• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias 2022  ›  Como proteger as operações de governo das ameaças cibernéticas?
Info

Notícias

notícias

Notícia

Vem pro Cubo

Como proteger as operações de governo das ameaças cibernéticas?

Serpro oferece soluções completas para segurança da informação no setor público
Imagem de um cubo mágico com as cores embaralhadas. À esquerda, pode se ler a seguinte frase: "Proteja todas as faces do seu negócio"
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
por Comunicação do Serpro — 10 de maio de 2022

Os ataques cibernéticos a sistemas de governo estão se tornando cada vez mais recorrentes. Vazamento de dados, indisponibilidade de sistemas e malwares são alguns dos mais comuns. Um cenário preocupante que pode se tornar caótico em vista da dificuldade em lidar com estes incidentes. Mas, afinal, o que os órgãos públicos devem fazer para combater essas ameaças e garantir a integridade dos dados dos cidadãos, assim como a continuidade dos serviços prestados à população?

Problemas

Na avaliação de Ismael Tedesco, gerente de Gestão de Soluções de Segurança da Informação do Serpro, os principais problemas do setor público nessa área são a falta de equipamentos, contratos vencidos e carência de profissionais especializados e exclusivos.

De acordo com ele, a maioria dos órgãos da administração pública federal, estadual e municipal tem muita dificuldade para elaborar seus editais de segurança e evitar a desatualização de seus equipamentos e sistemas.

Isso acontece por dois motivos. Primeiro, porque realmente é difícil realizar contratações na administração pública, por causa dos normativos e métodos de controle complicados. "São inúmeros os casos em que as compras demoram, um, dois ou três anos e, enquanto isso, os órgãos ficam sem contrato de suporte e manutenção", relata o gerente.

A segunda razão, acrescenta Tedesco, é porque é muito oneroso, para as instituições que não têm área fim de tecnologia, operar todas as camadas de segurança que vão da aquisição à manutenção, passando pela instalação, gerência e atualização permanente.

Solução

Pensando em responder aos desafios tecnológicos do setor público, o Serpro decidiu colocar toda a sua expertise a postos para atender qualquer necessidade em todas as esferas e níveis de governo. "Afinal, a segurança da informação é o DNA do Serpro", destaca o gerente.

Segundo Tedesco, a empresa tem um portfólio completo de produtos de segurança para clientes de governo. "Nossa ideia é exatamente desonerar as equipes de TI das instituições e fazer, por elas, o serviço de segurança completo. Os gestores não precisam se preocupar com a aquisição de equipamentos; oferecemos qualquer solução desejada como serviço. E tudo acontece com a agilidade que a tecnologia demanda, sem a necessidade de lidar com processos licitatórios, já que somos uma empresa pública. O GovShield é um exemplo deste tipo de solução", explica.

Cubo mágico

Ismael Tedesco utiliza o famoso quebra-cabeça tridimensional de cores, também chamado de cubo mágico, para fazer uma analogia com o Serpro.

Segundo ele, cada organização é como um cubo embaralhado, com seus problemas de equipamentos, carência de profissionais e contratos expirados. "O Serpro é o parceiro que elas precisam pra organizar esse quebra-cabeça. A empresa está pronta para identificar as ameaças e as vulnerabilidades em cada situação e agir de maneira assertiva com a oferta de serviços direcionados a cada nicho de proteção", destaca.

Ao todo o Serpro mapeou cinco desses nichos, cada um deles contando com uma gama completa de ferramentas e serviços preparados para responder qualquer demanda de seus clientes. Conheça cada um deles a seguir.

Proteção de Usuário

É composto por soluções que visam garantir a autenticidade do usuário e a segurança de sua comunicação, como certificado digital, anti-malwares e acesso remoto seguro para proteção do elo considerado mais importante em segurança: o usuário.

Proteção de Rede

Reúne soluções voltadas para monitorar o acesso não autorizado a uma rede de computadores ou a demais recursos acessíveis pela rede. O objetivo é proteger a usabilidade e a integridade dos dados e de suas conexões.

Proteção de Sistema

São serviços contra vulnerabilidades e fragilidades sistemáticas, a partir de testes de segurança antes da implantação e também durante a produção, além de soluções de proteção dos dados. Tem como objetivo manter as aplicações seguras.

Proteção de Negócio

Conta com soluções que vão além da segurança na infraestrutura, pois protegem a integridade do negócio como um todo, com o apoio de serviços de consultorias, serviços de validação de dados e de adequação às leis.

Proteção Serpro Full

Soluções que agregam os quatro nichos anteriores e incluem ainda os serviços de hosting, nuvem e desenvolvimento de sistemas. Neste cenário, quando o cliente deseja hospedar seu sistema no hosting ou nuvem gerenciada do Serpro, passa a ser responsabilidade da empresa pensar e criar todos os mecanismos de segurança necessários para prover a segurança completa.

SOC

Por fim, destaca Ismael Tedesco, o Serpro conta com um Security Operation Center (SOC), um Centro de Operações em Segurança para tratamento de incidentes de forma proativa, com funcionamento 24x7. Essa equipe tem a habilidade e as ferramentas necessárias para correlacionar todo o histórico de eventos nos diferentes clientes, registrando as manobras mais comuns dos criminosos, identificando as mais novas tendências de ataques e, ainda, estimando o aumento de ocorrências em determinados alvos ou situações.

"Todas as soluções do Serpro, assim como todos os serviços de cada um dos cinco nichos de proteção ofertados contam com a atuação do SOC para garantir o máximo de segurança aos nossos clientes", completa o gerente.

Previna-se

Descubra como proteger-se com o maior fornecedor de soluções de segurança para o governo de forma simplificada, sem burocracia e com a agilidade que seu órgão precisa. Acesse a página de Segurança da Informação dentro da Loja Serpro e conheça todas as soluções disponibilizadas.

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico