• English English
  • Português (Brasil) Português (Brasil)
  • Español Español
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefine Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Info

Notícias

notícias

Artigo

Tecnologia

Manter os dados na nuvem é seguro?

Descubra como o Serpro se especializou em cloud computing para oferecer o melhor desse serviço para órgãos públicos
Segurança-dados-na-nuvem.png
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
30 de may de 2023

Falar em segurança da informação dentro do governo é pensar no Serpro. A empresa é pioneira em TI no Brasil e já experimentou as principais e mais inovadoras tecnologias computacionais durante seus 58 anos de mercado. Por isso, tem o conhecimento e a expertise necessários para apoiar os órgãos públicos no desafio de mudança rumo à cloud.

Mas o que garante a segurança dos dados na nuvem? Neste artigo, você vai descobrir os principais pontos que regem a segurança no mundo cloud e como o Serpro os aplica para oferecer as melhores e mais especializadas soluções disponíveis para governo.

Esse pacote de ofertas tem um nome, Serpro MultiCloud - o broker de nuvem do Governo, e uma missão: suportar os órgãos na migração ou construção de soluções em uma infraestrutura otimizada de cloud. Contempla desde o mapeamento das necessidades do cliente até o gerenciamento continuado das soluções, o que possibilita uma adoção rápida e segura da nuvem.

Segurança das nuvens

O MultiCloud opera com os principais provedores de nuvens públicas do mercado – IBM, AWS, Huawei, Oracle e Azure – que garantem a segurança de suas nuvens ao seguir protocolos e padrões internacionais verificados por auditoria e registrados em contrato com o Serpro, além de estarem em plena conformidade com a legislação brasileira no uso desta tecnologia. Dessa forma, o cliente pode ficar tranquilo para escolher o fornecedor que mais se adequar as suas exigências técnicas e financeiras.

Segurança nas nuvens

A mudança de “das” para “nas” é sutil, mas muito importante. Afinal, a nuvem é um recurso e não importa quantas camadas de segurança ela tem para oferecer. Se elas forem mal configuradas, a nuvem se tornará um ambiente inseguro.

O diferencial do Serpro entra exatamente nesse ponto: por sua experiência em gestão de infraestrutura de TI e por ter a segurança da informação em seu DNA, a empresa pode apoiar o cliente a provisionar sua nuvem da melhor forma, usando da melhor maneira os recursos que ela entrega para garantir sua segurança. A oferta desse serviço contempla o planejamento e desenho da arquitetura da nuvem, a definição do melhor modelo da infraestrutura e a gerência de eventos críticos para a entrega de um ambiente migrado e estabilizado.

Além disso, a empresa oferece o Cloud Service Management, um serviço continuado de gestão técnica de contas, incidentes ou de infraestrutura em nuvem, podendo ser contratado conforme a necessidade do cliente, incluindo um completo Centro de Operações de Segurança (SOC). O SOC é uma estrutura especializada que provê, como serviço, a prevenção, detecção e resposta rápida a ataques cibernéticos. Tem a capacidade de analisar e correlacionar, de forma automática, eventos de algumas dezenas de ativos e sistemas, permitindo identificar ameaças e tentativas de invasão.

Afinal, não basta apenas ter acesso a boas soluções e tecnologias. Dependendo da demanda e especificidade do cliente, é fundamental também ter uma equipe capacitada e de alto desempenho, analisando em tempo real os alertas gerados e executando ações quando identificadas atividades maliciosas. Isso é o que o SOC oferece.

Gestão de identidade

Todas as nuvens do MultiCloud são integradas com o sistema Serpro de Gestão de Identidade e Autenticação, que utiliza, por premissa, multi fatores de autenticação (MFA). Isso significa dizer que a empresa tem total controle sobre as contas e as permissões de acesso a todas essas nuvens, fator extremamente relevante do ponto de vista da segurança dos ambientes.

Criptografia

Todas as nuvens MultiCloud são capazes de proporcionar a criptografia em repouso e a criptografia em trânsito, se o cliente assim o desejar. A primeira diz respeito à criptografia do dado armazenado em disco. Se esse disco for extraviado, os dados armazenados não poderão ser lidos.

A segunda refere-se à criptografia dos dados em transferência, que garante que qualquer comunicação – texto, voz e vídeo, por exemplo – esteja cifrada enquanto trafega pela rede.

Serpro Cloud OneTM

Além de contar com as nuvens públicas dos principais provedores do mercado, o MultiCloud oferece uma nuvem privada de governo para governo, única 100% em território nacional com garantia de soberania e privacidade dos dados, inclusive confidenciais e sigilosos.

Ela é especial porque trabalha com todas as premissas de segurança anteriormente citadas, mas possui um diferencial competitivo único: o Serpro é o provedor do ambiente. E como provedora, a empresa é a única responsável por definir e gerenciar todas as camadas de segurança, sempre adotando as melhores e mais rígidas práticas para sustentar as aplicações dos clientes.

Essa arquitetura está em total alinhamento com as principais legislações e instruções normativas vigentes, como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e a IN05, que dispõe sobre os requisitos mínimos de segurança da informação para utilização de soluções de computação em nuvem pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal.

Porque quando os dados envolvem a segurança nacional, somente um ente governamental, com ambiente de centro de dados sob a jurisdição do território brasileiro, pode oferecer serviços de computação em nuvem para órgãos de Estado em multirregiões, sendo em Brasília com total cobertura pela Infovia e em São Paulo.

Responsabilidade compartilhada

Por fim, mas não menos importante, é preciso abordar a questão da responsabilidade compartilhada. O provedor é responsável pela camada de segurança de toda a plataforma, de todas as ferramentas e dos serviços que são oferecidos na nuvem, mas o cliente também deve ter sua parcela nessa equação. Porque não adianta o “compliance” e o todo o conjunto de boas práticas, se do lado do cliente não houver o zelo pela utilização correta da nuvem, do uso das senhas e da configuração das suas aplicações. Se o cliente colocar uma aplicação ou abrir uma regra inadvertidamente, o provedor pode, mesmo com todos os controles incorporados, não ter ação sobre isso, o que gera risco de incidentes indesejáveis. Afinal, assim como em qualquer área da vida, a segurança será tão forte quanto o seu elo mais fraco.

Comece sua migração

Quer saber mais sobre a revolução da nuvem nos ambientes de TI de governo? Acesse a página do Serpro MultiCloud e o site especial do Serpro Cloud OneTM na Loja Serpro e descubra todos os benefícios que a virtualização pode oferecer ao seu órgão.

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico