• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Noticias 2021  ›  Gov.br ganha nova opção para criar ou recuperar senhas
Info

Notícias

notícias

Notícia

SERVIÇOS DIGITAIS

Gov.br ganha nova opção para criar ou recuperar senhas

Balcão de atendimento é mais uma possibilidade disponibilizada para cidadãos que tenham problemas de acesso a serviços públicos digitais do Governo Federal
Gov.Br atendimento
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
por Comunicação do Serpro — 19 de agosto de 2021

Ampliar e facilitar o acesso ao gov.br para todos os brasileiros. Com esse objetivo, o Serpro e a Secretaria de Governo Digital lançam, nesta quinta-feira (19), como parte das comemorações dos dois anos da plataforma, o “Balcão de Atendimento”. A novidade permite que cidadãos com problemas para criar conta ou recuperar senhas de acesso ao gov.br por meios digitais possam ser atendidos, de forma presencial, em repartições públicas. No momento, apenas as agências do INSS e da Secretaria do Trabalho oferecem o serviço, mas a expectativa é estender o atendimento a todos os órgãos e entidades do Governo Federal.

"Para os usuários que experimentam problemas na criação ou recuperação da senha de forma online, o procedimento é bastante simples: basta ir ao balcão de atendimento e apresentar um documento de identificação, que é digitalizado e armazenado. Ao final, é fornecida uma senha provisória impressa, por e-mail ou SMS”, explica o analista de Negócio do Departamento de Gestão para Governo Digital, Rodrigo Motta Alves. O analista de Negócio ressalta, também, que o processo pode ser feito por representante legal. Para isso, basta apresentar a procuração e documento pessoal.

Com a senha provisória em mãos, o cidadão pode, na plataforma acesso.gov.br, registrar um login definitivo. A vantagem é que o usuário recebe o nível prata, uma conta com maior nível de qualificação, equivalente a dos clientes de bancos já integrados à plataforma, o que possibilita o acesso a diversos serviços públicos digitais.

Segurança

Para garantir a segurança, toda a operação de atendimento presencial é rastreável, com registros de log de todo o processo, o que permite auditorias em caso de suspeitas de fraude. “Os atendimentos têm informações auditáveis e são realizados apenas por servidores públicos que possuam uma conta gov.br”, revela o líder de desenvolvimento da tecnologia da Divisão do Domínio do Governo Digital no Serpro, Carlos Henrique de Sousa.

Opções online

Para criar ou recuperar a senha de acesso a sua conta gov.br, o cidadão tem à disposição diversas opções online, além do atendimento presencial. O processo pode ser realizado pela internet, na plataforma acesso.gov.br; por meio de validação facial no app Meu gov.br, disponível na App Store e Google Play; ou pela integração da plataforma com bancos credenciados.

Outra possibilidade é o acionamento que é aberto por meio de um formulário de atendimento na plataforma e serve para recuperar acesso à conta, quando o usuário não consegue recuperar pelos meios digitais disponíveis. A criação de conta não pode ser feita por acionamento. Confira como criar e recuperar a sua conta gov.br.

 

 

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico