Notícia
Transformação Digital
Serpro Day reúne lideranças municipais de TI em Brasília
Um encontro de lideranças municipais de TI que participam do dia a dia da transformação digital do Brasil, assim foi o Serpro Day, realizado nesta quinta-feira, 20 de julho, em Brasília. Com a presença de representantes de seis capitais e de outras cidades de médio e pequeno porte, esta foi uma primeira iniciativa de integração e cooperação entre a empresa pública federal e parceiros municipais na construção da cidadania digital no país.
"Nosso desafio é viabilizar a inovação em serviços digitais para todas as pessoas, cumprindo o nosso chamado de tornar o Brasil um país mais inclusivo e transparente, com um Governo Digital que simplifique a vida de todo cidadão e cidadã", afirmou o presidente de Serpro, Alexandre Amorim. O “Serpro Day" é um evento destinado a discutir problemas comuns e também específicos de cada localidade e encontrar soluções que possam ser adotadas pelas prefeituras brasileiras no atendimento à população.
“Não estamos falamos apenas de clientes, mas de cidadãos, que pagam tributo e têm direito constitucional à prestação de serviços públicos de qualidade”, anunciou Amorim. Segundo o presidente do Serpro, uma das orientações do governo federal é justamente fortalecer a capacidade tecnológica dos municípios, já que esses entes federativos representam a ponta do atendimento da administração pública ao contribuinte.
Primeiro encontro
O Serpro Day também foi o primeiro encontro entre a empresa pública e a Anciti, associação criada em 2021, que hoje reúne entidades municipais de TIC de 50 prefeituras de todo o país. “Os fundadores da Anciti estão aqui presentes e podem comprovar que nosso foco, desde o início, são as parcerias. Dentre as prefeituras aqui representadas, já temos várias com iniciativas exemplares, que têm uma aderência que pode ser potencializada ainda mais pelo Serpro, essa força nacional com um sólido histórico em desenvolvimento”, disse o Johann Dantas, presidente da associação e diretor-presidente da Prodam, empresa de economia mista de TIC vinculada ao Município de São Paulo.
"O recado é esse mesmo: construir em conjunto. Nós temos ferramentas, maturidade e profissionais para isso. E esse é o objetivo fundamental da Anciti: colaborar e reutilizar soluções, sem precisar reinventar a roda. Temos muito o que fazer coletivamente e também levar tecnologia de qualidade com preço acessível a outras cidades de menor potencial, para que os serviços cheguem com ainda mais qualidade ao cidadão", acrescentou o diretor de Operações do Serpro, Leandro Moreira Garcia.
Para André de Cesero, diretor de Relacionamento com Clientes da estatal federal, também é preciso haver celeridade na decisão e implantação das tecnologias. “As conquistas têm que ser feitas muito rapidamente, porque os governos passam rápido. Vocês estão na última milha, e queremos saber quais oportunidades vocês enxergam para criarmos as soluções de maneira conjunta”, acrescentou.
Protocolo
Na ocasião, o Serpro e a Emprel, empresa municipal de informática que presta serviços ao município de Recife, celebraram um protocolo de intenções. O objetivo do acordo é buscar iniciativas de cooperação e avaliar soluções voltadas as Cidades Inteligentes, de modo recíproco, entre os ambientes de tecnologia das empresas do município e do governo federal. “Hoje temos um encontro interfederal, um grupo com uma alta responsabilidade de contribuir para um Brasil melhor”, disse o presidente da Emprel, Bernardo D’Almeida.
O evento prosseguiu com a apresentação de quatro palestras do corpo técnico do Serpro, que tratou dos temas segurança, desenvolvimento de soluções de identificação biométrica no governo, transformação digital e inovações e parcerias no setor público.
Segurança
O gerente de Gestão de Segurança Cibernética, Tiago Iahn, tratou do que talvez seja o maior medo de quem administra qualquer banco de dados: as vulnerabilidades. Segundo Iahn, hoje a média do mercado mundial, é de 2.500 novas falhas de segurança reportadas ao mês. Um mapa de incidentes apresentado comprova que bancos, governos, e atém mesmo empresas de segurança da informação estão longe de estar imunes aos riscos de vazamento. Para contribuir com um ambiente de informação seguro, o Serpro publica, gratuitamente, uma “lista de reputação” que é consultada, em mérida, 10 mil vezes ao dia, expondo novos hackers. “Só em 2023, divulgamos 3 milhões de logs únicos a serem bloqueados pelos usuários”, relata o gerente.
Biometria
Em seguida, o gestor do Centro de Excelência em Análise de dados e IA do Serpro, Carlos Rodrigo Lima, falou sobre uma verdadeira revolução surgida a partir da crise gerada pela pandemia: o boom do atendimento eletrônico por parte do governo e o desenvolvimento da biometria como forma de identificação do cidadão. O resultado do esforço liderado pelo Serpro, foi a criação do AIBIO: o ecossistema biométrico da empresa pública, que oferece 14 serviços, incluindo prova de vida e validação, conferência e confirmação de identidade. É uma tecnologia que só é possível graças a uma base de dados formada por 220 milhões de imagens de faces e 2 bilhões de impressões digitais, dentre outras informações. “Seguramente, uma das maiores plataformas biométricas do mundo”, avalia Carlos.
Cidades GOV.BR
O Serpro também não podia deixar de falar sobre um ambiente que é considerado o maior portal de serviços de governo do mundo, o GOV.BR, além de uma outra plataforma especialmente destinada aos municípios, o Cidades GOV.BR. Considerado o motor da modernização dos municípios brasileiros a solução e especialmente destinada aos mais de 5500 prefeituras do país, que precisam oferecer serviços públicos de forma simplificada e abrangente a todos os cidadãos. Uma realidade que, muitas vezes, enfrenta orçamentos limitados e níveis bastante diferentes níveis de maturidade tecnológica.
O Cidades GOV.BR é uma ferramenta que permite não só a oferta de serviços públicos online, mas oferece um verdadeiro portal personalizado para os municípios. O ambiente possui integração direta com o GOV.BR. Ou seja, os cidadãos podem utilizar o mesmo login e senha, tanto na plataforma de serviços de governo federal, quanto na municipal. "Isso contribui para combater a burocracia, modernizar os processos de trabalho e estabelecer um canal direto de comunicação com a população. E ainda é benéfica para o cidadão, que ganha acesso a serviços públicos , acompanhamento online de suas solicitações, além das informações relevantes sobre sua cidade", explica a gerente.
Parcerias
Por fim, Éder Luís Silva, gerente do departamento de Análise de Viabilidade de Oportunidades Inovadoras e Parcerias do Serpro, discutiu como fazer contratações públicas com inovação. O gerente falou sobre o Serpro MultiCloud, principal parceria da empresa pública, que inclui pesos pesados como Google, Huawei, Microsoft e Amazon Web Service. Também apresentou o Serpro Booster, que permite a aceleração de startups fornecendo descontos para consumo de APIS, treinamentos e serviços do Serpro.
Participantes
Estiveram representados no Serpro Day, os municípios de Belo Horizonte, Curitiba, Recife, Rio de Janeiro, São Luís e São Paulo, além de Araguaína (Tocantins), Imperatriz (Maranhão), Nova Lima (Minas Gerais) e Jundiaí (São Paulo). O evento foi promovido pelo Serpro e pela Associação Nacional das Cidades Inteligentes (Anciti). Veja o álbum de imagens.