• English English
  • Português (Brasil) Português (Brasil)
  • Español Español
  • Prestação de Contas
  • Transparência
  • Privacidade e Proteção de Dados
  • Assinador Digital
  • HOD
  • PSS Serpro
  • Intranet
Área do Cliente
  • Loja
  • Soluções
    • Por Público
      • Empresas
        • Certificação Digital
        • Datavalid
        • SNE
        • NeoID
        • Integra Loja Franca
        • Vio
        • Renave
        • Nova Placa Veicular
        • Consulta Denatran
        • Inteligência de Negócio
        • Conexão de Redes Anexadas
        • Arquivos Estatísticos Denatran
        • Integra COMEX
        • Biovalid
      • Governo
        • Certificação Digital
        • Infovia
        • Margem Consignável
        • Radar
        • Autua
        • SNE
        • Integra Siafi
        • NeoID
        • Vio
        • DaaS
        • Govdata
        • ProID
        • Serpro Mail
        • Conexão de Redes Anexadas
        • Cartório Data
        • Biovalid
      • Cidadão
        • Certificação Digital
        • SNE
        • CDT Carteira Digital de Trânsito
        • Vio
        • NeoID
        • ProID
    • Por Linha de Negócio
      • Operações de Governo
        • SNE
        • CBIO
        • Notificação e Registro de Recall
        • Consulta Denatran
        • Emplaca
        • Integra Loja Franca
        • Painel de Inteligência Veicular
        • Renave
      • Informação e Análise
        • DaaS
        • Cartório Data
        • Plataforma de Inteligência de Negócios
        • GovData
        • Biovalid
        • Datavalid
        • Consulta CND
        • b-Cadastros
      • Software
        • SerproMail
        • Gestão de Margem Consignável
        • Radar
        • ProID
        • VendasGov
        • Cidades GOV.BR
      • Ambientes e Conectividade de TI
        • Serpro MultiCloud
        • Infovia
      • Privacidade e Segurança
        • Emissão de Carimbo de Tempo
        • Certificação Digital
        • Hospedagem de Autoridade Certificadora
        • NeoID
        • PSBio
        • Serpro LGPD
        • Vio
        • GovShield
    • Por Cliente
      • Receita Federal
      • Senatran
      • Secretaria de Portos
      • Tesouro Nacional
      • Ministério da Economia
      • Secex
      • MRE e PF
  • Suporte
    • Central de Ajuda
    • Central de Serviços
    • Atendimento Gestão de Consignação
      • Sistema de Consignação
      • Preço dos serviços
      • Cronograma Vigente
      • Cronograma 2020
      • Cronograma 2021
      • Cronograma 2022
    • Central de Serviços - Transformação Digital da Justiça
  • Insights
  • Imprensa
  • A empresa
    • Estrutura Organizacional
    • Transparência
    • Endereços
    • Visite o Serpro
    • Livro da Marca
    • Inovação Aberta
      • Serpro Ventures
      • HackSerpro
        • Hackathon - Compras Governamentais
        • Hackathon Rede +Brasil
    • Eventos
      • 2º Prêmio Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
        • Aviso de Privacidade
      • 1ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
        • Participantes
      • Serpro Talks
      • Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
      • Webinar Serpro
        • Riscos à Privacidade e Proteção de Dados
        • Inteligência Artificial - Desafios para a privacidade e proteção de dados
        • Avaliação de adequação à LGPD
        • Serpro e Fecomércio MG
        • Escritório Virtual
        • LGPD e Open Banking
        • LGPD: desafios e perspectivas
        • Pix - Pagamentos Instantâneos
        • Identificação digital e experiência do cliente
        • Privacidade e proteção de dados
      • Desafio Cultural POG
      • Lançamento da Plataforma LGPD Educacional
      • 1º Prêmio Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
        • Aviso de Privacidade
    • Nossos Endereços
    • Eleições CA - 2022
    • Processo Seletivo COAUD
    • Certificações e Reconhecimento
  • Contato
  • Acesso à informação
  • Área do Cliente
    Redefine Cookies
    Info

    Notícias

    notícias

    Artigo

    Tecnologia

    Quando é o momento certo de migrar para a nuvem?

    Listamos dez motivos que indicam que chegou a hora de adotar a cloud computing nos órgãos públicos. Os quatro últimos fazem referência a um serviço especializado em governo
    Serpro MultiCloud
    • Facebook
    • Linkedin
    • Twitter
    • Whatsapp
    by Comunicação do Serpro — 23 de may de 2023

    Não são poucos os motivos que levam uma instituição governamental a considerar a adoção da computação em nuvem como uma alternativa para aprimorar suas operações. Esses motivos incluem aspectos técnicos, orientações presentes em diretrizes oficiais e necessidades de reorganização administrativa.

    Se seu órgão se identifica com uma ou mais das situações abaixo é sinal de que a nuvem pode ser o melhor caminho para o seu futuro. Nos quatro últimos tópicos, falamos de diferenciais que só uma solução pode lhe ofertar: o Serpro MultiCloud. Os serviços em nuvem disponibilizados pelo Serpro por meio de sua plataforma Multinuvem são distintos e apresentam particularidades que são próprias de uma empresa especializada em oferecer soluções ágeis e dinâmicas para o setor público, que demanda responsabilidade, inovação e segurança em alto nível.

    Então agora é a hora de saber o que a sua organização pode ganhar com a computação em nuvem.

    1- Fim da necessidade de renovação de licenças de software

    O processo de aquisição de licenças de software pode ser complexo e demorado, especialmente no setor público. Na nuvem, os clientes podem consumir serviços de forma independente e sem aquisição de licenças. Desta forma, utilizar serviços gerenciados na nuvem implica em redução de custos para o órgão.

    2- Foco no seu negócio

    Criar um centro de dados virtual na nuvem transfere o centro de gastos de investimento para custeio. Desta forma, o contratante consegue manter o foco em seu negócio, substituindo o custo total de propriedade pelo provedor de nuvem. Tudo isso quer dizer racionalização de gastos, por não precisar prever suas necessidades de maneira fixa e podendo pagar por uso apenas.

    3- Despreocupação com obsolescência de hardware e software

    Durante o processo de aquisição de hardware, é necessário prever toda a necessidade de um projeto de forma antecipada. Assim, mesmo que o projeto venha a absorver toda a capacidade adquirida no futuro, existe um bom tempo da vida útil dos equipamentos no qual eles estarão subutilizados. Demandas sazonais e crescimentos exponenciais também não poderão ser contemplados a um custo palatável.

    De forma análoga, quando é necessário aumentar uma estrutura ao longo de um projeto, torna-se imperativa nova aquisição de licenças. Na nuvem, a escalabilidade dos projetos é natural e acompanha, em volume e necessidades, qualquer tipo de sazonalidade.

    4- Redução de custos

    A nuvem, e os serviços a ela ligados, tem um grande potencial de racionalizar o consumo de recursos de TI para os contratantes, reorganizando centros de dados obsoletos, transformando-os em estruturas flexíveis e otimizadas capazes de sustentar os processos mais ousados de digitalização de Governo.

    5- Escalabilidade

    Devido a sua arquitetura altamente flexível e dinâmica, a nuvem é um ambiente escalável por excelência. Ao contrário das soluções tecnológicas tradicionais, que requerem investimentos significativos em hardware e infraestrutura para lidar com o aumento de demanda, a tecnologia em nuvem é baseada em servidores remotos que podem ser facilmente escalados de acordo com as necessidades do cliente. Isso significa que, se um órgão precisa lidar com um aumento repentino no tráfego, a nuvem pode adicionar automaticamente mais recursos para atender à demanda, sem interrupções ou problemas de desempenho.

    6- Gerenciamento de recursos de TI mais eficaz

    Devido à flexibilidade na utilização da nuvem, ela se adequa a todo tipo de projeto. Pela primeira vez na história da TI, a infraestrutura se adequa aos projetos e não o contrário. Assim, explosões de demandas, ou a redução significativa destas, podem ocorrer de maneira tranquila e não disruptiva.

    7- Disponibilidade

    A alta disponibilidade é uma característica tácita das nuvens. Todos os nossos parceiros têm alta disponibilidade em suas nuvens e em território nacional. O Serpro Cloud One, a nuvem privada do Serpro, conta ainda com alta disponibilidade em Brasília e São Paulo, com conexão direta à Infovia.

    8- Dinamismo nas contratações dos órgãos públicos

    O Serpro MultiCloud fornece a quem contrata o melhor de todas as principais nuvens públicas em um único contrato. A contratação ocorre por dispensa de licitação ou inexigibilidade e o contratante pode contar com todo o catálogo de IaaS, PaaS, SaaS e marketplace dos parceiros. Estamos falando de tecnologias bem usuais de banco de dados e aplicações web, mas também de recursos avançados como transformador pré-treinado de gerador de conversas e computação quântica.

    9- Escalabilidade em soluções de Estado

    O Serpro MultiCloud tem casos de extremo sucesso na utilização da nuvem, como a aplicação e-Título, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que cumpriu seu papel durante as últimas eleições sem qualquer incidente ou retenção, mantendo a usabilidade da aplicação mesmo nos momentos que mais foi demandado pelos eleitores.

    10- Tecnologia na sua língua

    O grande diferencial do Serpro em relação aos concorrentes é a qualidade e diversidade de nossos serviços em nuvem. Como a nossa mão de obra é extremamente qualificada e acostumada a gerir serviços de governo, os órgãos que nos contratam têm a certeza de sucesso na jornada para a nuvem e a segurança de uma parceria sólida.

    Para os órgãos públicos, o fato de poder contar com um fornecedor como o Serpro e contratar o Serpro Multicloud, traz a previsibilidade orçamentária de uma fatura em reais, sem variação cambial e obter todo o suporte necessário em português diretamente com o Serpro.

    E além de contar com as nuvens públicas dos principais provedores do mercado, o Serpro MultiCloud oferece uma nuvem privada de governo para governo, que é o Serpro Cloud One; única 100% em território nacional com garantia de soberania e privacidade dos dados, inclusive confidenciais e sigilosos.

    Contate agora nosso time de especialistas

    Sua jornada para a nuvem com o Serpro MultiCloud é extremamente simples e segura. Primeiramente, nossa equipe vai lhe apresentar o produto e todas as suas potencialidades. Em seguida, fará a prospecção das informações necessárias a um orçamento inicial, que pode ser baseado no melhor preço oferecido por todos os parceiros. O Serpro estará presente e auxiliará seu órgão durante todo o caminho. E contração poderá ocorrer da forma extremamente célere, pois, além da já citada dispensa de licitação, contamos com a possibilidade de utilizar um contrato padrão.

    Acesse a página do serviço na Loja Serpro e dê os primeiros passos para a migração da TI de seu órgão público.

    Doormat

    Soluções

    Por Público
    Por Linha de Negócio
    Proteção de Dados

    Suporte

    Central de Ajuda
    Central de Serviços
    Acesso Remoto (SAR)
    Consignatários
    Downloads

    Institucional

    Marca Serpro
    Quem Somos
    Integridade
    Transparência
    Carreiras
    Simplifique

    Contato

    Contatos
    Imprensa

    Empregado

    Intra Serpro
    PAS Serpro
    Plano Odontológico

    Serpro Sede

    SGAN Quadra 601 Módulo "V"

    CEP: 70836-900

    FAX: (61) 2021-8531

    Horário de atendimento: 8h às 18h

    Serpro Ministério da Fazenda Governo Federal

    Contato

    • Quero Adquirir uma Solução
    • Problemas com uma Solução
    • Assessoria de Imprensa
    • Ouvidoria
    • Outro Assunto