• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Noticias 2023  ›  “Digital Business Cases” promove debate sobre inovação nos serviços públicos
Info

Notícias

notícias

Notícia

Integração

“Digital Business Cases” promove debate sobre inovação nos serviços públicos

Evento reuniu, na sede do Serpro, representantes do governo e executivos de TI para compartilharem experiências sobre a transformação digital no país
Digital Business Case.JPG
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
por Comunicação do Serpro — 09 de maio de 2023

O Serpro recebeu o "Digital Business Cases” nesta terça-feira, 9, na sua sede em Brasília. O evento reuniu executivos de TI e representantes de diversos órgãos de governo de todo o país para compartilharem suas experiências e desafios na jornada de transformação digital do Estado e nos serviços ao cidadão.

Superintendente Bruno Villela.JPG“Apoiar esse tipo de encontro é de suma importância porque unimos, nessa casa que respira tecnologia e inovação, todos que pensam em transformação digital com inovação e segurança”, anunciou o superintendente de negócios estratégicos do Serpro, Bruno Vilela (à direita).

Estiveram presentes, executivos de empresas como Hyland, Kaspersky, Mulesoft, Furukawa e Ogasec. Já a administração contou com agentes públicos do Ministério da Educação, Exército Brasileiro, Polícia Civil do Distrito Federal, Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e Inovação, além do próprio Serpro.

Emergência

No primeiro painel, os representantes do setor público relataram suas vivências de transformação digital impulsionadas pelo cenário da pandemia. A experiência comum foi a de que a situação emergencial trouxe uma necessidade de adoção, nas culturas institucionais, de novas tecnologias que permitissem a continuidade, por meio virtual, do atendimento ao cidadão brasileiro, o que acelerou os projetos de digitalização.

Tiago Iahn.JPGDesafio

"O desafio foi gigante e o Serpro apoiou os mais diversos órgãos em seus processos de transformação digital”, lembrou o gerente de gestão de segurança cibernética, Tiago Iahn (no centro da imagem à esquerda). “Quanto a acessos remotos, saímos, junto com os nossos clientes, de sistemas que tinham dois mil acessos simultâneos para mais de vinte mil”, relatou.

Cultura de proteção

Durante a pandemia, infelizmente também houve um grande aumento na quantidade de ataques cibernéticos. Muitos órgãos chegaram à conclusão de que nada fica tão caro quanto uma segurança barata. “A digitalização dos serviços públicos, a guerra cibernética, a LGPD, tudo nos levou a uma valorização ainda maior da cultura de proteção dos dados e o medo acabou por forçar o investimento”, avaliou o chefe de divisão da tecnologia da informação e comunicações do Exército, Nestor Lana da Silva.

Crime

“O crime migrou, passando para a internet, e tivemos que nos adaptar”, relatou Simone Ferreira, diretora de TI da Polícia Civil do DF. Hoje, após sua experiência de transformação digital, a polícia não apenas monitora, mas também se antecipa aos crimes cibernéticos. “Quanto às ocorrências, a maioria já acontece de forma eletrônica, o que melhora, em muito, o tempo de resposta ao cidadão”, concluiu.

Startups

Segundo o coordenador geral de projetos estratégicos da Secretaria de Governo Digital, Oto Burégio de Lima, o fomento à digitalização dos serviços de governo utilizou estratégias de startups, com a promoção de encontros entre governo e atores do mercado, tratando as inovações como acontece em uma incubadora de empresas. “Apoiamos a transformação de cada órgão. Atualmente, dos quase 5 mil serviços de governo, cerca de 90% são digitais”, avaliou. Para o coordenador, o desafio, hoje, é garantir a interoperabilidade e a qualidade do atendimento ao cidadão.

Também durante o evento, as empresas de TI fizeram apresentações relatando experiências como melhores práticas para segurança cibernética, estratégias de automação e inovação, implementação de uma rede óptica no IPEA, transformação e evolução digitais e, ainda, métodos para manter os ambientes virtuais livres de vulnerabilidades.

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico