Notícia
Tecnologia
Embarque + Seguro é destaque no 10º Congresso Rodoferroviário Português

O Embarque + Seguro, tecnologia que permite o acesso a aeroportos e aeronaves apenas com identificação por biometria facial, foi um dos destaques do 10º Congresso Rodoferroviário Português. O evento aconteceu de 5 a 7 de julho e reuniu representantes de diversos países, com destaque para Portugal, Angola, Moçambique e Brasil. Testado em sete aeroportos diferentes do Brasil por mais de seis mil passageiros, o Embarque + Seguro deve ser implementado, no início do próximo semestre, nos aeroportos de Congonhas e Santos Dumont, garantindo a primeira ponte aérea 100% digital do país.
Segundo o Serpro, essa experiência brasileira de uso da biometria no modal aeroviário também pode ser adotada em outros modais, inclusive garantido a integração entre eles. Com a tecnologia o usuário poderia, por exemplo, entrar no aeroporto, sair do avião, pegar um trem e embarcar em um navio sem nenhuma apresentação de documentos.
Contexto
O desenvolvimento da tecnologia foi uma resposta aos problemas encontrados no processamento, embarque e fiscalização de passageiros em aeroportos. Não bastasse os desafios logísticos, houve também um aumento na falsificação de documentos utilizados, o que evidenciou a situação enfrentada pelas companhias aéreas que, na prática, exerciam um papel de fiscalização que, de fato, cabe ao governo. Por fim, havia a necessidade de aprimoramento do monitoramento sanitário, situação que ficou patente durante a pandemia.
Na busca por um novo método que facilitasse o processo do embarque, houve uma visita ao Uruguai, além o estudo de material produzido pelas agências norte americanas TSA (Transportation Security Administration) e IATA (International Air Transport Associatoin). Por fim, também foram feitas diversas consultas sobre tecnologia biométrica com os fornecedores de mercado.
Para desenvolver o Embarque + Seguro, foram utilizadas tecnologias de referência do Serpro, como a biometria facial utilizada pela Carteira Digital de Trânsito. Outra inovação utilizada foi o QR CodeVIO, presente nas novas Placas de Identificação Veicular (PIV), Carteira Nacional de Habilitação e Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo.
Sisbraip
Integrado ao Embarque + Seguro, também foi desenvolvido o Sisbraip, ou Sistema Brasileiro de Informações de Passageiros, voltadao para os chamados “órgãos anuentes”, responsáveis pela fiscalização, como Polícia Federal, Vigilância Agropecuária Internacional e Anvisa. Assim, de um lado, existem as companhias aéreas que alimentam o sistema com dados dos passageiros. De outro, os órgãos que recebem informações antecipadas, podendo tomar decisões proativas, como se preparar para a chegada de um criminoso em território nacional. Centralizado pela Polícia Federal, o Sisbraip é considerado uma solução multicliente, podendo ser adaptada às regras de cada um dos anuentes.
Ao final, o projeto do Embarque + Seguro termina por beneficiar públicos diferentes. O viajante, de casa, pode fazer o checkin no ambiente da companhia aérea, que já faz validação na base de dados do governo. O resultado é mais segurança e eficiência no embarque, com uma experiencia personalizada e com menor risco sanitário, como não há contato físico. Já as companhias aéreas e aeroportos passam a ter um fluxo mais rápido e eficiente de passageiros. O governo, por sua vez, ganha proatividade e eficiência no controle sanitário, aduaneiro e migratório, aliado à digitalização de serviços essenciais.