• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Info

Notícias

notícias

Notícia

Innova Summit

Inovação no Serpro: o caminho deve ser a valorização das pessoas e da cultura

Tema foi abordado por Alexandre Amorim, diretor-presidente da maior estatal de TI do mundo, no palco principal do Innova Summit
alexandre-amorim-innova-summit
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
por Comunicação do Serpro — 22 de junho de 2023

“Cultivando uma cultura de inovação: o papel das pessoas e da tecnologia” foi o tema abordado pelo diretor-presidente do Serpro, Alexandre Amorim, em sua participação no Innova Summit, em Brasília. Nesta quarta-feira, 21 de junho, Amorim falou no palco principal do evento, para uma plateia de mais de mil pessoas, sobre o que considera como a base para a inovação: “pessoas e cultura”.

“Estamos vivenciando a popularização da inteligência artificial, tecnologia que vem para facilitar a vida de uma grande parte das pessoas. Mas precisamos nos questionar também qual o futuro do desenvolvimento, das linguagens de programação, dos serviços públicos? São essas as perguntas que precisamos fazer todos os dias em uma empresa que serve ao Estado brasileiro e a resposta mais óbvia é que precisamos seguir fomentando a inovação”, defendeu Amorim.

Para o presidente do Serpro, desenvolver uma cultura de inovação nas corporações exige, no mínimo, quatro elementos. O primeiro é promover um ambiente saudável para as pessoas, em que os times estejam motivados para o desafio empresarial. Para isso, ele conta que é preciso garantir contrapartidas em benefícios e segurança. “A inovação é um trabalho em equipe. Com isso em mente, é preciso valorizar as pessoas. E no Serpro são mais de 7,8 mil pessoas e todas são importantes para a jornada da empresa”, afirma.

O segundo ponto é estar aberto à experimentação. Inovar é necessariamente correr riscos, é falhar antes de ter sucesso. Criar experimentos dentro de um ambiente controlado é uma das formas de aprender e evoluir. “O desafio do Serpro é construir esse clima, apesar das limitações impostas à realidade da empresa pública. Acredito fielmente que no ambiente público é preciso que os times saibam que podem experimentar e como gestor é preciso liderar as pessoas para essa realidade”, avalia Amorim.

Alexandre Amorim, diretor-presidente do Serpro“A colaboração é fundamental para a inovação”, sentencia. Como terceiro aspecto, Alexandre Amorim destacou a importância do diálogo do Serpro enquanto estatal com diferentes públicos: comunidade acadêmica, startups, instituições públicas e privadas, fóruns de inovação e também com o cidadão. “Estar aqui é uma inovação para o Serpro, é estar perto das pessoas, conhecer as necessidades e voltar para casa para entender como podemos evoluir os serviços”, pontua. “É muito importante estar próximo das universidades, da ciência, do ecossistema de inovação. Compartilhar conhecimento é avançar para que sejamos um centro de excelência tecnológica para o Brasil”.

O último elemento é o que viabiliza a revolução dos processos, as mudanças aceleradas e os novos jeitos de fazer: a tecnologia que transforma. “O Serpro é a maior empresa pública de tecnologia da informação do mundo e lá precisamos constantemente atualizar o nosso modo de pensar”, pondera Amorim. Ele destaca que a inovação tecnológica está nos serviços digitais, na redução do uso de papel com soluções como a carteira digital de trânsito, por exemplo, mas também está na busca de uma tecnologia responsável socialmente, que seja inclusiva e verde.

Inovação constante

“Em breve vamos inaugurar um novo centro de dados em São Paulo, que reduzirá significativamente o impacto ambiental gerado pelo antigo Centro de Processamento de Dados (CPD). Em Brasília, estamos com uma série de ações que também trarão melhoria no uso de recursos naturais. Isso é inovação”, declara o presidente.

Amorim ressaltou também o papel do Serpro como agente de inovação no Brasil ao garantir não só qualidade e segurança para os serviços do governo, mas ao trazer facilidade ao cidadão. “Quem teve a oportunidade de utilizar a declaração pré-preenchida do imposto de renda sabe o quanto é possível simplificar um serviço. Mas é fácil? Não. Nossas equipes precisaram, junto com nosso parceiro Receita Federal, realizar inúmeros testes para oferecer uma experiência ainda mais simples para o contribuinte”, explica.

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico