Notícia
Cidadania
Serpro participou da 5ª edição das Caravanas Federativas, realizada no Maranhão
O Maranhão recebeu a quinta edição da Caravana Federativa, iniciativa do governo federal que objetiva reunir gestores públicos, prefeitos e equipes técnicas para discutir o desenvolvimento do estado. O evento foi realizado nos dias 23 e 24 de novembro no Centro de Comercialização de Produtos Artesanais (Ceprama), em São Luís.
A comitiva, composta por equipes de diversos ministérios e órgãos federais, ofereceu assistência na elaboração de projetos, obtenção de recursos e solução de problemas processuais. A meta é fortalecer a cooperação entre os governos federal, estadual e municipais, garantindo um acesso mais amplo aos serviços federais e resolvendo eventuais entraves que possam estar dificultando a adesão das prefeituras aos programas sociais atualmente disponíveis.
O Serpro esteve presente com um estande onde atendeu várias prefeituras interessadas nas soluções da empresa focadas em solucionar necessidades dos municípios, como o Cidades Gov.br, B-Cadastros, SNE, Radar e Whatsapp Business. “A Caravana Federativa é um momento no qual as prefeituras, sem precisar deslocar a Brasília, conseguem interagir com todos os ministérios para sanar questões referentes ao município. E o Serpro não podia faltar a esse esforço coletivo. Lá pudemos demonstrar como a tecnologia pode favorecer a gestão pública e melhorar o atendimento ao cidadão”, informou Carlos Alexandria, gerente de Negócio do Serpro.
Segundo ele, a empresa também aproveitou para iniciar uma parceria inovadora com os Correios, especificamente com a Superintendência dos Correios do Estado do Maranhão. Esta colaboração estratégica visa explorar as capacidades e redes existentes de ambos os parceiros para melhorar a gestão de infrações de trânsito em municípios com trânsito municipalizado. A parceria envolve a integração do Radar, solução de gestão de infrações de trânsito do Serpro, e o e-Cartas, sistema de envio de cartas registradas dos Correios, aprimorando a eficiência e a gestão do trânsito nas cidades envolvidas.
Transformação digital
André Agatte, assessor especial da Presidência do Serpro, destacou a importância da participação da empresa nas Caravanas Federativas como uma estratégia para fortalecer as relações com municípios brasileiros. Ele enfatizou que, como empresa pública, o Serpro tem a missão crucial de contribuir com a inovação e a modernização tecnológica do Estado. "É uma agenda de governo, conduzida pelo MGI, e nós, com nossa expertise em desenvolver soluções para municípios, temos condições de ser protagonistas neste processo", afirmou. Agatte também ressaltou a relevância do evento no Maranhão, que tem 217 municípios, a maioria com menos de 50 mil habitantes, onde o Serpro teve a oportunidade de apresentar seus serviços e reforçar laços com os governos municipais, estadual e federal.
Caravanas Federativas
As Caravanas Federativas desempenham um papel crucial em facilitar a comunicação entre os municípios e o governo federal, acelerando projetos e parcerias públicas. Com o tema: “União e reconstrução por uma nova relação federativa”, a inciativa já passou por Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e Palmas (TO). Após o evento do Maranhão, a previsão é de que ainda este ano seja realizada a Caravana no Ceará.