• English English
  • Português (Brasil) Português (Brasil)
  • Español Español
  • Prestação de Contas
  • Transparência
  • Privacidade e Proteção de Dados
  • Assinador Digital
  • HOD
  • PSS Serpro
  • Intranet
Área do Cliente
  • Loja
  • Soluções
    • Por Público
      • Empresas
        • Certificação Digital
        • Datavalid
        • SNE
        • NeoID
        • Integra Loja Franca
        • Vio
        • Renave
        • Nova Placa Veicular
        • Consulta Denatran
        • Inteligência de Negócio
        • Conexão de Redes Anexadas
        • Arquivos Estatísticos Denatran
        • Integra COMEX
        • Biovalid
      • Governo
        • Certificação Digital
        • Infovia
        • Margem Consignável
        • Radar
        • Autua
        • SNE
        • Siads
        • Integra Siafi
        • NeoID
        • Vio
        • DaaS
        • Govdata
        • ProID
        • Serpro Mail
        • Conexão de Redes Anexadas
        • Cartório Data
        • Biovalid
      • Cidadão
        • Certificação Digital
        • SNE
        • CDT Carteira Digital de Trânsito
        • Vio
        • NeoID
        • ProID
    • Por Linha de Negócio
      • Operações de Governo
        • SNE
        • CBIO
        • Notificação e Registro de Recall
        • Consulta Denatran
        • Emplaca
        • Integra Loja Franca
        • Painel de Inteligência Veicular
        • Renave
      • Informação e Análise
        • DaaS
        • Cartório Data
        • Plataforma de Inteligência de Negócios
        • GovData
        • Biovalid
        • Datavalid
        • Consulta CND
        • b-Cadastros
      • Software
        • SerproMail
        • Gestão de Margem Consignável
        • Radar
        • ProID
        • VendasGov
      • Ambientes e Conectividade de TI
        • Serpro MultiCloud
        • Infovia
      • Privacidade e Segurança
        • Emissão de Carimbo de Tempo
        • Certificação Digital
        • Hospedagem de Autoridade Certificadora
        • NeoID
        • PSBio
        • Serpro LGPD
        • Vio
        • GovShield
    • Por Cliente
      • Receita Federal
      • Senatran
      • Secretaria de Portos
      • Tesouro Nacional
      • Ministério da Economia
      • Secex
      • MRE e PF
  • Suporte
    • Central de Ajuda
    • Central de Serviços
    • Atendimento Gestão de Consignação
      • Sistema de Consignação
      • Preço dos serviços
      • Cronograma
      • Cronograma 2020
      • Cronograma 2021
    • Treinamentos
    • Central de Serviços - Transformação Digital da Justiça
  • Insights
  • Imprensa
  • A empresa
    • Estrutura Organizacional
    • Transparência
    • Endereços
    • Visite o Serpro
    • Livro da Marca
    • Eventos
      • Serpro Talks
      • HackSerpro
        • Hackathon - Compras Governamentais
        • Hackathon Rede +Brasil
      • Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
      • Webinar Serpro
        • Riscos à Privacidade e Proteção de Dados
        • Inteligência Artificial - Desafios para a privacidade e proteção de dados
        • Avaliação de adequação à LGPD
        • Serpro e Fecomércio MG
        • Escritório Virtual
        • LGPD e Open Banking
        • LGPD: desafios e perspectivas
        • Pix - Pagamentos Instantâneos
        • Identificação digital e experiência do cliente
        • Privacidade e proteção de dados
      • Desafio Cultural POG
      • Lançamento da Plataforma LGPD Educacional
      • 1º Prêmio Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
        • Aviso de Privacidade
    • Eleições CA - 2022
    • Processo Seletivo COAUD
    • Certificações e Reconhecimento
  • Contato
  • Acesso à informação
  • Área do Cliente
    Redefine Cookies
    Info

    Notícias

    notícias

    Notícia

    EMBARQUE + SEGURO

    Brasil testa primeira ponte aérea com reconhecimento facial do mundo

    Aeroporto de Congonhas estreia Embarque + Seguro 100% digital com uso de biometria simultânea de passageiros no trecho entre São Paulo e Rio de Janeiro (Santos Dumont)
    EmbarqueMaisSeguro-Congonhas-materia-portalExterno.png
    • Facebook
    • Linkedin
    • Twitter
    • Whatsapp
    15 de june de 2021

    O projeto Embarque + Seguro 100% Digital, com uso de reconhecimento facial do gov.br, chega nesta terça-feira (15) ao Aeroporto de Congonhas (SP). Pela primeira vez no mundo, os passageiros da ponte aérea entre as capitais de São Paulo e Rio de Janeiro participam do teste simultâneo da tecnologia de ponta a ponta, sem a necessidade de apresentar cartão de embarque e documento de identificação. O projeto do Ministério da Infraestrutura, desenvolvido em parceria com o Serpro e a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, já foi testado nos aeroportos de Florianópolis (SC), Salvador (BA), Santos Dumont (RJ) e Belo Horizonte (Confins).

    Após a aprovação do projeto-piloto, o Governo Federal avançará com as ações para implantação efetiva da tecnologia nos principais aeroportos brasileiros. A tecnologia tem o objetivo de tornar mais eficiente, ágil e seguro o processo de embarque nos aeroportos. “É a primeira vez que os testes são realizados simultaneamente em dois dos nossos aeroportos, estabelecendo assim, também de forma inédita, uma ponte aérea biométrica entre SP/RJ, que é a quinta de maior movimento do mundo”, destaca o secretário-executivo do MInfra, Marcelo Sampaio.

    Ao longo do dia, passageiros da Azul Linhas Aéreas que forem se deslocar entre os aeroportos de Congonhas e Santos Dumont serão convidados a experimentarem a tecnologia de reconhecimento biométrico facial para acessar as áreas de embarque e as aeronaves nos dois terminais. 

    “O Embarque + Seguro coloca o Brasil na vanguarda neste movimento do Governo Federal para a transformação digital do país e combina validação biométrica e análise de dados, garantindo uma conferência precisa, ágil e segura da identidade dos passageiros, que, assim, podem viajar com mais conforto e tranquilidade. A solução atende à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e tem por premissa a segurança no tratamento dos dados pessoais contra uso indevido ou não autorizado", enfatiza o presidente do Serpro, Gileno Barreto.

    Para o presidente da Infraero, Brigadeiro Paes de Barros, "o Embarque + Seguro na ponte aérea une duas vertentes essenciais para agilizar os processos de embarque, que são segurança e facilidade para o passageiro e todo o sistema de aviação civil”.

    Como funciona

    No momento do check-in no aeroporto, o passageiro da Azul Linhas Aéreas é convidado a participar do projeto. Após concordar, a pessoa recebe uma mensagem, no celular informado por ela, solicitando autorização para a obtenção de seus dados, incluindo CPF e uma foto. Com o consentimento, o atendente da companhia aérea, utilizando o aplicativo do Serpro desenvolvido para esse fim, realiza a validação biométrica do cidadão, comparando os dados e a foto, tirada na hora, com as bases governamentais.

    A partir da validação, o passageiro fica liberado para ingressar na sala de embarque e na aeronave passando pelos pontos de controle biométricos, que fazem a identificação por meio de câmeras, sem a necessidade de o usuário apresentar documento e cartão de embarque.

    Segurança Total

    No projeto-piloto, são medidos indicadores como redução no tempo em filas, no acesso à sala de embarque e à aeronave, além dos custos de operação. Com os testes, espera-se aumentar a segurança aeroportuária já que o reconhecimento facial permite a identificação precisa dos passageiros.

    “Caminhamos para um embarque biométrico totalmente seguro em todos os aeroportos do país. Além de a medida ser segura do ponto de vista sanitário, ao dispensar o manuseio de papeis durante a pandemia, garante a proteção total dos dados dos usuários, pois o Embarque + Seguro 100% Digital atende a todos os preceitos da LGPD", afirma Marcelo Sampaio.

    Parcerias

    O Serpro é parceiro estratégico do MInfra na agenda digital de transporte do país, mas o Embarque + Seguro conta ainda com a colaboração de companhias aéreas e dos aeroportos nos quais os testes vêm sendo realizados, que têm possibilitado o aprimoramento do projeto a cada etapa. O piloto da ponte aérea está sendo implementado com o apoio da Infraero e da Azul Linhas Aéreas; e a tecnologia das estações de identificação facial foi desenvolvida pelas empresas Digicon, Idemia e Azul/Pacer.

     

    Doormat

    Soluções

    Por Público
    Por Linha de Negócio
    Proteção de Dados

    Suporte

    Central de Ajuda
    Central de Serviços
    Acesso Remoto (SAR)
    Consignatários
    Downloads

    Institucional

    Marca Serpro
    Quem Somos
    Integridade
    Transparência
    Carreiras
    Simplifique

    Contato

    Contatos
    Imprensa

    Empregado

    Intra Serpro
    PAS Serpro
    Plano Odontológico

    Serpro Sede

    SGAN Quadra 601 Módulo "V"

    CEP: 70836-900

    FAX: (61) 2021-8531

    Horário de atendimento: 8h às 18h

    Serpro Brasil Governo Federal

    Contato

    • Quero Adquirir uma Solução
    • Problemas com uma Solução
    • Assessoria de Imprensa
    • Ouvidoria
    • Outro Assunto