• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Noticias 2023  ›  Serpro debate identidade digital e serviços públicos na Futurecom
Info

Notícias

notícias

Notícia

Negócios

Serpro debate identidade digital e serviços públicos na Futurecom

Empresa apresentou soluções e participou de discussões sobre inovação tecnológica na América Latina
Maira Cristine Silva participou do painel na Futurecom 2023.png
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
por Comunicação do Serpro — 05 de outubro de 2023

O Serpro marcou presença na Futurecom 2023, realizada em São Paulo, de 3 a 5 de outubro. Especialistas da empresa apresentaram as soluções de validação de identidade e de informações em estande e debateram diferentes temas em palestras e painéis. O evento reuniu diversos atores do setor de telecom e TI da América Latina, contando com cerca de 30 mil visitantes.

No estande, montado com materiais reciclados, a estatal federal apresentou uma variedade de soluções inovadoras, incluindo o Datavalid e a Plataforma de Inteligência de Negócios (PIN). Ao longo dos três dias, a equipe de negócios esteve em ação, realizando prospecções de clientes e ampliando sua rede de contatos no setor. Além da exposição dos produtos, a empresa se destacou na programação do evento, com palestras e participação em painéis.

Transformação e adaptação

Henrique Matiello na Futurecom.jpgO gestor de Negócio para Mercado Privado do Serpro, Henrique Mattiello, integrou o painel "Transformação e Adaptação: Mudanças Promovidas pelo Contactless, Carteiras Digitais, PIX, Biometria e Outros Métodos de Pagamento". O debate enfatizou a segurança em operações financeiras frente às ameaças cibernéticas e a importância de educar a sociedade para reduzir riscos.

Mattiello destacou a missão do Serpro em conectar governo e sociedade por meio de soluções digitais, enfatizando o compromisso da empresa com a educação digital e a garantia de identidade.

Garantia de identidade é desafio para os mercados

Para o gestor, outro grande desafio, especialmente no mercado financeiro, é a garantia de identidade. “Devemos fortalecer a confiança entre as partes, tanto as que buscam serviços quanto as que os fornecem. Nesse sentido, o Serpro contribui com soluções como o Datavalid, que realiza avaliações biométricas, e serviços como Consulta CPF e Consulta Dívida Ativa, todos eles auxiliando na confirmação da identidade das pessoas e na compreensão do cliente", afirmou Mattiello.

O representante do Serpro ressaltou que a empresa oferece um robusto conjunto de soluções, baseado na integração com bases oficiais de governo e impulsionado pela inovação tecnológica. “Essa combinação nos posiciona como um parceiro de extrema confiabilidade para verificar a autenticidade das informações. Alcançamos resultados excepcionais ao unir uma base de dados altamente confiável com a tecnologia de ponta que o Serpro proporciona ao mercado", concluiu.

Conectividade e inclusão

A superintendente de Operações do Serpro, Maira Cristine Silva, participou do painel "Como a Conectividade Pode Transformar a Vida do Cidadão e Impactar na Economia e nas Questões Socioambientais" na trilha FutureGov. As ações voltadas à inclusão de grupos minorizados, as inovações do Gov.Br e do Cidades Gov.Br, a implementação de inteligência artificial em serviços para a população e a segurança da informação foram alguns tópicos abordados pela especialista da estatal.

Maira Silva lembrou da atuação do Serpro na Marcha das Margaridas, quando disponibilizou internet, emitiu certificados digitais gratuitamente e prestou suporte para o uso dos serviços da plataforma Gov.Br às participantes da iniciativa popular. “Foi uma participação muito enriquecedora. Estamos vendo que o Serpro pode atuar para além do governo federal, conseguindo alcançar diretamente a sociedade como um todo”, celebrou.

Conexão com os municípios

Para a superintendente, a empresa está também ampliando a participação na vida dos municípios, citando a plataforma Gov.Br, cujo acesso integra outra solução da empresa, o Cidades Gov.Br. “Um município que quiser ter essa parceria, o Serpro dará todo o apoio necessário. Assim, o município estará mais próximo do governo, prestando mais e melhores serviços a sua população, e isso será muito importante para todos”, avaliou.

Sobre Inteligência Artificial, Maira Silva destacou como a estatal está potencializando seus serviços com uso de IA, exemplificando com o Embarque Mais Seguro, que usa reconhecimento facial no embarque aéreo de passageiros, A superintendente ainda afirmou que o Ministério da Agricultura e Pecuária e Ibama são alguns dos clientes mais recentes a adotarem a tecnologia por meio do Serpro.

Identidade digital

Com a palestra “Além das Senhas: Como a Blockchain Está Moldando o Futuro da Identidade Digital”, o analista da área de Produtos de Software, Comunicação, Privacidade e Segurança, Marco Tulio Lima, aprofundou o tema da identidade digital. “Na minha apresentação, fiz um histórico do tema, desde o primeiro registro civil que teve no Brasil, em 1907, até as perspectivas futuras que o Serpro já vem trabalhando e acompanhando no mercado”, descreveu o especialista.

O Futurecom movimentou o universo da tecnologia em São Paulo. O evento é a principal plataforma de conteúdo e conexão com o setor de TIC na América Latina, há mais de 20 anos impulsionando a transformação digital, sempre combinando exposições, experiências, debates, networking e demonstrações sobre os impactos das inovações em praticamente todos os segmentos da economia. O evento reuniu mais de 250 marcas expositoras e 800 palestrantes, somando mais de 200 horas de conteúdo.

Notícias relacionadas

Futurecom Identificação digital: o desafio é superar as barreiras e culturas pelo mundo 04 de outubro de 2023

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico