• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Noticias 2021  ›  Gov.br ganha novo layout com mais funcionalidades
Info

Notícias

notícias

Notícia

SERVIÇOS DIGITAIS

Gov.br ganha novo layout com mais funcionalidades

Portal de serviços de governo agora possui histórico de acesso, recomendações de navegação e serviços mais acessados para facilitar a experiência do usuário
Layout gov.br
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
por Comunicação do Serpro — 30 de junho de 2021

O portal gov.br, ambiente de serviços do Governo Federal que já possui mais de 106 milhões de usuários, ganhou um novo layout com mais funcionalidades. O ambiente agora possui listagem dos serviços mais acessados, além de histórico de acesso e recomendações de navegação. Desenvolvido pelo Serpro para o Ministério da Economia, o ambiente já reúne mais de 4 mil serviços públicos de cerca de 200 órgãos de governo.

"O gov.br já é o portal único de relacionamento entre governo e cidadão. O caminho agora é personalizar essa experiência. Estamos dando início a uma interface que vai se adequar a cada perfil de usuário”, explica a gerente da Divisão de Negócio Soluções de Gestão para Transformação Digital do Serpro, Lucy Tashiro. De acordo com Lucy, no futuro, o próprio gov.br irá identificar os grupos usuários do portal, como o de condutores, estudantes ou trabalhadores, e recomendar as soluções tipicamente utilizadas por eles, oferecendo “jornadas" sob medida.

No momento, as melhorias implementadas no portal foram baseadas em testes que analisam dados de acesso, o tráfego da página e verificam o comportamento dos internautas. “São alterações às vezes pequenas, mas que fazem diferença na experiência de uso, como separação do campo de busca, criação de um carrossel para campanhas, além de outras remodelações”, relata Lucy.

Mais segurança

Para quem tem uma preocupação maior com segurança, desde de maio deste ano, o gov.br oferece a opção de habilitar a dupla autenticação, que é uma camada extra de segurança. O procedimento é simples: assim que o usuário digitar o login e senha únicos, em vez de ingressar de imediato no ambiente do portal, ele recebe um código extra em seu celular, que é enviado para o aplicativo Meu Gov.br, disponível na App Store e Google Play. O código deve ser utilizado para se ter acesso à conta de forma mais segura e com autenticação em dois fatores.

Ouro, prata e bronze

Os cidadãos podem ter acesso aos serviços de governo a partir de identificações que seguem os padrões Bronze, Prata e Ouro. Todo usuário cadastrado já possui a Identidade Digital Bronze, que possibilita utilizar os serviços de governo e fazer assinaturas simples, válidas em situações de baixo risco.

Aqueles que acessam o gov.br com a conta e senha do seu banco, que deve estar integrado à plataforma, possuem a Identidade Prata. Já a Ouro identifica quem tem biometria facial registrada no aplicativo Meu Gov.br, que utiliza os dados biométricos coletados dos eleitores. Ouro e Prata são as assinaturas mais avançadas. Na prática, a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda, por exemplo, já é automática para os níveis Prata e Ouro.

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico