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Entrevista

MIL DIAS DE GOVERNO

Serpro: a empresa de tecnologia que impulsiona a transformação digital do país

Presidente da estatal e secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia relatam como as soluções inovadoras estão mudando o relacionamento do cidadão com o Estado
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por Comunicação do Serpro — 06 de outubro de 2021

O Governo Federal completou 1000 dias com importantes realizações. O Serpro, um dos protagonistas da transformação digital no Brasil, destaca as realizações mais emblemáticas do período no percurso da desburocratização do Estado com soluções que mudam a forma do cidadão ter acesso aos serviços públicos. O Portal Serpro conversou com o presidente da empresa, Gileno Gurjão Barreto, e o secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade, que foi presidente do Serpro no período de janeiro de 2019 a agosto de 2020. Confira!

Portal - É possível falar em transformação digital no Brasil sem mencionar o Serpro?

Caio - A missão do Serpro é conectar Estado e sociedade com soluções digitais inovadoras e, nestes 1000 dias, a empresa reafirmou o seu compromisso e protagonismo na transformação digital do país. Mais do que serviços digitais para o cidadão, nesse período, oferecemos também ao mercado soluções de inteligência capazes de trazer segurança para o ambiente de negócio do país.

Gileno - Nossas soluções estão mudando a forma como a população tem as suas necessidades atendidas. O uso da tecnologia também gerou mais transparência e eficiência no controle dos processos administrativos, garantindo mais agilidade e reduzindo custos operacionais. Nesse período, o Serpro avançou consideravelmente em biometria e identificação digital, o que é o início de uma nova era de facilidades e seguranças para o cidadão.

Portal - Qual o maior desafio enfrentado pelo Serpro nesses 1000 dias?

Caio - Sem dúvida, foi enfrentar um longo período de pandemia, que trouxe incertezas tanto no campo da economia quanto nas relações pessoais e trabalhistas, exigindo transformações culturais de forma rápida. A atuação ágil da empresa garantiu o sucesso da operação de levar o corpo funcional para trabalhar em casa, evitando a propagação da Covid-19. Em apenas três dias, colocamos mais de 6 mil empregados em home office, um desafio superado graças à expertise e comprometimento da empresa, além de um know how tecnológico, que possibilitou a continuidade das atividades, sem interrupções.

Gileno - Não há precedentes na História que possam balizar as ações que a empresa adotou durante a pandemia. E mesmo com todo o desafio posto e a retração global da atividade econômica, apresentamos lucro líquido de quase R$ 500 milhões. A finalidade do Serpro de ser uma empresa de inteligência digital facilitou o processo, que contou com a competência da estatal em segurança de dados e desenvolvimento de soluções.

Portal - Já falando em resultados financeiros: nos últimos dois anos, o Serpro não apenas registrou lucro líquido como também enxugou processos e diminuiu custos operacionais. Como isso foi possível?

Gileno - O resultado de 2020 mostrou lucro líquido de R$ 462,1 milhões. Destaque para o crescimento de R$ 128,4 milhões nas receitas provenientes de clientes privados e pela melhoria na performance operacional da empresa, resultado das melhores práticas de gestão, implementadas a partir de 2019, ano em que o Serpro apresentou lucro de 486,9 milhões. Cabe destacar que as ações de gestão (renegociação de contratos, economia com acordos judiciais, implementação de imunidade tributária, redução de custos com pessoal e contratos de terceiros, entre outras) foram fundamentais para a melhoria generalizada dos indicadores econômico-financeiros, o que garantiu retorno de investimento ao acionista, que em última instância é o contribuinte que paga impostos.

Com foco na diversificação da carteira e ampliação do portfólio de serviços de inteligência de negócio, o mercado privado corresponde, atualmente, a 15,3% da receita total. Ao isolarmos a relação comercial com clientes privados, o crescimento médio do período foi de 38% (biênio 2019-20 x biênio 2017-18). Esses resultados refletem a capacidade do Serpro em promover a sustentabilidade empresarial e impulsionar a transformação digital no Brasil em todos os setores de atuação. Apresentamos ao país um novo Serpro, para melhor servir a um novo Brasil, mais eficiente, mais digital, mais voltado ao cidadão.

Portal - Em setembro de 2020, a LGPD entrou em vigor e trouxe mudanças para todos os setores. Como o Serpro se adaptou e quais as ações implementadas?

Gileno - Quando assumimos a gestão, em 2019, iniciamos o projeto de adequação à LGPD e a empresa avançou na direção de ser referência, tanto interna quanto externamente, para atender aos requisitos e às melhores práticas e colaborar para um melhor ambiente de negócios. Essa ação nos posicionou como referência no tema Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

Portal - A plataforma gov.br já é utilizada por mais da metade dos brasileiros. Qual a importância dessa solução para o país?

Caio - A transformação digital é um processo irreversível para a modernização e eficiência do Estado, que traz benefícios para toda a sociedade e o gov.br é um exemplo perfeito disso. A plataforma reúne, em um único ambiente, quase 5 mil serviços públicos de mais de 200 órgãos e entidades federais de forma online. Com mais de 110 milhões de usuários cadastrados. A expectativa é que, até 2022, todos os serviços públicos estejam integrados à plataforma.

Portal - O Imposto de Renda é um dos serviços mais antigos oferecidos pelo Serpro. Como a empresa consegue melhorar o programa a cada ano e quais foram as últimas novidades implementadas?

Gileno - O Serpro sempre foi um forte parceiro da Receita Federal para o cumprimento das missões institucionais do órgão. O avanço no Imposto de Renda é uma prova de que o cidadão brasileiro pode contar com ambas as instituições para promover o fortalecimento de serviços públicos mais práticos e acessíveis. Nos últimos três anos, novidades como a declaração pré-preenchida para quem tem certificado digital e um novo assistente virtual para esclarecer dúvidas sobre o IRPF no aplicativo Meu Imposto de Renda (MIR) trouxeram mais praticidade e economia de tempo para o cidadão. Essas inovações reduziram o tempo gasto para o preenchimento das obrigações tributárias, passando de dias para algumas horas. Em 2021, ainda rodamos um piloto da declaração pré-preenchida para os usuários do gov.br com acesso prata e ouro, na expectativa de ampliar o benefício.

Portal - O Serpro também trouxe inovações no setor de infraestrutura para o país. O programa Embarque + Seguro pode ser considerado uma destas principais iniciativas? Quais os resultados desse programa?

Caio - O Embarque + Seguro faz parte da transformação digital promovida pelo Governo Federal no país. Com o uso de reconhecimento facial, que dispensa a apresentação de documentos em papel, a iniciativa representa a evolução do Estado brasileiro, que se moderniza, reduz a burocracia, promove a melhoria dos serviços públicos e fomenta o crescimento do Brasil.

Gileno - A tecnologia é inovadora, de classe mundial e combina validação biométrica e análise de dados, garantindo uma conferência precisa, ágil e segura da identidade dos passageiros, que, assim, podem viajar com mais conforto e tranquilidade. O Embarque + Seguro permite ao passageiro viajar sem a necessidade de apresentação de documentos e bilhete aéreo. A solução de identificação biométrica foi testada em sete aeroportos brasileiros e desenvolvida para o Ministério da Infraestrutura (MInfra).

Portal - A Carteira Digital de Trânsito foi lançada em 2018, mas evoluiu muito nos últimos anos. Quais foram as principais novidades oferecidas no aplicativo para os motoristas e proprietários de veículos?

Gileno - Recentemente, a solução disponibilizou aos proprietários de veículos a facilidade de realizar a transferência do bem de forma totalmente digital, possibilitando a assinatura do documento de transferência (ATPVe) pela CDT para a realização da transação comercial. O aplicativo, além de substituir a versão física da CNH e do CRLV, agrega vários serviços, como indicação do principal condutor do veículo, consulta ao histórico de emissão da CNH, compartilhamento do CRLV e consulta de infrações. É um dos cases mais importantes da transformação digital do Governo Federal, e citada como referência de sucesso.

Portal - E no segmento do meio ambiente, qual foi a contribuição do Serpro para o país?

Caio - Uma grande contribuição, com repercussão na economia mundial, é a Plataforma CBio, solução para atendimento ao programa RenovaBio, da Agência Nacional do Petróleo (ANP), que visa a incentivar o crescimento do uso de biocombustíveis na matriz energética brasileira. A solução fomenta o mercado de biocombustíveis e a redução das emissões de gases do efeito estufa, cumprindo assim, os compromissos assumidos pelo Brasil no Protocolo de Paris. Por meio da plataforma, o programa já gerou mais de 30 milhões de Créditos de Descarbonização (CBios) em pouco mais de um ano de operação. Os Créditos de Descarbonização (CBios) são gerados pela plataforma por produtores e importadores de biocombustíveis, que contribuem para evitar o aumento de emissão de CO2. Essa contribuição é quantificada e transformada em títulos financeiros comercializáveis em bolsa.

Portal - O Serpro é um referencial de segurança da informação. Nesse período, foi possível avançar?

Gileno - O Serpro, sob a gestão do governo atual, já aplicou mais de R$ 1 bilhão em soluções de TI, viabilizando a transformação digital e segurança da informação do Estado brasileiro, com transparência e em conformidade com a legislação. A aplicação destes recursos proporcionou aumento da capacidade de desenvolvimento de soluções, a modernização da infraestrutura e a redução da obsolescência. Investimos cerca de R$ 45 milhões exclusivamente em segurança da informação, porque a nossa inteligência nesse segmento não serve apenas à empresa e seus clientes, mas também atuamos como suporte na Segurança Nacional da Informação.

Caio - Em dezembro de 2019, inauguramos o Centro de Operações de Segurança - SOC Serpro, o que significa dizer que a empresa e seus clientes receberam uma base de inteligência, controle e resposta imediata para defesa de cibersegurança. Nessa operação, são correlacionadas informações táticas e estratégicas alimentadas por ferramentas e mecanismos de inteligência permitindo que os sistemas gerem defesas automatizadas em tempo real, garantindo aos cidadãos a resiliência e a continuidade dos serviços digitais estruturantes. O SOC elevou ainda mais o grau de confiabilidade do Serpro.

Portal - Quais os desafios daqui pra frente?

Caio - No ranking anual da ONU, o Brasil já é o 1º país da América do Sul, o 2º das Américas e está entre os 20 países que oferecem melhores serviços públicos online no mundo, um grupo liderado por referências na transformação digital, como Coreia do Sul, Estônia e Dinamarca. Nosso desafio é tornar todos os serviços públicos digitais. Já temos mais de 70% dos serviços do Governo nessa modalidade e o Serpro é essencial para que alcancemos essa meta. Estamos trabalhando de forma acelerada para desburocratizar as compras governamentais e o Serpro é nosso parceiro também neste desafio.

Gileno - A procura por mais serviços digitais, principalmente neste período de pandemia, impactou positivamente o Serpro, que está desenvolvendo cada vez mais tecnologias para os setores público e privado. Já firmamos nossos primeiros contratos internacionais, e estamos lançando as bases para nos tornarmos uma empresa multinacional, para que o Brasil exporte também alta tecnologia e know-how, às bases das economias mais avançadas do mundo. Além disso, seguimos comprometidos com o lançamento da Identidade Digital; fortalecimento da marca Serpro como uma referência em LGPD e Segurança no Brasil; e alinhamento da empresa às melhores práticas de gestão que compõem a Agenda ESG, exigência do mercado a todas as empresas que pretendam se apresentar no palco econômico das próximas décadas.

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