• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias 2022  ›  TSE anuncia criação do Documento Nacional de Identidade
Info

Notícias

notícias

Notícia

Transformação Digital

TSE anuncia criação do Documento Nacional de Identidade

Com tecnologia do Serpro, solução vai estar disponível já no próximo semestre e unificar várias documentações, com uso de biometria e validação por QR Code
dni.png
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
por Comunicação do Serpro — 09 de fevereiro de 2022

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou, nesta terça-feira, 8, a criação do Documento Nacional de Identidade (DNI), que conta com o desenvolvimento do Serpro. O DNI vai unificar informações de diversos documentos de identificação, como o CPF e o Título de Eleitor. O aplicativo estará disponível para o cidadão, a partir de agosto, na App Store e Google Play.

A emissão do DNI já começa em março deste ano para servidores da Justiça Eleitoral e outros órgãos públicos. Em agosto, a previsão é ser adotado em Minas Gerais, sendo estendido a todo o país até fevereiro de 2023. A intenção é aprimorar a tecnologia e implementar melhorias durante o processo de uso escalonado.

“É uma parceria que representa um salto na história do Estado brasileiro”, avaliou o presidente do Serpro, Gileno Barreto, durante cerimônia de anúncio do documento digital. "Nossa missão: mudar o norte do Estado por meio do digital. Mudar do Norte “magnético”, as suas próprias estruturas, para o norte verdadeiro, o cidadão brasileiro. O DNI é uma porta que se abre para um mundo novo, que surgiu por meio da integração, simplificação de documentos e desburocratização”, complementou Gileno. Para o presidente do Serpro, foi fundamental unir forças de dois Poderes para entregar aos cidadãos uma Identidade Nacional completamente digital, com o menor custo possível para o contribuinte. "Que o Estado nos seja mais leve", finalizou.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, considerou a tecnologia a “inauguração da cidadania digital”. “Durante a pandemia, conseguimos digitalizar 68 milhões de brasileiros, que receberam o auxílio emergencial. Nossos incentivos às empresas também salvaram cerca de 11 milhões de empregos e, ao mesmo tempo, criamos o gov.br, a maior plataforma de serviços de governo do mundo. Trazemos agora o DNI,uma tecnologia que representa mais uma vitória da democracia brasileira”, enfatizou o ministro.

Para o presidende do TSE, Luís Barroso, a nova identificação unifica diversos outros documentos, permitindo uma validação segura, baseada em biometria, eliminando a prova de vida e contribuindo para acabar com os chamados “brasileiros invisíveis”, que não figuram em nenhum cadastro do governo. “É a revolução digital a serviço da cidadania. Uma parceria institucional, entre TSE, Ministério da Economia e Serpro, para o bem do país, para um Brasil maior e melhor”, destacou Barroso.

Como ter acesso

Após instalar o aplicativo do DNI, o cidadão deverá preencher um pré-cadastro com todas as suas informações cadastrais. Depois de preencher, o cidadão fará, com a câmera de próprio celular, uma validação biométrica, por meio de selfie e foto das digitais, sendo comparada com a base de dados do TSE.

Com a checagem e criação de uma senha de acesso, o usuário passa a ter, automaticamente, vários documentos armazenados no app, todos protegidos por criptografia. A segurança é garantida por um QR Code, que pode ser lido por um outro aplicativo desenvolvido pelo Serpro, o Vio. A tecnologia também registra o dia e hora de abertura dos documentos, evitando o uso indevido e prevenindo fraudes.

Apenas as pessoas que já fizeram o cadastramento biométrico (coleta de foto e das impressões digitais) na Justiça Eleitoral ou em institutos de identificação parceiros poderão emitir o DNI.

Para todos os brasileiros

De início, o app é destinado aos cerda de 120 milhões de eleitores que possuem dados biométricos na base de identificação do TSE, mas a previsão é de que a utilização venha a ser estendida a todos os brasileiros. No futuro, o DNI deverá também trazer identificações de órgãos de classe e certificado de reservista. A ideia do DNI não é de substituir os documentos, mas, sim, reuni-los em um só lugar.

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico