Notícia
Cooperação
Serpro e PUC Minas estudam parceria técnica e educacional

A Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) iniciaram as discussões para assinatura de um acordo de cooperação que vai envolver a colaboração em pesquisa, a oferta regular de capacitação para os profissionais da estatal, cessão de espaços e a possiblidade de vagas de estágio no formato de residência para os estudantes da universidade.
O desenho do acordo teve início na manhã desta quarta-feira, 28 de setembro, em reunião no gabinete do reitor da PUC-MG, Luís Henrique Eloy e Silva. Com a presença do diretor-presidente do Serpro, Alexandre Amorim, a agenda foi solicitada e apoiada pelo deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG). O parlamentar tem reconhecido trabalho junto a instituições de ensino em Minas, em especial com universidades e centros de ensino técnico.
De acordo com o Alexandre Amorim, a empresa está em busca de um modelo de educação, formação e desenvolvimento para os empregados do Serpro que dialogue com as instituições de ensino que fazem a diferença em tecnologia e em inovação. “Queremos integrar o ecossistema de pesquisa e inovação da PUC e ajudar a pensar os modelos de formação para o profissional 4.0, em áreas como segurança, desenvolvimento, inteligência artificial, blockchain. Estamos transformando nossa regional aqui em Belo Horizonte em um hub de inovação e queremos a participação também dos estudantes da PUC como atores nesse espaço, estagiando junto a nossas equipes”, anunciou.
O reitor da PUC Minas se disse muito honrado com a escolha da universidade como instituição parceira e aproveitou para destacar a importância da promoção de valores humanísticos em todas as áreas de formação, em especial a da tecnologia, responsável por transformações cada vez mais aceleradas na vida da sociedade. “Meu ideal de gestão, além de manter a excelência que a nossa universidade já tem, é investir em inovação. Essa parceria será importante para dar visibilidade aos nossos valores, porque eu acredito que além da competência esperada da formação, nós também acreditamos na ética e nos princípios que colaboram com uma boa formação do sujeito e num ambiente de construção humanitária”, pontuou.
Empresa + Academia
Desde o início da atual gestão, a empresa tem dado importantes passos na retomada do diálogo e na construção de parcerias com instituições de ensino, planejando e realizando uma extensa agenda de encontros pelo país. O último deles, realizado no dia 3 de setembro na Regional Belo Horizonte do Serpro, contou com a presença, além da PUC MG, de representantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), da Sociedade Mineira de Software (Fumsoft).
"Estabelecer laços com instituições de ensino e universidades é mais uma forma de demonstrarmos o compromisso do Serpro com a inovação e o avanço tecnológico. Estamos somando forças para promover a geração de conhecimento e assim criar novas soluções que contribuam para melhorar a vida da sociedade", completou Amorim.