Notícia
Serviços públicos
Presidente do Serpro participa da 1ª oficina de construção da Estratégia Nacional de Governo Digital

O presidente do Serpro, Alexandre Amorim, participa nesta terça-feira, em Porto Alegre/RS, da 1ª oficina regional de construção colaborativa da Estratégia Nacional de Governo Digital, organizada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. De acordo com o MGI, nesta etapa, serão colhidas as contribuições da sociedade civil, academia, organizações internacionais, setor privado e de representantes de órgãos que atuam com governo digital nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
“Esses encontros são a materialização do restabelecimento do pacto federativo. E a participação do Serpro, um dos maiores parceiros de tecnologia do governo federal, é indispensável. Nós também queremos escutar para conhecer mais a experiência dos usuários de serviços públicos, isso transforma e melhora a nossa atuação", afirmou o presidente Amorim.
Estratégia participativa
A construção participativa da Estratégia Nacional de Governo Digital foi anunciada pelo MGI no dia 2 de agosto, com o objetivo de elaborar colaborativamente um conjunto de recomendações para a transformação digital da administração pública. A titular do Ministério da Gestão, Esther Dweck, destacou a importância do debate plural e de assegurar que a população brasileira faça parte das diversas estratégias do governo federal. “É momento de retomada do diálogo federativo e da participação social. E sem deixar ninguém para trás, garantindo que os benefícios do governo digital cheguem, de fato, aos cidadãos”, afirmou.
Sobre a participação do Serpro na construção da estratégia, o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, ressaltou o papel da empresa na transformação digital do país, já que o Serpro provê um alicerce desse processo que é a plataforma Gov.Br. "Fundamental os esforços que a empresa vem fazendo para elevarmos o patamar de prestação de serviços digitais para o cidadão", disse Mascarenhas.
1ª oficina
A oficina Regional Sul ocorrerá no Instituto Caldeira, no bairro dos Navegantes, na capital gaúcha, neste 15 de agosto, das 8h às 18h. Os interessados em participar do evento devem preencher o formulário de inscrição. Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail nacionalgovbr@gestao.gov.br. Como as vagas são limitadas, é necessário esperar a confirmação da participação, que será encaminhada pela equipe do MGI. A realização desta oficina conta com a colaboração do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Próximas agendas
A construção colaborativa terá oficinas de debates em cinco capitais para colher sugestões de todas as regiões do país. As próximas rodadas acontecerão em Fortaleza (Nordeste), em 1º de setembro; Rio de Janeiro (Sudeste), em 21 de setembro; Manaus (Norte), em 4 de outubro; e em Goiânia (Centro-Oeste), em 18 de outubro. Leia mais aqui.