Notícia
Soluções de Trânsito
Renave é um dos destaques de congresso da Fenabrave

Realizado em São Paulo, entre os dias 22 e 24 de agosto, o 31º Congresso & ExpoFenabrave é considerado o maior evento da América Latina e a segunda maior convenção do mundo no setor de distribuição de veículos automotores. O Serpro esteve presente com um estande na área de exposições, onde pode demonstrar o Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave).
De acordo com Brenno Sampaio, superintendente de Relacionamento com Clientes do Serpro, a tecnologia despertou um grande interesse do público presente ao evento. “Desenvolvido pelo Serpro para a Senatran, o Renave tem como principais objetivos trazer segurança jurídica e facilitar o crédito para todo o processo de transferência veicular que acontece no Brasil. Nossa presença neste importante evento visa ampliar cada vez mais a adesão da tecnologia entre os lojistas. Estamos falando de mais de sete mil concessionários representados pela associação e nosso intuito é levar o Renave para as pontas, em todas as lojas de revenda de carros, sejam veículos zero quilômetros ou veículos usados”, afirmou.
A participação do Serpro no 31° Congresso & ExpoFenabrave também foi exaltada pelo diretor de Relacionamento com Clientes da estatal, Andre de Cesero, que avaliou o evento como uma grande oportunidade de captação de clientes e de prospecção de ideias para o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas. “Estamos mantendo nossa pegada de sempre, ou seja, atentos em como podemos levar a inteligência e a parceria de governo para atender todo um ambiente de negócio privado. A distribuição de veículos automotores é um setor de extrema relevância para o país e que mexe com números bastante significativos. Estamos falando de financeiras, de concessionários, de consórcios, de um ecossistema de negócios completo em que o Serpro se insere de forma estratégica. Imaginamos que, além da divulgação do Renave, sairemos daqui com novas alternativas e possíveis soluções futuras a desenvolver”, analisou.
Renave
O Renave é um sistema que permite que revendedoras e concessionárias realizem a transferência de veículos de maneira completamente digital. Seu funcionamento é simples: ao realizar a compra ou venda de um veículo, o estabelecimento faz a comunicação online da transação e verifica os dados nos sistemas nacionais e estaduais para verificar possíveis impedimentos, débitos ou restrições ao bem. A transferência é concluída com a emissão da nota fiscal eletrônica (NF-e) e a transferência automática da propriedade do veículo.
“A solução integra todos os representantes, lojistas e concessionários ao sistema nacional Renavam e aos Detrans estaduais, desburocratizando o processo de transferência veicular, reduzindo custos e aumentando a agilidade dos negócios”, explicou Lucelia Matsumoto, gerente de Digitalização de Serviços de Trânsito no Serpro, também presente nos três dias do evento.
De acordo com ela, a participação da estatal na exposição permitiu uma convivência mais próxima com representantes de toda a cadeia produtiva do setor. "Pudemos perceber que não só o mercado de empresas concessionárias, mas também o mercado financeiro tem muito interesse em consumir dados do Renave. Isso foi bem interessante de ver e nos permitiu a geração de vários insights sobre a evolução da solução. Essa é a importância de estar em um evento grande como esse, de estar mais perto do nosso público para entender e responder às suas necessidades”, completou.
O evento
De acordo com a Fenabrave, o setor de distribuição de veículos automotores representa 5% do PIB nacional, gera mais 300 mil empregos diretos e reúne 7,4 mil empresas concessionárias em mais de mil cidades brasileiras.
Esse foi o público principal do evento, que este ano teve a oportunidade de entrar em contato com novos conceitos e tendências apresentados por especialistas em auditório único para todos os participantes. Na pauta, os rumos da economia, da política e do setor em seus diversos aspectos, incluindo tecnologia, pessoas, experiências e modalidades de negócios que podem reconfigurar as oportunidades das empresas concessionárias.