Notícia
Inclusão
Serpro promove palestra sobre neurodiversidade

O Abril Azul foi estabelecido pela ONU como uma forma de aumentar a conscientização das pessoas sobre o autismo em todo o seu espectro. Amanhã, 11, O Serpro participa do tema promovendo palestra sobre neurodiversidade, transmitida pelo canal da empresa no YouTube.
Os temas são: "O futuro é neurodiverso. Estamos preparados?" e "Eu acho que sou neurodiverso. E agora?". Essas perguntas serão respondidas com a ajuda da psicóloga Karla Sanches, especialista na área de Neuropsicologia Clínica, e do psiquiatra Tiago Figueiredo, doutor em Ciências Médicas pelo Instituto D'or e pós-doutorando pela Faculdade de Medicina da UFMG. O conteúdo será transmitido ao vivo, com participação pelo chat, e ficará disponível no canal.
Conhecer para incluir
O movimento da neurodiversidade tem como objetivo promover a inclusão total de pessoas que se encontram no espectro, garantindo que direitos individuais sejam compreendidos e respeitados. Como passo inicial, é essencial conhecer alguns termos:
- Pessoas autistas: são os indivíduos diagnosticados, especificamente, com o Transtorno do Espectro Autista.
- Neuroatípicos: indivíduos no espectro ou aqueles que apresentam alterações no funcionamento neurológico são chamados de neurodivergentes/neurodiversos. O termo serve para reconhecer as ricas diferenças, habilidades e forças que os indivíduos com autismo e outras neurodiversidades têm, em vez de tratá-las como déficits.
- Neurotípicos: são os indivíduos que não apresentam alterações no funcionamento neurológico, ou seja, não são diagnosticados com nenhuma neurodiversidade.
Público interno
Profissionais da empresa também podem acompanhar a palestra pelos serviços corporativos Assiste (streaming) e Chat.Serpro, para envio de perguntas. Participe!