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Serpro completa 57 anos como protagonista da transformação digital no país
Nesta quarta-feira, 1º de dezembro, o Serpro, empresa de tecnologia da informação do Governo Federal, completa 57 anos de existência. Ao longo de todos esses anos, o Serpro comprovou sua capacidade de gerar tecnologias inovadoras para a transformação digital do Estado brasileiro. Os números que envolvem o Serpro impressionam, com o volume de transações, linhas de código, infraestrutura tecnológica, sistemas criados e soluções desenvolvidas. No decorrer de toda a sua história, a empresa tem disponibilizado à sociedade diversas inovações que transformaram a forma do governo se relacionar com o cidadão.
“Estamos realizando nossa missão de conectar governo e sociedade há mais de cinco décadas. Nosso compromisso é ser cada vez mais ágil na concretização da transformação digital que o Brasil merece. São 57 anos de tradição em segurança, inteligência, inovação e dinamismo para enfrentar os próximos 50 anos, com certeza, de sucesso nos novos desafios”, destaca, com orgulho, o presidente do Serpro, Gileno Barreto.
Os produtos e serviços prestados pelo Serpro consolidam a missão da empresa de simplificar e facilitar, cada vez mais, o acesso do cidadão aos serviços públicos. Essa atuação reforça o papel da empresa de impulsionar políticas públicas para fomentar o desenvolvimento do país e democratizar serviços essenciais a todos os brasileiros. Uma longa tradição de décadas em segurança e inteligência, que se reorganizam com dinamismo para enfrentar novas eras, com novos desafios.
Gileno Barreto ressalta que não se pode falar em inteligência sem contar com pessoas e o Serpro se tornou uma empresa de inteligência aplicada graças a seus empregados. "O nosso ativo mais importante são as pessoas e não as máquinas. Todo esse sucesso é mérito dos trabalhadores que aqui estão e, também, daqueles que se aposentaram. Afinal, os empregados são a força que impulsiona a empresa em suas conquistas e realizações. Trabalhamos muito para consolidar uma empresa sustentável, plural, que investe em inovação de maneira permanente. E que seja cada vez mais relevante e atuante para o Estado brasileiro”, afirma.
Rumo aos 60 anos de existência, o Serpro continua sua jornada preservando conquistas relevantes e colocando em movimento as mudanças necessárias para um futuro sustentável, com o objetivo de ser uma empresa cada vez mais digital, ágil e antenada, sem perder seus fundamentos essenciais de segurança e inovação. O grande desafio é criar a inteligência capaz de consolidar essa nova transformação e ser o propulsor do governo digital no Brasil.
Evolução tecnológica
Com uma trajetória de grande sucesso e realizações, o Serpro foi pioneiro e passou por todas as fases da transformação digital do país. Nas décadas de 60/70, com os primeiros computadores; década de 80, com os computadores pessoais; décadas de 80/90, com as primeiras comunicações em rede e surgimento dos celulares; e, nos anos 2000, com o surgimento dos smartphones. Em 2020, um grande aparato tecnológico foi colocado à disposição do Governo Federal e teve início o programa de internacionalização do Serpro, grandes conquistas e um imenso desafio ao considerar o novo normal provocado pela pandemia de Covid-19.
O programa de internacionalização da empresa, após um ano, apresenta resultados com inovações em todos os continentes. Atualmente, o Serpro opera com 48 contratos internacionais e 21 empresas estrangeiras, localizadas em países, como Estados Unidos, Lituânia, Estônia, China, Chile, Colômbia, Reino Unido e Peru. E o potencial é de uma expansão ainda maior: são mais de 700 prospecções internacionais em curso. O objetivo é que o Serpro atenda, cada vez mais, o mercado global com a mesma excelência disponibilizada no Brasil.
Para o diretor jurídico André Sucupira, o Serpro mantém o seu pioneirismo desde o tempo da sua criação em 1964, quando surgiu para informatizar a Receita Federal. “Como maior operador de dados do Brasil e principal referência na Lei Geral de Proteção de Dados, a empresa apresenta soluções que observam as exigências impostas por essa nova Lei. Isso é um diferencial no mercado", salienta.
À frente da transformação digital
Ao longo dessa trajetória, o Serpro tem reafirmado seu papel como empresa de inteligência aplicada em soluções digitais, entregando importantes tecnologias para o país e o mercado internacional. "Quem diria que o Serpro teria clientes internacionais, que fosse provedor não somente do seu processamento de dados, mas também em nuvem? Quem diria que a empresa seria protagonista de uma transformação digital do país, coordenada pelo governo federal? Os clientes estruturadores do governo querem que o Serpro seja o responsável por desenvolver os seus processos completos de transformação, não mais serviços isolados. A empresa conquistou a posição de protagonista na transformação digital tanto do governo quanto da sociedade, com a energia do seu capital intelectual, da sua força de inovar e se renovar", salienta o diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, André de Cesero.
"O Serpro possui uma história sensacional de sucesso, de entregas extremamente relevantes para a sociedade, que marcam a trajetória da empresa. Uma empresa de TI que está há tempos no mercado, com expertise, e que tem grande resiliência de se reinventar a todo instante. Posso dizer que o Serpro está alinhado com o futuro que se desenha pela frente”, enfatiza o diretor de Desenvolvimento do Serpro, Ricardo Jucá.
Capital intelectual
“Temos uma equipe fantástica, sempre atuando com inovação e perseverança. Os empregados fizeram essa grande empresa, que hoje é reconhecida com premiações sucessivas e atuações brilhantes diante dos movimentos e tentativas de invasões cibernéticas, assegurando a integridade dos sistemas de governo”, pontua o diretor de Administração do Serpro, Antônio de Pádua.
O diretor de Operações do Serpro, Antonino dos Santos Guerra, destaca a importância da atuação dos empregados do Serpro, ao longo de todos esses anos, para garantir a Segurança Nacional da Informação. “O Serpro cuida da segurança da informação para a gestão do país e do processamento de gigantescos volumes de dados de governo com requisitos máximos de segurança. A proteção contra ataques cibernéticos é realizada por uma equipe que opera 24 horas por dia, sete dias por semana para garantir o funcionamento e a integridade dos sistemas. A empresa tem papel preponderante para o Brasil e a sociedade", relata.