• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Noticias 2021  ›  Serpro aposta em Inception para desenvolver soluções digitais
Info

Notícias

notícias

Notícia

Convergência

Serpro aposta em Inception para desenvolver soluções digitais

Metodologia de criação de produtos com a participação dos envolvidos no projeto traz resultados mais eficientes e significativos para o alcance do Produto Mínimo Viável
Empresário trabalhando com colegas por meio de videoconferência em home office
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
por Comunicação do Serpro — 16 de março de 2021

Alinhado às estratégias do Governo Federal de promover a transformação digital no país, o Serpro tem inovado, também, na forma de idealizar e desenhar soluções tecnológicas em parceria com os órgãos públicos. Uma das novas apostas da empresa é a adoção de metodologias de imersão e descoberta, que marca o início de um propósito e se caracteriza pela reunião das pessoas envolvidas no projeto de transformação digital em um workshop. O objetivo é fazer com que a equipe descubra e entenda coletivamente o escopo do que será desenvolvido, promovendo o entrosamento do time para que haja uma visão mais clara do caminho a ser seguido.

“O processo, desde a imersão até a definição do escopo inicial de entrega, busca identificar oportunidades de inovação e transformação digital nos processos de trabalho dos nossos clientes, bem como o pensamento ágil e colaborativo de todo o time para o alcance de proposições de soluções e produtos que foquem nas funcionalidades extremamente necessárias sob a ótica do usuário final”, explicou o superintendente de Digitalização de Governo do Serpro, Rafael Soto.

A metodologia já foi utilizada para a criação de vários produtos e soluções digitais do Serpro e, recentemente, foi adotada, em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), na concepção do “Titula Expressa”, plataforma de governança territorial ainda a ser lançada. “O workshop online para entender o ‘Titulação Expressa’ trouxe bons resultados e contribuiu para a jornada de transformação digital do Incra e do Serpro. Podemos falar que esse tipo de evento mostra a preocupação do Serpro em propor e executar soluções completas para os nossos clientes e para a sociedade brasileira, não apenas traduzindo demandas em código e telas, mas também entendendo o assunto para alcançar o Produto Mínimo Viável. O MVP é a versão da solução que conta com as funcionalidades mais essenciais do produto, que podem ser utilizadas e validadas pelo usuário final”, explicou o gerente do Domínio Gestão Fundiária do Serpro, Renan Guerra.  

Para o product owner do Incra, Carlos Eduardo Sturm, o encontro serviu para alinhar as expectativas da gestão e do corpo técnico das duas instituições. “A metodologia utilizada associada à excelente condução do evento proporcionou o alcance pleno do objetivo. Construímos a visão do produto e sabemos o que entregar, para quem entregar e como entregar os serviços da nova plataforma de governança territorial do Incra. Vale ressaltar que, sem o comprometimento da equipe envolvida durante o evento, não teríamos um resultado tão positivo”, ressaltou.

"Essa experiência para o time do Incra foi bastante enriquecedora, pois trouxe uma visão mais dinâmica, objetiva e centrada na efetividade e resultados esperados. Esse tipo de workshop é muito importante para a concepção de projetos complexos que necessitam ser desenvolvidos de forma célere e com aplicação de ferramentas ou boas práticas de metodologia ágil. Essencial também para atingir os resultados em curto prazo, mas, principalmente, para assegurar que o escopo do Produto Mínimo Viável – MVP esteja de acordo com os interesses e expectativas da área negocial ou cliente, mesmo que seja num órgão tão tradicional como é o caso do Incra", acrescentou o coordenador-geral de TI do Incra, Luiz Carlos Araujo da Silva.

Inception com o Incra

De acordo com Renan, foram cinco dias de evento com a realização de dinâmicas para definição dos objetivos, estratégias e escopo do produto, bem como o mapeamento e priorização das funcionalidades desejáveis para serem entregues durante o projeto. “A inception fomenta debates de alto nível em que as questões técnicas, embora sejam essenciais, não são, a priori, aprofundadas durante o evento. Os debates foram nas questões de negócio, que trazem valor para o cliente e, talvez ainda mais importante, para o usuário, pois a preocupação com a experiência do usuário já é levada em conta”, salientou.

Conduzido pelo analista e facilitador Leonardo David Correa da Superintendência de Digitalização de Governo do Serpro, o workshop foi realizado para solucionar os desafios da transformação digital do Incra  “Ao se pensar em transformação digital, é natural que o foco recaia em tecnologia, termo que, por si só, já abarca uma variedade de possibilidades. Quando os nossos clientes nos procuram, o Serpro transcende a preocupação com as tecnologias, orientando os holofotes para as pessoas, clientes e usuários, e em como os processos podem ser racionalizados, remodelados e melhorados para alcançar o objetivo. Com o auxílio das melhores práticas de design centrado no usuário e mindset de desenvolvimento e entrega de soluções digitais orientado a produto, o Serpro atende a seus clientes de forma ampla e efetiva, contribuindo, assim, para o alcance dos objetivos de negócio e entrega de valor para o governo e a sociedade”, afirmou.

Além de proporcionar oportunidades para que o Serpro tenha pessoas cada vez mais especializadas em inception e experientes na condução de eventos como o do Incra, Renan ainda pontuou mais alguns benefícios que o método proporciona dentro de workshops. “A iniciativa traz vários colaboradores para uma causa, com expertises diferentes que agregam valor nos debates, seguindo a dinâmica de, primeiro, divergir para depois convergir. A inception promove engajamento e alinhamento em algum nível entre os participantes, fazendo com que, ao final do quinto dia do evento, todos os participantes estejam mais ou menos num mesmo patamar de conhecimento e entendimento em nível negocial amplo”, concluiu.

Outras aplicações

A técnica inception já foi utilizada pelo Serpro em vários projetos, como o SouGOV da Secretaria de Gestão Pública do Ministério da Economia; o FGTS Digital da Secretaria de Trabalho; a Floresta+ do Ministério do Meio Ambiente; a Plataforma CBIO da Agência Nacional do Petróleo, entre outros mais.

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico