Notícia
Sistemas de Trânsito
Radar completa cinco anos com mais de dez milhões de multas processadas

O Radar, sistema desenvolvido pelo Serpro para facilitar a gestão de multas, completou cinco anos com mais de dez milhões de infrações registradas. As operações envolveram 48 milhões de veículos, com 711 mil recursos e pagamentos de cerca de R$ 2 bilhões. O Radar também está integrado ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), tecnologia que permite que o motorista receba as multas em formato eletrônico, com 40% de desconto.
“Estamos promovendo uma verdadeira transformação digital na gestão de infrações de trânsito por órgãos autuadores de todo o país”, avalia o gerente do Departamento de Negócio para Governo Estadual e Municipal do Serpro, Anderson Germano. “O Radar é uma solução de a gestão da infração de ponta a ponta. Desde o registro da infração até o envio, seja via postal, seja de forma eletrônica, pelo SNE”, explica Germano. A estimativa é de que o sistema gere, para os órgãos autuadores, uma economia de até 50% em custos de operação.
Integração
Para cuidar de todo esse ciclo de vida da infração, o Radar está integrado a outros sistemas que garantem, por exemplo, o pagamento e a quitação das multas em várias instituições bancárias, a gestão e o envio automático das notificações e o recebimento de informações a partir dos equipamentos de fiscalização eletrônica. Para isso é utilizada uma tecnologia que checa os dados do veículo nas bases de governo, promovendo uma identificação precisa e evitando a emissão incorreta de infrações.
Para o Cidadão
O Radar não só garante a eficiência na cobrança e pagamento de multas, mas também traz benefícios para o cidadão. A solução está integrada ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), que permite, ao motorista, receber e pagar multas em seu próprio celular, com desconto de até 40%. O SNE é uma funcionalidade do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que também traz as versões eletrônicas da CNH e do documento veicular e está disponível gratuitamente na GooglePlay e AppStore.