Notícia
Trasnformação Digital
Serpro finaliza UX Week e fortalece cultura de experiência do usuário na empresa

Durante quatro dias, o Serpro promoveu uma verdadeira imersão de seus empregados na cultura de UX (User Experience). O evento reuniu cerca de quinhentos participantes, que puderam tomar parte em quinze palestras sobre os mais diferentes aspectos da experiência do usuário. O encontro aconteceu em Belo Horizonte, de 23 a 26 de maio, e foi transmitido para todo o país.
"Essa iniciativa demonstra a evolução de maturidade dos times do Serpro para lidar em contextos complexos. Se no passado discutíamos como realizar melhoras de usabilidade em sistemas menos complexos, hoje pensamos em como mapear as jornadas em grandes soluções, como os sistemas integrados da Receita Federal. Antes avaliávamos processos muito voltados para análises especialistas; agora discutimos técnicas de pesquisa com usuários, acessibilidade (ESG) e definição e análise de métricas de UX. Tudo isso traz, para nossos clientes, a segurança de que o trabalho vai realmente transformar a solução", pontuou Yara Athayde, gerente de Desenvolvimento de Soluções de Experiência do Usuário e de Portais no Serpro.
Mobilização
“O Serpro se mobilizou para a UX week e contamos com a presença de toda alta liderança relacionada ao desenvolvimento de sistemas. O evento reforçou o compromisso da empresa em melhorar a experiência do usuário em suas soluções”, avaliou Lílian Yamada, que faz parte da área de Gestão de Demandas de Experiência do Usuário na empresa.
A ideia do evento foi possibilitar um alinhamento ainda maior às necessidades dos clientes e aumentar a acessibilidade em UX, visando oferecer soluções digitais melhores para todos os cidadãos. Além dos empregados do Serpro, o evento contou com a participação do Laboratório de Inovação de Minas Gerais, uma iniciativa conjunta do governo do estado e da Fundação João Pinheiro. Também tomaram parte, representantes da Punk Metrics, empresa especializada em analytics, um tipo de análise que permite o uso aplicado de dados para tomada de decisões mais eficientes.
Destaque,
Um dos destaques do evento foi a palestra “Métricas e UX”, dada pela Punk Metrics. Ao comentar o conteúdo da apresentação, o superintendente de Serviços e Engenharia de Solução Digital do Serpro, Wesinner Brito, destacou a importância desses indicadores para medir os resultados das ações focadas na experiência do cliente. Com esse tipo de informação é possível entender melhor a realidade do usuário, ter novas percepções sobre o uso do produto e detectar possíveis problemas a ser reparados.
Cultura UX
Desde 2019, o Serpro tem promovido eventos de disseminação da cultura UX, como a Jornada RUX, que conseguiu promover a empresa a um novo patamar na escala de maturidade da experiência do usuário. Baseada em uma ponderação entre quatro fatores (estratégia, cultura, processo e resultado) e criada pela empresa norte-americana Nielsen Norman, a escala é considerada uma forma objetiva de se medir o desejo e a capacidade de se entregar, com sucesso, designs centrados no usuário.