• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Noticias 2023  ›  Novo Cadin promete facilitar a vida do cidadão e otimizar a recuperação de créditos públicos
Info

Notícias

notícias

Notícia

Inovação

Novo Cadin promete facilitar a vida do cidadão e otimizar a recuperação de créditos públicos

Desenvolvido pelo Serpro para a PGFN, sistema integra cerca de 600 órgãos federais e oferece consultas simplificadas para cidadãos e empresas
Novo-Cadin.jpg
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
por Comunicação do Serpro — 14 de dezembro de 2023

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) promoveu nesta quinta-feira, 14 de dezembro, o lançamento oficial do novo “Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados do Setor Público Federal” (Cadin), um banco de dados que registra cidadãos e empresas em débito com órgãos federais. A cerimônia foi realizada em Brasília e transmitida ao vivo pelo canal da PGFN no YouTube.

“É com muito orgulho que hoje temos a satisfação de entregar esse novo sistema de forma oficial e dizer que todos aqueles que um dia trabalharam com o Cadin, se verão agora diante de um mundo novo: de um sistema moderno, intuitivo, fácil de consultar, fácil de resolver eventuais problemas do contribuinte e que apresenta uma visão holística da relação do cidadão com a administração pública”, declarou Anelize Lenzi Ruas de Almeida, procuradora-geral da Fazenda Nacional, durante a abertura do evento.

De acordo com ela, o Cadin é um importante instrumento de gestão das contas públicas, que garante a higidez nas contratações e operações que envolvam recursos públicos, e também a eficiência na cobrança dos créditos titularizados pelo setor público federal. Para a procuradora-geral, a nova solução é uma grande entrega, não só para os usuários de todo o setor público federal, mas para toda a sociedade brasileira, que terá a sua disposição os instrumentos necessários ao pleno exercício do direito à informação.

Facilidade para o cidadão, inteligência para o Estado

Também presente à mesa da cerimônia, o presidente do Serpro, Alexandre Amorim, ressaltou a colaboração estreita entre a estatal e a PGFN na reformulação do Cadin, enfatizando a importância da criação de uma plataforma moderna e de fácil usabilidade, focada nas necessidades dos cidadãos e contribuintes. Amorim citou as principais inovações do sistema, incluindo a gestão aprimorada das inscrições, a integração com cerca de 600 órgãos e entidades federais, e a nova funcionalidade que permite aos cidadãos verificarem sua situação de débito de forma simples e eficiente através da plataforma Gov.br.

Segundo ele, o desenvolvimento da nova versão do cadastro teve como principais objetivos tornar a vida do cidadão mais fácil e as operações do Estado mais eficientes, prevendo uma economia significativa de tempo tanto para os contribuintes quanto para os funcionários públicos. “Ao centralizar todas as informações de inadimplência é possível ser mais assertivo na recuperação das dívidas e também até atuar preventivamente para análises de padrões comportamentais e, de forma proativa, agir para que débitos sejam evitados. A solução representa um ganho de inteligência que colabora para arrecadação e, por consequência, com a sustentabilidade fiscal do país”, destacou Alexandre Amorim, presidente do Serpro.

Evolução contínua

Para a procuradora da Fazenda Nacional e líder da equipe responsável pelo desenvolvimento do novo Cadin, Alessandra Freixo, essa entrega é apenas o início de um percurso voltado à inovação na gestão das contas públicas e no aprimoramento do serviço prestado ao cidadão. “Por sua importância para a administração pública federal e para o cidadão, nós, enquanto gestores do sistema, assumimos o compromisso de mapear as necessidades do usuário final do serviço para transformá-las nas melhorias, no acesso à informação e nos fluxos de trabalho das instituições interessadas. E é com essa diretriz que nós renovaremos a cada dia esse compromisso”, afirmou Alessandra no encerramento da cerimônia.

Sobre o Cadin

O "Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados do Setor Público Federal" é uma ferramenta essencial para o cidadão entender seu relacionamento financeiro com o governo federal, permitindo acesso e consultas online de eventuais pendências.

Criado na década de 90, o Cadin foi, até 2021, gerido pelo Tesouro Nacional e operacionalizado pelo Banco Central (Bacen). De dois anos pra cá, ele se tornou responsabilidade da PGFN, que encomendou ao Serpro, empresa pública de tecnologia do governo federal, uma reformulação completa do sistema.

Além de centralizar as informações de inadimplência, permitindo uma gestão mais eficiente dos débitos, o Cadin é utilizado por bancos públicos e privados, para avaliação de crédito, e também por todos os órgãos da esfera federal, na hora de avaliar fornecedores em processos de licitação.

A nova versão da ferramenta entrou em operação no último dia 6, mas foi oficialmente anunciada para a sociedade na tarde desta quinta-feira, 14 de dezembro, por meio de uma live transmitida pelo canal da PGFN no Youtube.

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico