• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Noticias 2023  ›  Serpro finaliza UX Week e fortalece cultura de experiência do usuário na empresa
Info

Notícias

notícias

Notícia

Trasnformação Digital

Serpro finaliza UX Week e fortalece cultura de experiência do usuário na empresa

Evento reuniu mais de quinhentos participantes e promoveu quinze palestras sobre o tema
UX Week
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
por Comunicação do Serpro — 01 de junho de 2023

Durante quatro dias, o Serpro promoveu uma verdadeira imersão de seus empregados na cultura de UX (User Experience). O evento reuniu cerca de quinhentos participantes, que puderam tomar parte em quinze palestras sobre os mais diferentes aspectos da experiência do usuário. O encontro aconteceu em Belo Horizonte, de 23 a 26 de maio, e foi transmitido para todo o país.

"Essa iniciativa demonstra a evolução de maturidade dos times do Serpro para lidar em contextos complexos. Se no passado discutíamos como realizar melhoras de usabilidade em sistemas menos complexos, hoje pensamos em como mapear as jornadas em grandes soluções, como os sistemas integrados da Receita Federal. Antes avaliávamos processos muito voltados para análises especialistas; agora discutimos técnicas de pesquisa com usuários, acessibilidade (ESG) e definição e análise de métricas de UX. Tudo isso traz, para nossos clientes, a segurança de que o trabalho vai realmente transformar a solução", pontuou Yara Athayde, gerente de Desenvolvimento de Soluções de Experiência do Usuário e de Portais no Serpro.

Mobilização

“O Serpro se mobilizou para a UX week e contamos com a presença de toda alta liderança relacionada ao desenvolvimento de sistemas. O evento reforçou o compromisso da empresa em melhorar a experiência do usuário em suas soluções”, avaliou Lílian Yamada, que faz parte da área de Gestão de Demandas de Experiência do Usuário na empresa.

A ideia do evento foi possibilitar um alinhamento ainda maior às necessidades dos clientes e aumentar a acessibilidade em UX, visando oferecer soluções digitais melhores para todos os cidadãos. Além dos empregados do Serpro, o evento contou com a participação do Laboratório de Inovação de Minas Gerais, uma iniciativa conjunta do governo do estado e da Fundação João Pinheiro. Também tomaram parte, representantes da Punk Metrics, empresa especializada em analytics, um tipo de análise que permite o uso aplicado de dados para tomada de decisões mais eficientes.

Destaque,

Um dos destaques do evento foi a palestra “Métricas e UX”, dada pela Punk Metrics. Ao comentar o conteúdo da apresentação, o superintendente de Serviços e Engenharia de Solução Digital do Serpro, Wesinner Brito, destacou a importância desses indicadores para medir os resultados das ações focadas na experiência do cliente. Com esse tipo de informação é possível entender melhor a realidade do usuário, ter novas percepções sobre o uso do produto e detectar possíveis problemas a ser reparados.

Cultura UX

Desde 2019, o Serpro tem promovido eventos de disseminação da cultura UX, como a Jornada RUX, que conseguiu promover a empresa a um novo patamar na escala de maturidade da experiência do usuário. Baseada em uma ponderação entre quatro fatores (estratégia, cultura, processo e resultado) e criada pela empresa norte-americana Nielsen Norman, a escala é considerada uma forma objetiva de se medir o desejo e a capacidade de se entregar, com sucesso, designs centrados no usuário.

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico