Notícia
Evento
Como democratizar a logística no Brasil?
O Serpro marcou presença no Logtech ix na última quinta-feira (8/12), em São Paulo, evento que debateu, dentre outros assuntos, a inovação digital na área de logística e transportes. O superintendente de Serviços e Engenharia de Solução Digital, Welsinner Brito, participou do primeiro painel e destacou como a empresa vem atuando na transformação digital do Estado brasileiro, permitindo a integração entre os órgãos governamentais, demais clientes e, também, mantendo a aproximação com o mercado privado.
“Como é que a gente vem fazendo isso? Primeiro, evoluindo sempre em termos de conhecimento tecnológico e na criação de modelos de negócio para criar produtos, entregar novas soluções, trazendo toda a experiência do usuário. Nós estamos preparados pra atender às demandas futuras dos clientes com as diversas tecnologias, IOT, Blockchain, 5G, e construir, propor novos produtos pra eles”, ressaltou Welsinner.
Especificamente no setor de logística, de acordo com Welsinner, a empresa tem atuado com diversos produtos, como o Documento Eletrônico de Transporte (DT-e), em parceria com o Ministério da Infraestrutura, com o principal objetivo de unificar informações das operações de transporte de carga. Outro exemplo de solução digital no setor recentemente disponibilizada, desenvolvida pelo Serpro para o Ibama, é o sistema DOF+ Rastreabilidade, que auxilia o combate ao desmatamento ilegal. E um grande destaque é o Embarque Mais Seguro, “uma solução que hoje está sendo utilizada pra embarcar nos aeroportos somente com biometria facial e que poderia muito facilmente ser utilizada também pra embarques em portos, em rodoviárias e outros meios de transporte”, completou o superintendente.
Transformação digital
O secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Fernando Coelho Mitkiewicz, citou em sua apresentação números do portal Gov.Br, plataforma desenvolvida em parceria com o Serpro, na qual mais de 140 milhões de pessoas possuem conta. Desde 2018, o portal saltou de menos de 2 milhões de visualizações por mês para 200 milhões de visualizações. Cresceu de mil para 4,1 mil serviços digitais. As assinaturas eletrônicas que substituem a autenticação em cartório já alcançam o número de 2 mi por mês. Mais de 6 mi de feedbacks de cidadãos sobre 700 serviços que oferecem essa funcionalidade. O impacto da transformação digital foi de 4,6 bilhões de reais em economia anual.
“Nós comemoramos, agora em novembro, o relatório do Banco Mundial que traz o índice de maturidade no Governo Digital e colocou o Brasil numa segunda posição mundial em maturidade digital atrás apenas da Coréia do Sul.”, comemorou Mitkiewicz.
O evento
O Logtech ix reuniu entes governamentais e comunidade de startups de logtechs para debater assuntos relacionados à democratização da logística nacional, inovação digital na área de transportes, pesquisa e desenvolvimento para o setor. Realizado nesta quinta-feira, 8 de dezembro, em São Paulo, o evento foi promovido pela Infra S.A. – vinculada ao Ministério da Infraestrutura –; pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia; Serpro; e pelos parceiros do setor logístico de inovação: RW3 Tecnologia; Inovativos; Flowls; e Movimento Inovação Digital.
O tema central do evento foi a questão da democratização da logística no Brasil, foco do debate entre painelistas e participantes do setor público e privado. O Logtech ix foi direcionado a integrantes de logtechs, empresas de logística, Governo e demais organizações envolvidas com o tema infraestrutura de transporte, logística, tecnologia e mobilidade.