Notícia
GREVE
Comunicado aos empregados do Serpro
Nos últimos anos, a empresa aumentou sua folha em 27,8% com promoção por mérito, anuênio, recomposição de carreira e ACT. Além disso, distribuiu mais de R$ 80 milhões em participação dos lucros

por Comunicação do Serpro
—
15 de agosto de 2022
Serpro-materia-portalExterno.png
O Serpro informa que está acompanhando com atenção a repercussão do movimento de parte dos empregados, iniciada dia 10 de agosto, com o objetivo de garantir que não haja prejuízo aos serviços operados pela empresa para seus clientes, e principalmente para os cidadãos brasileiros que, após a pandemia, passaram a depender de mais de 4 mil serviços públicos por meios digitais.
Infelizmente o Sindicato não informou à empresa sobre a real motivação da greve, tendo apenas afirmado que seria “em face das negociações não garantirem a recomposição integral das perdas salariais e a previsão de retirada de direitos da categoria”.
Informamos a todos que a empresa está em negociação com a representação sindical desde abril, e segue ativa no diálogo evoluindo suas propostas a cada rodada . A próxima mesa de negociação já está agendada, prevista para ocorrer no dia 15 de agosto.
Relembramos que ao longo desses meses, por duas vezes, o Serpro ampliou o prazo do Acordo Coletivo de Trabalho para garantir que os empregados não tivessem nenhum de seus diversos benefícios suspensos por conta da radicalização promovida pela liderança sindical, permitindo, por exemplo, a prorrogação do gozo das APPDs.
O movimento pleiteia um reajuste de 12,47% (referente ao INPC acumulado) e mais 5,49%, o que resulta em um total de cerca de 18% de aumento salarial. Esse valor pode resultar na insustentabilidade econômica da empresa, diante de outras ações que já trouxeram significativo impacto à folha de pagamento empresarial.
Nos últimos anos, o Serpro aumentou sua folha em 27,8% com eventos funcionais de promoção por mérito, anuênio e recomposição de carreira e ACT. Além disso, distribuiu mais de R$ 80 milhões por meio do programa de participação dos lucros. E fora das questões financeiras, a proposta da empresa para o ACT 2022/2023 traz avanços nos benefícios dos mais de 7,6 mil empregados da empresa.
O Serpro segue aberto às negociações com os seus empregados. A empresa quer continuar avançando no âmbito da gestão empresarial, com novos processos que continuem trazendo melhoria e mantenham a sustentabilidade econômica da empresa. É preciso, ainda, preservar os investimentos necessários, como a recuperação da obsolescência, e consolidar ações para sua perpetuidade, conquistada ao longo dos últimos três anos com grande sacrifício de todos, administração e empenho dos empregados.