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Governo Eletrônico
Serpro e prefeitura de Florianópolis discutem parceria tecnológica

Unir forças e elaborar uma abordagem colaborativa para impulsionar a inovação, resolver desafios em comum e aprimorar a entrega de serviços públicos à comunidade. Essa foi a proposta do encontro que reuniu o prefeito de Florianópolis, Topázio Silveira Neto, o diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, André de Cesero, e suas respectivas equipes nos dias 17 e 18 de julho, na capital catarinense.
Durante o encontro, a estatal apresentou casos de sucesso de desburocratização na esfera federal que podem ser direcionados para solução de problemas do município, com destaque para a aplicação da inteligência artificial na melhoria do atendimento ao cidadão e na racionalização de processos públicos.
"A prefeitura de Florianópolis tem priorizado a digitalização do atendimento à população, como forma de tornar mais ágil a nossa resposta às demandas dos cidadãos. Este encontro com o Serpro é parte dessa nossa iniciativa de trazer soluções inovadoras para qualificar ainda mais os serviços à sociedade e otimizar os custos do município", afirmou o superintendente de Governo Eletrônico de Florianópolis, Marcos Lichtblau.
O diálogo construtivo em benefício da comunidade também foi ressaltado pelo diretor André de Cesero. “Nosso papel aqui é ouvir e entender as dores da gestão municipal e mapear as demandas de TI da prefeitura e suas secretarias, com o intuito de discutir alternativas que facilitem a vida do cidadão e produzam redução de custos e aumento da arrecadação”, pontuou.
Serviços em nuvem
Uma das soluções discutidas foi o Serpro MultiCloud, plataforma que permite acesso por demanda a um conjunto compartilhado de recursos computacionais configuráveis e de alta performance. Entre as potencialidades da tecnologia em nuvem estão a desoneração do custo atual alocado em TI e a ampliação das possibilidades de utilização de novas tecnologias pela prefeitura. A proposta contempla a transferência dos serviços de bancos de dados e dos serviços de aplicação, com possibilidade de aproveitar a Infovia para aumentar a velocidade de disponibilidade dos dados.
“Conectar governo e sociedade é a missão que o Serpro vem cumprindo com êxito no governo federal há mais de 58 anos. Nossa ideia, aqui em Florianópolis, é transpor essa expertise para o ecossistema de TI do município, contribuindo com soluções para gestão, produtividade e atendimento eletrônico ao cidadão. Vejo um enorme potencial nas ferramentas, no conhecimento de negócio e na competência técnica das nossas equipes para contribuir com o movimento de transformação digital da cidade”, completou o diretor do Serpro.