Notícia
Reconhecimento
Minfra, Senatran e Serpro comemoram premiação da CDT no iBest pelo terceiro ano consecutivo
Da esquerda para a direita: Jaqueline Neves (Minfra), Leandro Albuquerque (SGD), Frederico Carneiro (Senatran), André de Cesero (Serpro) e Leandro Albuquerque (Minfra)
A tarde desta segunda-feira, 19 de dezembro, foi de comemoração no Ministério da Infraestrutura (Minfra), onde se reuniram gestores e lideranças das equipes envolvidas na concepção, desenvolvimento e produção da Carteira Digital de Trânsito (CDT). A solução foi, pelo terceiro ano consecutivo, premiada pelo iBest como uma das melhores iniciativas digitais de governo.
A CDT foi desenvolvida pelo Serpro para a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), do Ministério da Infraestrutura. Além de ser um dos serviços mais acessados na plataforma Gov.br, figura na lista Top 3 de melhores aplicações de Governo desde o retorno do prêmio iBest, em 2020. “A premiação da CDT pelo terceiro ano consecutivo atesta sua eficácia e qualidade na disponibilização dos serviços digitais de trânsito para os mais de 42 milhões cidadãos brasileiros conectados à plataforma”, pontuou o diretor de Negócios do Serpro, André de Cesero. Segundo ele, o app tem nota 4.8 dentre as mais de quatro milhões de avaliações nas lojas de aplicativos, o que comprova o quanto os usuários estão satisfeitos com a evolução da solução ao longo dos seus cinco anos.
“No seu primeiro ano, foram dez mil documentos digitais emitidos, uma marca importante para o primeiro documento digital do Brasil, a CNH Digital. Hoje, já são mais de 32 milhões de CNHs digitais, 27 milhões de CRLVs eletrônicos, além de oito milhões de infrações notificadas eletronicamente por meio do SNE para pagamento de multas com desconto de até 40%”, acrescentou o diretor. Cesero informou, ainda, que a funcionalidade Venda Digital, lançada em março deste ano, já tem adesão de 16 unidades da federação e ultrapassou a marca de 110 mil ATPVs eletrônicos, com mais de 60% dessas negociações assinadas pelo aplicativo, sem necessidade de comparecer a um cartório para realizar o reconhecimento das firmas”, detalha.
O diretor reforçou, ainda, o papel do Serpro como integrador de soluções digitais para modernizar o estado brasileiro. "O digital é um caminho sem volta, principalmente porque o cidadão brasileiro está cada vez mais exigente, sedento de inovação que torne sua vida ágil. O Serpro tem orgulho de ser o propulsor dessa transformação digital que coloca o país entre os primeiros com um nível de maturidade digital elevado", defendeu.
Transformação digital
Para Leandro Albuquerque, diretor de Programas do Minfra, é um ciclo que está se fechando com sucesso, com resultados que impulsionam a cidadania digital. “A gente vê claramente a facilidade criada para o cidadão. É o nosso trabalho aparecendo na ponta, resultado do nosso esforço mudando para melhor a vida das pessoas. Essa é a nossa missão como servidor público e é isso que a gente leva para casa no final do dia. Por mais que continuemos anônimos em nosso trabalho, no nosso dia a dia a gente sabe que está transformando de alguma forma o nosso país para melhor”, comemorou.
"A equipe está sempre pensando em inovar, com novas ideias para melhorar aqui, aprimorar ali. Demoramos a sair dessa fase cartorial e ir para o digital”, disse o secretário nacional de Trânsito, Frederico Carneiro. “Queremos sair do grande porte para dar agilidade aos serviços de trânsito, tirar o cidadão da frente do 'balcão', acabar com as filas e eliminar as dificuldades em se obter um procedimento. Tudo isso é uma revolução, uma revolução nos serviços, transformando-os em digitais”, completou.
Eduardo Sanches, diretor de Gestão da Política de Trânsito da Senatran, ressaltou o apoio nos processos de inovação e transformação digital promovidas pelo governo e as perspectivas em agregar ainda mais no futuro. “Poder criar e fazer coisas que irão impactar na vida das pessoas para o bem é uma felicidade. E ainda tem muita coisa a ser feita, como integrar todos os Detrans para que utilizem a CDT como ferramenta de integração da plataforma, mantendo tudo em um só lugar: do pagamento de débitos, multas e taxa de licenciamento, a solução dos problemas do cidadão”, adiantou.
CDT
Com mais de 60 milhões de usuários em todo o país, o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) foi lançado em 2017. Ganhou um novo design em setembro de 2022, tornando-se ainda mais intuitiva e amigável aos usuários. A solução reúne as versões digitais da carteira de habilitação (CNH) e do documento de veículos (CRLV), com o mesmo valor legal dos documentos em papel. O app ainda ampliou a oferta de benefícios ao cidadão, ao permitir o pagamento de multas com desconto e o registro da comunicação da venda digital, além de outras facilidades.
Prêmio iBest
O iBest (anteriormente Internet World Best) é um prêmio anual concedido a profissionais, instituições e empresas do mercado digital (internet, websites, redes sociais, aplicativos e similares) do Brasil. A primeira edição foi realizada em 1995 e, atualmente, a premiação é organizada pela iBest Global.