Notícia
Reconhecimento
Presidente do Serpro recebe Medalha do Mérito Mauá

O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, homenageou na noite desta terça-feira, 13 de dezembro, o presidente do Serpro, Gileno Barreto, com a Medalha de Mérito Mauá. A comenda simboliza o reconhecimento das personalidades por sua contribuição ao desenvolvimento e progresso do setor de infraestrutura e do país. “É uma honra receber essa medalha porque ela é a tradução dos esforços da empresa em seguir acelerando a agenda de desburocratização e de facilidades para o cidadão neste segmento", comemorou o executivo.
Para Gileno Barreto, a empresa tem sido, nos últimos anos, mais do que um parceiro do MInfra. "Somos o braço de transformação digital do Ministério. Juntos, digitalizamos 100% dos documentos de trânsito, ampliamos os serviços disponíveis na CDT, inauguramos a possibilidade da venda de veículos digital, entre outros. Nos portos, implementamos mudanças no PSP que trouxeram agilidade impressionante ao setor. Nos aeroportos, inauguramos o Embarque + Seguro que coloca o Brasil em um patamar muito avançado. Lançamos produtos e serviços que permitiram ao setor público e privado do modal transporte dar um verdadeiro salto digital", acrescentou. "Traçamos um caminho de transformações que não voltaram atrás, são revoluções perenes na sociedade porque tiramos, literalmente, do papel a burocracia desse setor”, concluiu.
O presidente do Serpro recebeu a Medalha na categoria “Serviços Relevantes”, junto a empresários e autoridades públicas, como os ministros de Estado, Adolfo Sachsida (Minas e Energia), Cristiane Britto (Mulher, da Família e dos Direitos Humanos), Carlos Brito (Turismo) e Célio Faria Jr (Secretaria de Governo da Presidência) e outros, além do presidente da Petrobras, Caio Mário Paes de Andrade, que antecedeu Gileno Barreto na estatal de TI. A segunda categoria da noite foi a Cruz Mauá. Você conhece todos os homenageados aqui.
“Hoje é um dia para celebrar e vibrar, lembrando que tudo que foi feito na Infraestrutura nos últimos anos é fruto de um trabalho conjunto. Seguimos uma agenda de desburocratização, de revisão dos marcos legais, chamando o mercado privado para fazer parte e ser protagonista. Nós cumprimos a missão dada pelo povo brasileiro de transformar esse país num gigante e isso passa pela infraestrutura”, destacou o Marcelo Sampaio, ao listar as realizações recentes do ministério.
A Medalha de Mérito Mauá
A comenda foi instituída em 1965, é um reconhecimento ao patrono do Ministério da Infraestrutura, Irineu Evangelista de Sousa, o Visconde de Mauá. Industrial e banqueiro, Mauá foi um entusiasta e pioneiro dos meios de transportes no Brasil. Em 1845, ele levantou os estaleiros da Companhia Ponta de Areia, em Niterói, dando início à indústria naval brasileira. Os primeiros trilhos lançados em solo brasileiro, como a ferrovia Santos – Jundiaí, na década de 1940, também são creditados a ele.
Assista à cerimônia