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SERVIÇOS DIGITAIS

Gov.br agora recomenda conteúdos aos usuários

Em comemoração aos seus dois anos de funcionamento, plataforma agora oferece tecnologia de inteligência artificial do Serpro para identificar serviços de interesse ao cidadão
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por Comunicação do Serpro — 16 de agosto de 2021

Como parte das ações em comemoração aos dois anos de existência do gov.br, a solução estreia uma nova funcionalidade de recomendação de conteúdo para os usuários. A plataforma do Governo Federal de serviços públicos digitais agora utiliza inteligência artificial para verificar o histórico do navegador, identificar e oferecer os serviços de maior interesse ao cidadão. A tecnologia funciona de forma similar às sugestões de conteúdo dos provedores de streaming de vídeo e de música, facilitando o acesso aos mais de 4.600 serviços disponíveis no ambiente. 

A plataforma gov.br é desenvolvida e mantida pelo Serpro, empresa de tecnologia do Governo Federal, para a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia. “Para o governo, a principal vantagem é a proatividade, o que aumenta a confiança do usuário e a eficiência na prestação dos serviços públicos. Já o cidadão passa a ter uma experiência mais ágil, personalizada e simplificada, que também melhora sua compreensão sobre os serviços oferecidos no gov.br”, avalia o superintendente de Relacionamento com Clientes de Governo Digital do Serpro, Alexandre Ávila, uma das áreas responsáveis pela inovação.

Novidade na prática

Ao acessar o gov.br, o cidadão visualiza, logo na primeira página, os principais serviços disponibilizados divididos em três categorias: “recomendados”, que são selecionados de acordo com o histórico de uso; "mais acessados”, um ranking com os acessos mais populares; e os “destaques”, baseados em uma pauta de ações governamentais e assuntos relevantes em determinado momento.

Inteligência Artificial 

Diariamente, os dados de navegação na plataforma são inseridos na base de dados do governo, que, utilizando um processo de atualização, calcula as coocorrências dos serviços acessados pelo usuário, fazendo uma relação, por exemplo, de que quem acessou "A e B" também acessou "C".

"A solução de recomendação, por meio de técnicas de recuperação de informações, consegue responder a pergunta: 'o que recomendar para quem acessou os serviços A e B?'. Essas respostas vem como uma lista ordenada de serviços relacionados àqueles já acessados pelo usuário", explica o gerente da Superintendência de Soluções Analíticas e Inteligência Artificial do Serpro, Ronaldo Agra.

Baseada na experiência de navegação de todos os usuários, a solução aprende, de forma automatizada e contínua, a detectar padrões de preferência. Esses padrões são identificados, atualmente, de forma estatística, com base no comportamento de uso da plataforma.

LGPD

A solução de recomendação de conteúdo não utiliza dados pessoais para o aprendizado do algoritmo ou para recomendar os serviços aos usuários e está totalmente aderente à Lei Geral de Proteção de Dados.

 "O objetivo, no futuro, é recomendar serviços para o usuário, o que permitirá aumentar a acurácia do algoritmo em todos os cenários em que haja o consentimento, conforme preconiza a LGPD”, prevê o líder de desenvolvimento
da Superintendência de Serviços e Engenharia de Soluções Digitais do Serpro, Marco Vinícius Souza.

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