• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Noticias 2021  ›  Serpro abre evento sobre identidade digital no Brasil
Info

Notícias

notícias

Notícia

IDENTIDADE DIGITAL

Serpro abre evento sobre identidade digital no Brasil

Presidente Gileno Barreto foi um dos convidados do seminário promovido pelo Mobi-ID e falou sobre o crescimento da digitalização dos serviços de governo no país
Gileno Identidade Digital
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
por Comunicação do Serpro — 22 de novembro de 2021

Quais os desafios para o gerenciamento de identidades digitais e as diferentes técnicas para identificação e autenticação do cidadão? Essas foram as principais questões debatidas no painel de abertura do seminário Mobi-ID Digital, realizado no último dia 18, que contou com a participação do presidente do Serpro, Gileno Barreto. O evento online realizado pela Mobile Time reuniu executivos da área de tecnologia, negócios e marketing de diversas empresas do país.

O seminário foi aberto com o painel "Oportunidades e desafios em identificação e autenticação digital no Brasil". Na ocasião, Gileno falou sobre a plataforma gov.br, desenvolvida pela empresa para o Ministério da Economia, que possui mais de 115 milhões de usuários cadastrados. Esta semana, a plataforma foi reconhecida como o melhor serviço de governo do Brasil pelo júri popular do Prêmio iBest 2021.

Tudo em um só lugar

“Com dois anos de funcionamento e mais de 4,5 mil serviços digitais de mais de 200 órgãos públicos ao cidadão, o objetivo do gov.br é unificar e democratizar os canais digitais governamentais, centralizando em um só lugar as informações de todos os órgãos públicos, e digitalizar o acesso do cidadão aos serviços necessários no dia a dia. O Serpro é o operador técnico por trás da plataforma gov.br, que registrou uma adesão exponencial dos cidadãos nesse espaço de tempo, com mais de 115 milhões de brasileiros cadastrados", destacou o presidente.

O evento abordou temas como biometria digital, reconhecimento facial, autenticação comportamental, autenticação em dois fatores, documentação digital, certificação digital e cases inovadores implementados no Brasil. Gileno ressaltou que, com a pandemia, essa iniciativa do governo federal mostrou sua importância e viabilizou a prestação de uma série de serviços, que anteriormente eram feitos majoritariamente de modo presencial. Também enfatizou que o gov.br já é o portal único de relacionamento entre governo e cidadão.

O presidente do Serpro também comentou que transformação digital é a chave de um país mais eficiente e sustentável e que o gov.br está no centro desse movimento. "O gov.br é um dos maiores programas de e-government do mundo. Encaramos o desafio de promover a transformação digital e não apenas digitalizar os serviços públicos para o cidadão, mas, também, de transformar a experiência dos brasileiros, melhorando a vida deles por meio da tecnologia. Ao precisar do documento do carro ou agendar algum atendimento no INSS, entre outros serviços de governo, a pessoa vai descobrindo que basta uma única senha para ter acesso a milhares de serviços, de forma prática, ágil e segura, a qualquer hora e em qualquer lugar", enfatizou.

Segurança

Gileno também explicou que a plataforma fornece um nível de segurança compatível com o grau de exigência, natureza e criticidade dos dados e das informações pertinentes ao serviço público solicitado. “Oferece um ambiente de autenticação digital único do usuário aos serviços públicos digitais, ou seja, com um único usuário e senha você poderá utilizar todos os serviços públicos digitais que estejam integrados ao portal gov.br. Em março deste ano, foi implementada no ambiente a entrada de três tipos de identificação digital: ouro, prata e bronze, de acordo com o grau de exigência, natureza e criticidade dos dados e das informações pertinentes ao serviço público solicitado. A diferenciação segue as regras previstas pelo Decreto nº10.543/ 2020. Para quem tem uma preocupação ainda maior com segurança, desde maio deste ano, o gov.br oferece a opção de habilitar a dupla autenticação, que é uma camada extra de segurança”, mencionou.

A previsão é que, até o final de 2022, 100% dos serviços públicos sejam digitalizados e disponibilizados no gov.br. "É o governo se aproximando cada vez mais do cidadão brasileiro. A união das equipes do Serpro e da Secretaria de Governo Digital tem uma meta: facilitar a vida das pessoas, tornando mais simples e seguro o acesso aos serviços do governo," finalizou Gileno.

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico