Notícia
Intercâmbio
Serpro recebe Câmara de Comércio Árabe-Brasileira

A fim de conhecer em detalhes a expertise do Serpro em comércio exterior, a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira participou de uma reunião nesta terça-feira, dia 6 de junho, na sede da estatal, em Brasília. Na ocasião, os visitantes conheceram o Centro de Dados do Serpro e avaliaram positivamente a segurança e robustez do espaço.
“Os egípcios ficaram impressionados com os avanços brasileiros na área de comércio exterior e pretendem ter uma solução idêntica ao Portal Único do Comércio Exterior, produto que lhes salta aos olhos”, ressaltou o assessor de Projetos Estratégicos da Câmara, Estevão Carvalho. O portal é uma ferramenta administrativa que integra as atividades de registro e controle das operações de comércio exterior através de um fluxo único e computadorizado de informações.
O diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, André de Cesero, falou do esforço da empresa em levar a inteligência de governo para a iniciativa privada e para a melhoria do ambiente de negócios do país, sempre com o consentimento e autorização dos parceiros de Estado. “Essa ação também alcança os mercados internacionais. E nessa rede de integração, está a visita de vocês, que nos orgulha muito. Podemos usar a experiência do Portal Único do Comércio Exterior para a integração do mercado árabe com o Brasil com excelentes resultados”, destacou Cesero.
Para Estevão Carvalho, a evolução da tecnologia e as mudanças no comércio internacional despertaram na Câmara a necessidade de inovar para atender às novas demandas das empresas. “Em parceria com a IBM, desenvolvemos a plataforma Ellos, em blockchain, para a facilitação de comércio entre o Brasil e países árabes. Hoje são 22 países árabes com legislações, regras e diferentes níveis tecnológicos. Apesar de sermos uma instituição privada, a Câmara tem um caráter oficial, por ser reconhecida pela Liga Árabe. A Jordânia hoje aceita a documentação de exportação vinda do Brasil. O segundo país a manifestar interesse na nossa plataforma é o Egito”, explicou o assessor.
Diálogo contínuo
Há cerca de um mês, uma delegação egípcia esteve no Brasil para vivenciar a experiência do processo de comércio exterior brasileiro. Estevão comentou que a delegação ficou impressionada com os avanços demonstrados e maravilhada com a tecnologia desenvolvida pelo Serpro, oportunidade na qual demonstrou o interesse em manter contato com a estatal.
Para favorecer esse diálogo, a Câmara será a instituição responsável pela conexão entre o Serpro e a alfândega do Egito. Será avaliada a possibilidade de desenvolver uma tecnologia semelhante para a aduana do Egito. Há mais de 70 anos, a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira atua unindo brasileiros e árabes para promover o desenvolvimento econômico, social e cultural, tendo papel fundamental no desenvolvimento do relacionamento entre esses dois povos.