• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Noticias 2023  ›  Serpro e governo de Minas discutem parceria tecnológica
Info

Notícias

notícias

Notícia

Cooperação

Serpro e governo de Minas discutem parceria tecnológica

Proposta da empresa é disponibilizar sua expertise e as soluções aplicadas no âmbito federal para auxiliar a transformação digital de estados e municípios
Reunião entre Serpro e representantes do governo de Minas Gerais foi realizada na Regional Belo Horizonte
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
por Comunicação do Serpro — 28 de abril de 2023

Somar forças e estabelecer um processo cooperativo a fim de acelerar a inovação, a solução de problemas em comum e a melhoria geral da prestação de serviços públicos para a população. Essa foi a proposta do encontro que reuniu representantes do governo de Minas Gerais e do Serpro nesta quinta-feira, 27 de abril, em Belo Horizonte.

A reunião foi realizada na regional mineira da estatal, onde se discutiu estratégias bem-sucedidas de uso da tecnologia na gestão pública e oportunidades de atuação conjunta. O governo quer trazer grandes eventos de TI ainda esse ano para o estado, assim como fomentar o desenvolvimento de startups para consolidação de polos tecnológicos em Minas. Linha de ação congruente à da empresa, que pretende ingressar nos circuitos regionais de eventos e que também já conta com um estabelecido programa de Corporate Venturing, o Serpro Ventures.

Durante o encontro, o Serpro apresentou cases de sucesso de desburocratização na esfera federal que podem ser transpostos para solução de dores de estados e municípios, com destaque para a aplicação da inteligência artificial na melhoria do atendimento ao cidadão e na racionalização de processos públicos.

Figital: convergência do físico, digital e social

“Conectar governo e sociedade é a missão do Serpro. Isso nós já fazemos com êxito na esfera federal, mas agora estamos estendendo para estados e municípios. Nossa ideia, aqui em Minas, é participar do ecossistema que está sendo criado aqui, contribuindo com soluções para pessoas físicas, jurídicas e para o governo. Queremos disponibilizar também a regional Belo Horizonte do Serpro como um ambiente figital para somar na cena de transformação digital do estado”, declarou Jacimar Gomes Ferreira, superintendente de Relacionamento com Clientes de Novos Negócios do Serpro.

De acordo com Bruno Araújo Oliveira, subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Minas Gerais, um dos quatro pilares do plano de trabalho do governador é a transformação digital. “Temos conversado bastante com o Serpro sobre oportunidades que podemos levar para o estado, soluções para problemas dos mais diversos setores, para que possamos atender cada vez melhor o cidadão mineiro e as empresas de Minas Gerais”, pontuou. Para ele, essa transformação deve ser qualificada, não apenas transformar formulários físicos em digitais. "Queremos embarcar a inteligência artificial e trazer as melhores oportunidade do mercado para promover uma transformação digital por completo do estado e, num próximo momento, linkar isso também com os municípios”, destacou o subsecretário.

Para Alexandre Gonçalves de Ávila, superintendente de Relacionamento com Clientes de Governo Digital do Serpro, a reunião foi muito produtiva. Segundo ele, há um enorme potencial nas ferramentas, no conhecimento de negócio e na competência técnica das equipes da estatal para contribuir na cena tecnológica do estado e seus municípios. “O Serpro já tem contratos com outros entes da federação, mas esse movimento que iniciamos aqui em Minas, e que pretendemos estender no país, tem um perfil diferente, mais colaborativo, somando forças para dar resposta a grandes e pequenas questões, de sistemas estruturantes ao atendimento do cidadão nos menores municípios do Brasil”, completou.

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico