• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Noticias 2023  ›  Armaduras não bastam; é preciso saber lutar
Info

Notícias

notícias

Notícia

Segurança da informação

Armaduras não bastam; é preciso saber lutar

Serpro conta com um centro de operações especializado em incidentes de segurança capaz de monitorar e responder a eventos antes mesmo de acontecerem
homem trabalhando em um laptop
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
por Comunicação do Serpro — 19 de abril de 2023

No mundo atual, as empresas buscam as melhores práticas em segurança da informação. Apenas proteger e implementar soluções de segurança pode não mais ser suficiente. Ser capaz de monitorar e responder a esses eventos tornou-se um regramento. Hoje já existem legislações e diretrizes que exigem a criação de times de resposta a incidentes de segurança no âmbito da administração pública federal. No Serpro, esse time está no SOC, uma estrutura implementada desde 2020.

A sigla vem de Security Operation Center, ou Centro de Operações em Segurança, na tradução para o português. Trata-se de uma equipe com a habilidade e as ferramentas necessárias para correlacionar todo o histórico de eventos nos diferentes clientes do Serpro, registrando as manobras mais comuns dos criminosos, identificando as mais novas tendências de ataques e, ainda, estimando o aumento de ocorrências em determinados alvos ou situações.

“Antes da criação do SOC, nós tínhamos o Grupo de Resposta a Ataques (GRA), que atuava durante um incidente de segurança, porém ainda com um viés mais reativo a estes eventos. O SOC veio para evoluir essa perspectiva, trazendo uma visão proativa, monitorações próximas do tempo real e atuação antes mesmo de um incidente se materializar”, explica Eduardo Seabra, responsável pela gestão do SOC do Serpro.

De acordo ele, esse centro de operações atua em diversas disciplinas de segurança, como tratamento de incidentes, monitoração, e-mail security, inteligência de ameaças e gestão de vulnerabilidades. Além da antecipação das ameaças, a nova abordagem também aprimorou a resposta aos incidentes quando de fato ocorrem, uma vez que há mais prática, padronização e processos para o tratamento destes eventos.

Proteção participativa

Desde o advento do SOC, os clientes do Serpro passaram a perceber melhor as atividades e o valor da segurança da informação para seus processos. Relatórios e números de tentativas de ataques puderam ser demonstrados com mais precisão e tempestividade, validando a efetividade da segurança perante as ameaças.

“Uma análise preventiva e proativa de segurança da informação agrega valor aos sistemas e a todas a entregas que o Serpro tem realizado para o governo e sociedade. E mais, com a capacidade e os recursos desse centro de operações, nossos clientes passam a ter condições de reportar ameaças e participar mais de perto da abordagem aos incidentes de segurança da informação”, informa Tiago Iahn, gerente de Segurança Cibernética do Serpro.

Times integrados

Tiago faz questão de destacar que o SOC é o principal envolvido quando se fala em detecção, resposta e condução para incidentes de segurança da informação Serpro, mas que muitos outros times da empresa participam ativamente do tratamento dessas situações, tais como as equipes de desenvolvimento, de datacenter, além daquelas especializadas em segurança em diversos setores da empresa. “Ninguém faz nada sozinho. Uma boa capacidade de segurança cibernética passa pela atuação e colaboração de diversos times contribuindo para bons resultados”, completa o gerente.

Contato

Quer entrar em contato com o Centro de Operações de Segurança (SOC) do Serpro? O email da equipe é incidentes.seguranca@serpro.gov.br.

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico