• English English
  • Português (Brasil) Português (Brasil)
  • Español Español
  • Prestação de Contas
  • Transparência
  • Privacidade e Proteção de Dados
  • Assinador Digital
  • HOD
  • PSS Serpro
  • Intranet
Área do Cliente
  • Loja
  • Soluções
    • Por Público
      • Empresas
        • Certificação Digital
        • Datavalid
        • SNE
        • NeoID
        • Integra Loja Franca
        • Vio
        • Renave
        • Nova Placa Veicular
        • Consulta Denatran
        • Inteligência de Negócio
        • Conexão de Redes Anexadas
        • Arquivos Estatísticos Denatran
        • Integra COMEX
        • Biovalid
      • Governo
        • Certificação Digital
        • Infovia
        • Margem Consignável
        • Radar
        • Autua
        • SNE
        • Integra Siafi
        • NeoID
        • Vio
        • DaaS
        • Govdata
        • ProID
        • Serpro Mail
        • Conexão de Redes Anexadas
        • Cartório Data
        • Biovalid
      • Cidadão
        • Certificação Digital
        • SNE
        • CDT Carteira Digital de Trânsito
        • Vio
        • NeoID
        • ProID
    • Por Linha de Negócio
      • Operações de Governo
        • SNE
        • CBIO
        • Notificação e Registro de Recall
        • Consulta Denatran
        • Emplaca
        • Integra Loja Franca
        • Painel de Inteligência Veicular
        • Renave
      • Informação e Análise
        • DaaS
        • Cartório Data
        • Plataforma de Inteligência de Negócios
        • GovData
        • Biovalid
        • Datavalid
        • Consulta CND
        • b-Cadastros
      • Software
        • SerproMail
        • Gestão de Margem Consignável
        • Radar
        • ProID
        • VendasGov
        • Cidades GOV.BR
      • Ambientes e Conectividade de TI
        • Serpro MultiCloud
        • Infovia
      • Privacidade e Segurança
        • Emissão de Carimbo de Tempo
        • Certificação Digital
        • Hospedagem de Autoridade Certificadora
        • NeoID
        • PSBio
        • Serpro LGPD
        • Vio
        • GovShield
    • Por Cliente
      • Receita Federal
      • Senatran
      • Secretaria de Portos
      • Tesouro Nacional
      • Ministério da Economia
      • Secex
      • MRE e PF
  • Suporte
    • Central de Ajuda
    • Central de Serviços
    • Atendimento Gestão de Consignação
      • Sistema de Consignação
      • Preço dos serviços
      • Cronograma Vigente
      • Cronograma 2020
      • Cronograma 2021
      • Cronograma 2022
    • Treinamentos
    • Central de Serviços - Transformação Digital da Justiça
  • Insights
  • Imprensa
  • A empresa
    • Estrutura Organizacional
    • Transparência
    • Endereços
    • Visite o Serpro
    • Livro da Marca
    • Inovação Aberta
      • Serpro Ventures
      • HackSerpro
        • Hackathon - Compras Governamentais
        • Hackathon Rede +Brasil
    • Eventos
      • 1ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
        • Participantes
      • Serpro Talks
      • Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
      • Webinar Serpro
        • Riscos à Privacidade e Proteção de Dados
        • Inteligência Artificial - Desafios para a privacidade e proteção de dados
        • Avaliação de adequação à LGPD
        • Serpro e Fecomércio MG
        • Escritório Virtual
        • LGPD e Open Banking
        • LGPD: desafios e perspectivas
        • Pix - Pagamentos Instantâneos
        • Identificação digital e experiência do cliente
        • Privacidade e proteção de dados
      • Desafio Cultural POG
      • Lançamento da Plataforma LGPD Educacional
      • 1º Prêmio Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
        • Aviso de Privacidade
      • 2º Prêmio Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
        • Aviso de Privacidade
    • Nossos Endereços
    • Eleições CA - 2022
    • Processo Seletivo COAUD
    • Certificações e Reconhecimento
  • Contato
  • Acesso à informação
  • Área do Cliente
    Redefine Cookies
    Info

    Notícias

    notícias

    Artigo

    Cloud

    Decidimos migrar para a nuvem, e agora?

    Saiba quais estratégias podem ser adotadas por órgãos públicos para dar agilidade à adoção da cloud
    Imagem com fundo azul, marca Serpro Multicloud, mulher de cabelos brancos que segura feliz um notebook, atrás dela, um ícone branco de nuvem
    • Facebook
    • Linkedin
    • Twitter
    • Whatsapp
    13 de march de 2023

    Migrar os dados para a nuvem já é uma certeza para quem pretende aumentar a eficácia operacional e melhorar a oferta de serviços. A escalabilidade permite que as instituições se adaptem rapidamente às mudanças no ambiente de negócio e às exigências da sociedade. A redução de custos de hardware, software, infraestrutura e manutenção é também uma das grandes vantagens desse modelo. Contudo, mesmo com tantos benefícios, a adoção exige um bom planejamento. E quando não há uma equipe própria especializada em cloud, uma consultoria experiente pode auxiliar no processo.

    O líder da área de gestão técnica de contas dos serviços de nuvem do Serpro, André Mello, explica as principais dificuldades enfrentadas por instituições que buscam o serviço de migração da nuvem. Dentre os principais fatores que afetam o processo, aparecem no topo o baixo conhecimento técnico para realizar a migração e a operação na nuvem, a falta de planejamento prévio e o dimensionamento da capacidade de atuação da equipe envolvida.

    Nestes casos, o Serpro atua com o Technical Account Manager (TAM): uma gerência técnica de contas. Trata-se de uma equipe especializada, que presta assessoria às instituições, na administração do orçamento e do consumo dos serviços de nuvem. Por meio de análises de consumo e proposições de melhorias, o TAM apresenta recomendações de melhor utilização da nuvem, além de fornecer outras informações que auxiliem o cliente a maximizar a eficiência financeira do ambiente. Assim, os clientes do Serpro MultiCloud - o Broker de governo, com múltiplas nuvens – contam com uma equipe bastante experiente em toda a jornada de adoção da cloud.

    O sucesso da Câmara Municipal de Curitiba

    Um caso de sucesso é a Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Os gestores de TI tiveram certeza das vantagens da adoção e, por isso, optaram pelo Serpro MultiCloud. A decisão ocorreu após avaliarem os investimentos em equipamentos próprios, o custo de licenças, a necessidade de suporte contínuo e do próprio esforço de gestão de toda a infraestrutura. A nuvem era uma opção mais eficiente e menos onerosa, tanto financeiramente, quanto em horas de trabalho dos analistas e técnicos.

    No início, a equipe da Câmara teve que lidar com desafios comuns a essa transição. A instituição contava com uma equipe competente, porém em número limitado para todas as atividades necessárias para planejar e orquestrar a migração de seus serviços para a nuvem. Um planejamento técnico mais detalhado e um entendimento mais amplo do produto adquirido possibilitaram que os objetivos fossem alcançados.

    Jornada de migração

    A equipe TAM do Serpro entrou em ação para auxiliar o time do parlamento curitibano no processo de migração. Foram oferecidas consultorias com profissionais especializados em cloud, para assessorar o planejamento e outras questões mais técnicas, incluindo a preparação das aplicações, adequação dos ambientes e utilização de melhores práticas. Os técnicos acompanharam toda a execução para garantir o sucesso da migração.

    O trabalho conjunto foi a chave do sucesso. De um lado, os analistas e técnicos da CMC ampliaram o entendimento da nuvem, evoluindo no uso pleno do produto. Identificaram as prioridades e avaliaram os pontos críticos das migrações, destacando tempo para as atividades. Do outro lado, a equipe do Serpro prestou seus serviços profissionais em nuvem, assessorando em cada passo, incluindo configuração assistida.

    “Nosso ponto de virada foi o de aprender a usar o produto plenamente. O Serpro foi apresentando as melhores práticas para cada tipo de solução. Com essa configuração assistida, nós fomos incluindo os serviços, pegando o jeito”, afirma o líder da Divisão de Arquitetura de Serviços da Câmara Municipal de Curitiba, Bruno Oliveira.

    No final, ficou uma lição: as primeiras migrações requerem um pouco mais de esforço, mas estas proporcionam um aprendizado valioso que facilita a operação e demais atividades posteriores na nuvem.

    Comece sua migração

    Quer saber mais sobre a revolução da nuvem nos ambientes de TI de governo? Acesse a página do Serpro MultiCloud e o site especial do Serpro Cloud OneTM na Loja Serpro e descubra todos os benefícios que a virtualização pode oferecer.

    Serpro Cloud OneTM

    Além de contar com as nuvens públicas dos principais provedores do mercado, o MultiCloud oferece uma nuvem privada de governo para governo, única 100% em território nacional com garantia de soberania e privacidade dos dados, inclusive confidenciais e sigilosos.

    Doormat

    Soluções

    Por Público
    Por Linha de Negócio
    Proteção de Dados

    Suporte

    Central de Ajuda
    Central de Serviços
    Acesso Remoto (SAR)
    Consignatários
    Downloads

    Institucional

    Marca Serpro
    Quem Somos
    Integridade
    Transparência
    Carreiras
    Simplifique

    Contato

    Contatos
    Imprensa

    Empregado

    Intra Serpro
    PAS Serpro
    Plano Odontológico

    Serpro Sede

    SGAN Quadra 601 Módulo "V"

    CEP: 70836-900

    FAX: (61) 2021-8531

    Horário de atendimento: 8h às 18h

    Serpro Ministério da Fazenda Governo Federal

    Contato

    • Quero Adquirir uma Solução
    • Problemas com uma Solução
    • Assessoria de Imprensa
    • Ouvidoria
    • Outro Assunto