Notícia
Cooperação
Serpro fortalece vínculos com instituições públicas e privadas no Ceará

Da esquerda para a direita: o presidente da Etice, Valdeci Rebolças, a vice-governadora do Estado do Ceará, Jade Romero, e o presidente do Serpro, Alexandre Amorim. Crédito da foto: Instagram @jaderomero
O presidente do Serpro, Alexandre Amorim, está em Fortaleza cumprindo, nos dias 4 e 5 de julho, um conjunto de agendas internas e externas. Nesta terça-feira, o executivo da estatal federal se reuniu com a vice-governadora e secretária das Mulheres do Estado do Ceará, Jade Romero. Amorim também participou do Encontro do Ecossistema de Inovação do Ceará, realizado no Sebrae, que reuniu instituições públicas e privadas.
"Representando o governador Elmano de Freitas, estive reunida com o diretor-presidente da empresa Serpro, Alexandre Gonçalves de Amorim, e com o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Valdeci Rebolças. Tratamos sobre parcerias e implementação de soluções tecnológicas para as mais diversas áreas de atuação do governo, promovendo também inclusão digital para os cearenses", destacou Jade, em seu perfil no Instagram, logo após o encontro.
A agenda com a vice-governadora e no Sebrae faz parte de uma estratégia que busca somar forças para impulsionar a modernização da relação entre Estado e cidadãos no Brasil. Na ocasião, foi assinado um acordo de cooperação técnica entre o Serpro e a Etice. Na quarta-feira, 5, Amorim se encontrou com o prefeito de Fortaleza, José Sarto, ocasião em que discutiu oportunidades de parceria entre o município e a estatal (foto à esquerda).
“O Serpro tem um papel fundamental de criar conexões entre agentes de tecnologia e inovação em todo o país com o objetivo de aprimorar os serviços prestados a cada brasileiro. Por isso, adotamos uma agenda qualificada nos estados e municípios, demonstrando como a empresa pode apoiar essa transformação digital nas regiões”, declarou Alexandre Amorim.
Promovendo inovação
No encontro promovido pelo Sebrae, no dia 4, o presidente Amorim e o assessor especial André Agatte interagiram com autoridades como a secretária de ciência e tecnologia do estado do Ceará, Sandra Monteiro, e o presidente do Iracema Digital, Mauro Oliveira, instituto que se define como um hub do ecossistema de TICs. Na pauta, foi discutido como a empresa pode contribuir na interação entre governo e a iniciativa privada, promovendo a transformação digital do estado.
O presidente apresentou os serviços oferecidos, a participação nas soluções tecnológicas do governo federal e a inserção nos estados, por meio do relacionamento com as Prods, as empresas públicas estaduais de TI (foto à direita). Em especial, foi destacado o projeto do Serpro de criar uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), com o objetivo de fomentar iniciativas, captar recursos, lançar editais e outras atividades.