Notícia
Sistemas de Trânsito
São Paulo capital já faz parte do SNE

A partir de hoje, 1º de junho, os motoristas paulistanos vão poder receber, pelo celular, multas de infrações de trânsito cometidas no município e realizar o pagamento com até 40% de desconto. A prefeitura da capital agora integra o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), tecnologia desenvolvida pelo Serpro para a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Desde o mês de maio, todas as multas do Estado já podiam ser recebidas por meio da tecnologia.
As prefeituras de Amparo, Campinas, Pindamonhangaba, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Pedregulho, Itararé, Vargem Grande do Sul e Taubaté também fazem parte do SNE. Araçatuba também passa a integrar o sistema juntamente com a capital.
"O Sistema de Notificação Eletrônica é uma ferramenta relevante para atingirmos nosso objetivo de promover uma gestão de trânsito mais eficiente e descomplicada em todo o país. Por isso, desde o início da atual gestão, o Ministério dos Transportes tem se empenhado em reforçar com cada órgão de trânsito do Brasil a importância de fazerem parte do SNE", afirma o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão.
Como obter o desconto
Para ter direito ao desconto de 40%, o proprietário ou condutor do veículo deve fazer seu cadastro no Gov.br e aderir ao SNE no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, habilitar o veículo no aplicativo da CDT, disponível na AppStore e Google Play, ou no Portal de Serviços Senatran. O motorista precisa também reconhecer que cometeu a infração de trânsito. Pessoas jurídicas também podem utilizar o sistema, mas apenas no ambiente web.
Uma vez que o proprietário e/ou o condutor estejam habilitados no sistema, eles passarão a receber, de forma eletrônica, todas as notificações de infrações dos órgãos autuadores que já realizaram a adesão. Também é possível conhecer detalhes de cada multa, reconhecer o cometimento da infração, copiar o código de pagamento e, ainda, realizar a indicação do condutor responsável pela infração.
Celeridade na comunicação de infrações
O Sistema de Notificação Eletrônica é uma solução tecnológica desenvolvida pelo Serpro, maior empresa pública de tecnologia do Brasil, para a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Ao criar o SNE, um dos desafios enfrentados pelo Serpro foi agilizar e coordenar a comunicação de infrações de trânsito entre os diversos órgãos autuadores em todo o país, que tem uma dimensão continental. Clique aqui e conheça os órgãos que já fizeram adesão à tecnologia.
A solução foi estruturada para garantir não só a celeridade no envio das notificações, mas também para estar integrada diretamente com o Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), permitindo acesso imediato às infrações cometidas em unidades federadas diversas daquela onde o veículo estiver licenciado.
Além do Renainf, o Serpro integrou o SNE às outras bases nacionais, como ao Renach (Registro Nacional de Carteira de Habilitação) e ao Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). Para o usuário final, o SNE também faz integração com o aplicativo da CDT e com o Portal da Secretaria Nacional de Trânsito, já conhecidos do grande público.
Tecnologia envolvida
O Serpro construiu o SNE usando como base tecnológica o que há de mais avançado no mercado de desenvolvimento. Em seu núcleo, o sistema junta mensageria, big data, alto poder de processamento e resiliência para entregar os melhores resultados. Além do acompanhamento e gestão das notificações e multas do proprietário atual do veículo, o SNE permite as chamadas "notificações para terceiros”, que incluem o proprietário à época do cometimento da infração, o principal condutor (quando quem conduz habitualmente o veículo não é o proprietário, como no caso de motoristas particulares) e o condutor infrator (quando a infração é cometida por outro condutor, como no caso de empréstimo do veículo).
O SNE foi desenvolvido na linguagem de programação Java, amplamente usada para codificar aplicações web. É hospedado na nuvem própria do Serpro, o Estaleiro. Seu Core usa processamento de eventos com Kafka e banco de dados postgres. É também uma solução backend, ou seja, é nela que ocorre todo o processamento e tratamento de dados gerados pelas solicitações dos usuários.