confirmações prévias, antes de oferecer um caminho”, explica a superintendente de Relacionamento com Clientes Econômico Fazendário do Serpro, Ariadne Fonseca.

O assistente do Meu Imposto de Renda traz informações sobre a declaração do IRPF 2021, esclarecendo dúvidas a respeito de como preencher e consultar a restituição, prazo de entrega, multa por atraso na entrega ou não apresentação, situações individuais, declaração em conjunto, carnê leão e isenção para portadores de moléstias graves.

Quem não tiver o aplicativo Meu Imposto de Renda instalado é só fazer o download na App Store e Google Play. Se já tiver, basta atualizá-lo nas lojas virtuais. Depois da atualização, é só clicar no ícone do assistente virtual e digitar a dúvida. O Chatbot vai tentar responder diretamente a pergunta ou, então, direcionar o usuário para o menu de assuntos sobre o tema.

Primeira versão

A tecnologia chatbot do Serpro reforça o grande sucesso de sua primeira versão, quando foi lançada no CPF Digital em maio do ano passado. O aplicativo também possui funcionalidade de atendimento virtual interativo para auxiliar o cidadão no preenchimento da declaração do IRPF e está disponível para download na Google Play e App Store.

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico