Notícia
Web Summit
Pavilhão Brasil Inovador no Web Summit 2022 reforça o país como potência digital

O Brasil está em destaque no Web Summit 2022, uma das maiores e mais importantes conferências de tecnologia, inovação e empreendedorismo no mundo. Neste ano, o país tem a maior participação na história do evento. Paddy Cosgrave, CEO responsável pela conferência, destacou a expressiva presença brasileira já na abertura oficial. Hoje, 2, foi aberto o Pavilhão Brasil Inovador, organizado pela ApexBrasil, Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Embaixada do Brasil em Lisboa, em parceria com o Serpro, Sebrae e Softex.
A cerimônia de abertura do pavilhão ocorreu no estande #TechBrasil e contou com a participação do embaixador do Brasil em Lisboa, Raimundo Carreiro, do presidente da Apex Brasil, Augusto Pestana, do presidente do Serpro, Gileno Barreto, do presidente do Sebrae, Carlos Melles, e do diretor de Ciência, Tecnologia e Propriedade Intelectual do MRE, Luciano Mazza. O espaço de 225 m2 conta com programação específica e foi pensado para ser local de reuniões e ponto de encontro dos brasileiros no evento.
"Estamos aqui para transformar o nosso talento e criatividade em negócios, em mais exportações e investimentos nas duas direções, com empresas brasileiras se internacionalizando e presentes no mundo e, claro, atraindo investimentos para o país. O Web Summit será uma oportunidade extraordinária para todos esses empresários angariarem esses investimentos", afirmou Augusto Pestana, presidente da ApexBrasil.
“A participação do Brasil em um evento internacional como este é um momento, também, de celebração. Há quatro anos, éramos o 56º país em maturidade digital. Em 2021, conquistamos, de acordo com o BID, o 7º lugar e, em 2022, tudo indica que avançaremos para a segunda posição. Crescimento que evidencia o nosso compromisso com o digital”, declarou Gileno Barreto, presidente do Serpro. Gileno destacou a importância dos serviços que impulsionam essa transformação, entre eles a plataforma Gov.br que já reúne 135 milhões de brasileiros utilizando mais de 4 mil serviços digitais.
O Serpro é o braço do governo que impulsiona a transformação digital. “O digital é um trabalho invisível, mas é a maior ferramenta de transformação econômica e social que qualquer governo pode ter hoje em dia. Por meio do digital, você inclui as pessoas no ambiente democrático e de negócios”, completou Barreto.
“Acreditamos que a transformação digital é irreversível e, por isso, aqui em Lisboa vamos apresentar e celebrar o Brasil como uma grande potência digital. Estamos aqui para trazer o que há de mais inovador no Brasil, estamos aqui para fazer negócios. Estamos aqui para melhorar o ambiente de negócio brasileiro e permitir o impulsionamento do nosso ecossistema de startups, apresentá-las ao mundo e evidenciar a capacidade do Brasil”, finalizou.
Raimundo Correia, embaixador do Brasil em Lisboa, comemorou as mais de 300 empresas com tendências globais participando da edição 2022 do Web Summit. O embaixador afirmou a competência e vocação do Brasil para desenvolver negócios com o mundo e seu forte crescimento nos últimos anos. "Fico feliz com a escolha da cidade do Rio de Janeiro para sediar a próxima edição do Web Summit em 2023. Estamos no caminho certo, em linha com a tendência da transformação da economia mundial”, afirmou Correia.
O Web Summit segue até o dia 4 de novembro. A programação do Pavilhão Brasil Inovador pode ser acessada aqui.