• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias 2022  ›  Serpro: 58 anos de inovação
Info

Notícias

notícias

Notícia

Aniversário

Serpro: 58 anos de inovação

Empresa celebra aniversário comemorando as tecnologias que pulsam no coração da transformação digital do país
Serpro completa 58 anos - inovação que pulsa
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
por Comunicação do Serpro — 30 de novembro de 2022

Há exatos 58 anos, no dia 1° de dezembro de 1964, ouviam-se as primeiras batidas no peito da informática pública nacional. Nascia o Serpro que, de “bit em bit”, tornou-se a maior empresa pública de TI do mundo, referência de tecnologia da informação do Estado brasileiro.

Desde seus primeiros passos, o Serpro revelou uma personalidade inovadora, respondendo aos desafios de governo com soluções revolucionárias que acabaram com a era do papel, do carimbo e das filas, e inauguraram o tempo instantâneo do eletrônico e dos serviços digitais para o cidadão.

E são algumas dessas soluções, das mais recentes às mais fundadoras, que a empresa rememora, nesse dia especial, a fim de celebrar não só suas criações, mas a inteligência, a dedicação e a garra de seus empregados, os verdadeiros agentes dessas tecnologias.

Foco no cidadão

Para começar a falar dessa história, nada melhor do que uma das mais novas e transformadoras soluções lançadas pelo Serpro: o Gov.br. Trata-se do maior portal do gênero no mundo, uma plataforma que integra mais de 460 sites de governo para criar uma experiência única para o cidadão: serviços públicos a um clique de distância, sem filas e sem burocracia. No total, são oferecidos mais de 4,7 mil serviços online à sociedade com um sucesso que pode ser medido em números: atualmente, o Gov.br conta com mais de 140 milhões de contas únicas (cerca de 65% da população), média mensal de 200 milhões de logins na plataforma e picos de 500 milhões em períodos que envolvem prazos de cadastro e recebimento de benefícios sociais.

No ar

Já pensou embarcar no seu próximo voo sem qualquer tipo de contato no aeroporto? Sem precisar mostrar documentos, apenas localizar seu portão de embarque e entrar na aeronave? Parece ficção, mas saiba que já é realidade nos aeroportos de Congonhas e Santos Dumont e, em breve, será assim em todo o país. Estamos falando do Embarque + Seguro, solução que traz mais segurança e eficiência aos aeroportos brasileiros, viabilizando o embarque por meio da validação biométrica e biográfica dos passageiros e tripulantes.

A tecnologia encontra-se alinhada com as principais iniciativas e projetos internacionais do setor, tais como: Programa de Identificação de Viajantes (Traveller Identification Programme - TRIP), da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI); e One ID, da Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA).

No mar

Inovação que também reduz a burocracia e favorece a economia brasileira que depende dos parceiros de todos os oceanos. Essa é a marca do Porto Sem Papel, solução que concentra em um único documento eletrônico – o chamado Documento Único Virtual (DUV) – os diversos formulários que regulam e autorizam o acesso e estadia dos navios nos portos. Redução de custos, melhoria na qualidade das informações, padronização e aperfeiçoamento dos processos no setor portuário e desburocratização dos procedimentos de tempo de atracação dos navios são resultados dessa modernização. Desde que foi implantado, em 2011, o sistema tem reduzido o tempo de permanência das embarcações nos portos brasileiros em até 25%.

Além das nossas fronteiras

O conhecimento Serpro também está presente no documento que garante a cidadania brasileira no mundo. Considerado uma das soluções mais avançadas do planeta, no que diz respeito à identificação de viajantes, o Passaporte Eletrônico Brasileiro incorpora, desde 2010, diversas soluções, como um chip eletrônico para armazenamento de dados biométricos e de cadastro. Com a modernização, foi possível aumentar a validade do documento para 10 anos, ampliando seu reconhecimento global.

Em todos os caminhos

Pelas ruas, avenidas e estradas a vida do país circula e se renova diariamente. Por estes mesmos caminhos também pulsa a inovação do Serpro, com a Carteira Digital de Trânsito (CDT) servindo a milhões de brasileiros. A CDT é o app oficial do Governo Federal que reúne toda a documentação de trânsito de forma digital no celular do motorista e tem o mesmo valor legal dos documentos impressos.

Em todo o Brasil o app CDT já conta com mais de 32 milhões de CNH digitais emitidas e quase 28 milhões de CRLV digitais emitidos. E as vantagens não param nos documentos digitais, pois uma série de serviços e informações ficam disponíveis na ponta dos dedos dos motoristas. Só pra citar alguns: aviso de vencimento da CNH; verificar e gerenciar infrações de trânsito; pagar multas com até 40% de desconto; compartilhar CRLV para até 5 pessoas; transferência de propriedade do veículo de forma totalmente digital; e aviso de recall, quando houver para o seu veículo.

O segmento de trânsito é um dos exemplos mais nítidos do potencial de transformação digital que a tecnologia Serpro tem a oferecer ao país. Além da CDT, destaque para o Renave, que trouxe a escrituração digital para o registro de estoques de concessionárias e revendedoras, transformando o mercado de compra e venda de veículos novos e usados no Brasil. Transações que em alguns estados podem demorar até 18 dias pelo método físico e presencial, com o Renave são feitas a partir de solicitação online, com transferência digital de propriedade do veículo e sem necessidade de procurações ou reconhecimento de firmas.

Ah, e não podemos esquecer do SNE, o Sistema de Notificação Eletrônica, que transpôs para o mundo digital a velha história do talão de multas e da notificação enviada pelo correio. Além de garantir maior agilidade aos processos administrativos, beneficiou o condutor que, ao reconhecer sua infração pelo aplicativo CDT e pagar a multa antes do vencimento, garante um desconto de 40% no valor da multa.

Desde o começo

A inovação está não só naquilo que é recente; no Serpro ela vem de berço e segue em constante evolução. Vejamos o caso do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), que guarda e protege todas as informações de renda e bens dos cidadãos brasileiros em um imenso banco de dados. O modelo informatizado desenvolvido pelo Serpro e pela Receita federal é referência mundial em inovação e tecnologia.

Se em 1968 foi iniciado o processamento eletrônico para as declarações de rendimento dos brasileiros, em 2011 o processo de informatização evoluiu ao ponto de abolir de vez o uso dos formulários em papel. E a cada ano os números dessa solução surpreendem: mais de 36 milhões de declarações foram enviadas aos computadores do Serpro em 2022, resultando em um novo recorde de volume de documentos entregues.

Também em 2022, comemorou-se os 100 anos do Imposto de Renda no país e a data foi celebrada com várias novidades, como a ampliação do acesso à declaração pré-preenchida, disponível em todas as plataformas, com autenticação feita pelas contas nível ouro ou prata do Gov.br, além da possibilidade de receber a restituição por PIX e utilizar a mesma tecnologia para o pagamento dos DARFs.

O IRPF foi um dos primeiros tributos a ter seu processamento efetuado pelo Serpro para a Receita Federal, estando presente desde praticamente a fundação da empresa até os dias de hoje.

Das compras

Outro bom exemplo de transformação digital do Estado brasileiro data do início desse século. Trata-se do Portal de Compras do Governo Federal (Compras.gov.br), que foi criado para promover economia, facilidade e rapidez nos processos de licitações, contratações e aquisições. Com mais de 490 mil empresas credenciadas, o ambiente disponibiliza informações gerenciais sobre melhores preços de mercado e sistemáticas para agilizar o processo de contratação de bens e serviços.

Ao caixa

Do século passado e ainda em plena operação, destaca-se o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), que realiza o processamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial dos órgãos da administração pública federal direta e indireta. A solução registra centenas de milhões de transações e mantém 566 órgãos conectados na Conta Única do Tesouro. Com eficiência mundialmente reconhecida, delegações de outros governos periodicamente vêm ao Brasil para avaliar a solução, cujo uso já foi recomendado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

De longe

A balança comercial brasileira também conta com a inovação Serpro em seu movimento. Estamos falando do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), que é responsável pelas atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior, por meio de um fluxo único e automatizado de informações. A solução permite acompanhar a saída e o ingresso de mercadorias no país e todas as operações são realizadas sem geração de papel. É a tecnologia reduzindo o tempo e os custos operacionais no comércio exterior, assim como reduzindo as fraudes cambiais e desvios de mercadorias.

E de perto

Outro grande marco da utilização da tecnologia em processos estruturantes do Estado brasileiro é o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). Lançado há 15 anos, possibilitou uma nova relação entre as administrações fazendárias e o setor produtivo no Brasil, ao substituir a emissão de livros e documentos contábeis e fiscais em papel por documentos eletrônicos com certificação digital. Foi o Sped que colocou em prática a Nota Fiscal Eletrônica (NFe), eliminando as tradicionais notas fiscais em papel.

O Serpro é inovação que pulsa

Por tudo isso, a empresa é reconhecida como uma organização de excelência tecnológica. Uma empresa que, mais do que fazer parte, ajudou a escrever a história da tecnologia digital no país. Uma empresa que ainda está cumprindo esse papel, abrindo novas trilhas de desburocratização e de governo eletrônico para a esfera federal, e também para estados e municípios, e fazendo novas pontes com o setor privado, impulsionando o ambiente de negócios e a economia nacional.

Parabéns Serpro! Parabéns Brasil! Que o pulsar dos bits continue a melhorar a vida de todas as brasileiras e brasileiros.

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico