• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias 2022  ›  Sinergia digital entre Estado e sociedade resulta em Governo como Plataforma
Info

Notícias

notícias

Notícia

Tecnologia

Sinergia digital entre Estado e sociedade resulta em Governo como Plataforma

Case Gov.br é apresentado no Web Summit 2022 como a primeira oferta desse conceito de serviço no país
WebSummit2022-0311-materia-portalExterno.png
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
por Comunicação do Serpro — 03 de novembro de 2022

A burocracia no Brasil é uma realidade que vai ficando no passado. Há alguns anos, a determinação e a urgência de provisionar mais conveniência ao cidadão aliada a uma mudança de mentalidade governamental deu origem à plataforma Gov.br, que hoje reúne mais de 139 milhões de cidadãos e abriga mais de quatro mil serviços digitais.

O Gov.br começou como um portal para unificação dos sítios de governo, evoluiu para um ambiente integrador de serviços e hoje é considerado como a primeira oferta de Governo como Plataforma no Brasil. “O cidadão é o centro dessa mentalidade. Em uma única experiência é possível relacionar-se com o Governo e qualquer outro ente, como, por exemplo, uma empresa, organismos internacionais, entre outros”, explica Alexandre Ávila, superintende de Governo Digital do Serpro.

No Web Summit 2022, Ávila apresentou o case do Gov.br e abordou a complexidade de identificação em um país continental como o Brasil. Ele explicou ao público do pavilhão Brasil Inovador que o Serpro atua em toda parte de identificação digital do Brasil. “Equalizar as formas de identidades no país para que fossem 100% digitais foi um dos primeiros passos para garantirmos a viabilidade do Governo como Plataforma”, indica. A partir disso, a empresa foi capaz de mais uma vez colocar o país em uma posição de destaque no ambiente digital com o Gov.br.

“O futuro do Gov.br é integrar todas as partes do ecossistema digital do país para alavancar o ambiente de negócio interno e trazer ainda mais melhorias e facilidades para o cidadão”, avalia Ávila. O Gov.br é uma plataforma do Ministério da Economia desenvolvida pelo Serpro.

Integração e expertise em governo garantem o sucesso do Gov.br

Paulo Rezende, head de engenharia do Serpro, afirmou no Pavilhão Brasil Inovador que, para ser bem sucedida, a oferta de Governo como Plataforma precisa de quatro elementos indispensáveis. “Provisionar conveniência para o cidadão, promover transparência, unificar a ofertas de serviços e garantir a cyber segurança das operações, trazendo alta confiabilidade como valor agregado para todos os entes do ecossistema, ou seja, cidadão, Estado e empresas”, explica.

Sobre a tecnologia, ele destaca que o desafio principal do Gov.br é oferecer escalabilidade, ou seja, a capacidade de atender a disponibilidade dos serviços em tempo integral para o cidadão. “O Gov.br já tem mais de 139 milhões de usuários, mas está pronto para atender a toda a população brasileira. O nosso trabalho é garantir que os serviços estejam amplamente disponíveis para a sociedade”, afirma Rezende.

Um dos diferenciais do Gov.br é a variedade de método de ingresso na plataforma. “É possível acessar por meio da verificação em bases de governo, parceria com bancos privados, validação biométrica facial”, detalha. De acordo com ele, em breve, o Gov.br oferecerá biometria digital e de voz. “Novas opções de reconhecimento qualificam, ainda mais, a segurança na etapa de validação e dão aos nossos clientes mais opções de segurança na oferta de novos serviços digitais. Além disso, teremos também analise comportamental por meio de alertas baseados em inteligência artificial e machine learning”, acrescenta Rezende.

Entrevista com Alexandre Ávila

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico