• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Noticias 2023  ›  Presidente do Serpro participa da missão internacional e-Gov Conference
Info

Notícias

notícias

Notícia

Intercâmbio

Presidente do Serpro participa da missão internacional e-Gov Conference

Delegação brasileira viaja à Europa para conhecer o ecossistema digital da Estônia e Finlândia e participar do evento de governo eletrônico
Mark Erlich, da Autoridade de Informações e Sistemas do governo da Estônia, e Alexandre Gonçalves de Amorim, presidente do Serpro
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
por Comunicação do Serpro — 01 de junho de 2023

De 28 de maio a 2 de junho, cerca de 120 representantes dos governos federal, estaduais e municipais, além de empresários e atores do terceiro setor brasileiro estarão na Estônia e Finlândia para trocar experiências sobre transformação digital e conhecer de perto os modelos de governo digital destes dois países líderes do continente em aplicação da tecnologia na gestão pública.

O diretor-presidente do Serpro, Alexandre Gonçalves de Amorim, integra a delegação com a missão de apresentar a experiência brasileira nesse fluxo global de modernização, em especial as iniciativas de sucesso da estatal na transformação digital do país. Na programação, além da participação no Congresso, estão previstos diversos encontros de networking, no quais os convidados poderão conhecer e trocar experiências com agentes da administração pública de diversos países do mundo.

"É uma satisfação representar a maior empresa pública de TI do mundo em uma missão tão relevante como essa. Participamos da programação riquíssima de conteúdo proposta pela organização da comitiva e realizamos também agendas especiais, com organismos internacionais e também com representantes de mais de diversos países. Aqui estamos conhecendo diferentes realidades e principalmente trocando experiências, conhecendo novas tecnologias e modelos de transformação digital da Estônia", apontou Amorim.

Ele participou de algumas reuniões paralelas, uma com a delegação do Serviço de Tecnologia de Informação e Comunicação das Finanças Públicas do Estado de Angola, tendo como pauta a elaboração de um termo de cooperação com o Serpro; se reuniu também com Merle Maigre, ex-diretora de cibersegurança da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), e participou, a convite de José Antonio Gomes Piras, embaixador do Brasil na Estônia, de um jantar contando com a presença de Aloysio Veiga, vice-presidente do TST.

Estônia

No primeiro dia da missão, na cidade de Tallinn, eleita uma das dez "Cidades Europeias do Futuro", os representantes brasileiros entraram em contato direto com a história da transformação digital da capital do país, os pilares para o governo digital no governo local e um resumo da relação entre principais setores do governo e a tecnologia.

Conheceram também, in loco, o projeto Ülemiste City, um parque empresarial criado em 2005 para ser um ambiente intelectual para jovens talentos estonianos e uma cidade de negócios inteligente, motor da economia. Hoje, com pessoas de mais de 73 países trabalhando, estudando e vivendo na região, que já tem quase 500 empresas, Ülemiste City gera um faturamento de mais de dois bilhões de euros por ano, sendo o terceiro maior contribuinte do país, responsável por um terço do total de exportações do setor de TI estoniano.

e-Governance Conference

No segundo e terceiro dia da missão, a delegação brasileira participa da 9ª edição, a e-Governance Conference, considerado o principal evento mundial na área de governança digital, que reúne estrategistas do setor público, tomadores de decisão e implementadores de políticas globais para traçar um caminho futuro para a transformação digital. A cerimônia de abertura da conferência contará com a participação da Primeira-ministra da Estônia, Kaja Kallas.

Na programação, destaque para os painéis "Como a inovação digital impulsiona a mudança social e econômica" e "A cibersegurança e o cidadão", além da palestra "Promover o engajamento dos cidadãos para um futuro próspero e inclusivo: o papel do governo".

Finlândia

Nesta quinta, a delegação embarcou para Helsinki, capital da Finlândia, onde foi recepcionada pela Finnish Digital Agency, órgão que promove a digitalização da sociedade finlandesa, garante a disponibilidade de informações e fornece serviços digitais aos cidadãos, apoiando-os na interação com o governo. Na pauta, discussões sobre o modelo de governo digital finlandês, coleta e administração de dados públicos; e segurança de dados.

Em seguida, houve encontro com o Embaixador do Brasil em Helsinki, Luís Antonio Balduíno Carneiro, que comandou uma mesa redonda sobre o fomento de iniciativas brasileiras na Finlândia.

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico