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Chatbot

Precisa de um defensor público? Entra no WhatsApp da DPU e saiba onde encontrar

Chatbot da Defensoria Pública da União orienta sobre serviços disponíveis e documentos necessários para orientação jurídica e defesa perante o Poder Judiciário da União
Close das mãos de uma pessoa segurando um celular e acionando o Whatsapp da Defensoria Pública da União
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por Comunicação do Serpro — 30 de junho de 2022

Cerca de dois milhões de pessoas receberam atendimento gratuito pelos defensores públicos da União no ano passado. As ações são as mais variadas, desde benefícios previdenciários e assistenciais pagos pelo INSS, a autorizações de exames, remédios e tratamentos de saúde não fornecidos pelo poder público. No rol, lista-se ainda crimes federais, questões de moradia e direitos de migrantes e refugiados.

Todas essas ações envolvem órgãos federais como Correios, Caixa Econômica, Incra, Ibama. E isso porque a DPU atende, exclusivamente, casos que envolvem a União ou órgãos públicos federais, realizando esse atendimento de forma gratuita para todos os cidadãos que não têm condições de pagar por um advogado particular.

A Defensoria Pública da União possui mais de 70 endereços físicos em todo o Brasil e, para encontrar um que esteja próximo a você, basta acessar seu canal de atendimento, disponibilizado pelo WhatsApp. O assistente virtual é capaz de orientar sobre quem tem direito a receber assistência jurídica gratuita, quais os documentos são necessários para determinado atendimento, além dos endereços das unidades da DPU para atendimento presencial.

O serviço foi implantado pelo Serpro, empresa de tecnologia do Governo Federal, em parceria com a Defensoria Pública da União, colaborando com seu processo de transformação digital, caminho trilhado junto a toda administração pública federal.

Como acessar

Para acessar o DPU Cidadão no WhatsApp, é necessário apenas salvar o telefone [55] 61 3318 7617 em seu celular e iniciar uma conversa. O assistente virtual oferece opções como condições para ajuda, documentação e endereços.

A solução reforça a atuação da Defensoria Pública da União em sua missão de defender os mais necessitados, especialmente nesse momento em que novos desafios são impostos pela crise sanitária e o contingente populacional em situação de vulnerabilidade tende a aumentar. O chatbot, nesse cenário, municia essa população com informações em tempo real, assertivas e confiáveis.

A solução encontra-se em fase experimental, nesse primeiro momento com interação meramente informativa, e em breve será possível ampliar o escopo de atendimento, incluindo procedimentos transacionais.

Sobre a DPU

A Defensoria Pública da União (DPU) é um órgão permanente da Administração Pública Federal e presta orientação e assistência jurídica gratuita na defesa dos necessitados, em todos os graus, judicial e extrajudicialmente. Seus membros, os defensores públicos federais, possuem independência funcional na preservação dos direitos fundamentais, do devido processo legal e da ampla defesa dos necessitados.

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