• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias 2022  ›  Cidades inteligentes impulsionam a economia e garantem mais cidadania
Info

Notícias

notícias

Notícia

Futuro

Cidades inteligentes impulsionam a economia e garantem mais cidadania

Durante o Futurecom, Serpro apresentou o que o governo federal está fazendo para digitalizar as cidades brasileiras
O superintendente do Serpro, Alexandre Ávila, no palco FutureGov do Futurecom
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
por Comunicação do Serpro — 21 de outubro de 2022

No último dia do Futurecom, evento que discutiu os impactos da tecnologia, de inovações e as principais tendências nacionais e internacionais do mercado de telecomunicações, o Serpro foi convidado a mostrar o trabalho do governo federal voltado para a aceleração da modernização tecnológica dos municípios brasileiros. A apresentação ficou a cargo de Alexandre Ávila, superintendente de Governo Digital, que proferiu palestra e respondeu aos questionamentos do público no palco FutureGOV do congresso.

De acordo com o superintendente, o Serpro é um dos principais atores no processo de transformação digital do país. A empresa trabalha com linhas de negócio especialmente pensadas para cumprir essa tarefa, desenvolvendo soluções que favorecem a gestão do estado, facilitam a vida do cidadão e impulsionam a economia nacional. “A partir das soluções estruturantes de governo, o Serpro cria produtos e serviços para a sociedade que visam melhorar o ambiente de negócios, qualificar a prestação de serviços para o cidadão e aumentar a segurança no relacionamento entre as pessoas e as empresas”, destacou.

Na avaliação de Ávilia, muitas prefeituras do país não possuem os recursos tecnológicos para efetuar uma modernização efetiva. A maioria dos municípios pode até ter seu site na internet, mas não é capaz de ligar os serviços de ponta a ponta e avançar no atendimento remoto. “Então o que o Serpro oferece é tudo aquilo que a prefeitura precisa pra fazer sua gestão. É montar o básico mesmo, onde isso é necessário, e oferecer as ferramentas para o desenvolvimento dos recursos mais avançados”, indicou.

Alexandre Ávila

Serviços online

Entre as ferramentas que facilitam a vida do cidadão e colocam o Brasil na vanguarda do governo eletrônico mundial, o superintendente do Serpro destacou duas: o Gov.br e o Cidades Gov.br.

O Gov.br é a plataforma digital de relacionamento do cidadão com o governo federal brasileiro que reúne, em um só lugar, atendimentos de mais de 200 órgãos governamentais. A solução busca unificar os canais digitais do governo e apresentar as informações de todos os órgãos públicos em só local. No total, são oferecidos mais de 4900 serviços online à sociedade, trazendo mais agilidade no atendimento ao cidadão e a eliminação de filas em repartições públicas de todo o país.

E o sucesso da plataforma pode ser medido em números. Ávila informou que atualmente o Gov.br conta com mais de 138 milhões de contas, o que representa cerca de 65% da população brasileira. A média mensal de logins na plataforma é de 200 milhões, com picos de 500 milhões em períodos que envolvem prazos de cadastro e recebimento de benefícios sociais.

Cidades Gov.br

A segunda ferramenta apresentada pelo superintendente no Futurecom foi o Cidades Gov.br, uma solução pensada para potencializar a transformação digital dos municípios através da disponibilização de serviços online ao cidadão, bem como ferramentas de apoio à gestão das prefeituras. A tecnologia possibilita, por exemplo, que o município digitalize a demanda de serviços como podas de árvores, recolhimento de restos de construção, alertas sobre buracos nas vias ou mesmo reserva de vagas de matrícula escolar.

“É bom para a prefeitura porque é um portal com os mesmos recursos digitais da plataforma Gov.br, mas com autonomia local sobre a gestão do conteúdo e dos serviços. É bom porque combate a burocracia, promove a modernização dos processos de trabalho e cria um canal direto de comunicação com a população. E também é bom para o cidadão pois, em um único portal, será possível acessar todos os serviços públicos disponíveis e informações da sua cidade, como notícias e diário oficial digital, podendo acompanhar o andamento das suas solicitações online, seja pela web ou aplicativo de celular”, completou Ávila

O congresso

O Futurecom é considerado a maior plataforma de conteúdo e relacionamento sobre o universo de conectividade do país. Há mais de 20 anos, os principais nomes de Telco, Inovação e Transformação Digital reúnem-se neste congresso para debater o futuro da conectividade e dos negócios. A edição 2022 do evento foi realizada de 18 a 20 de outubro em São Paulo. Para saber mais, acesse a página oficial do Futurecom.

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico