Notícia
Novos Negócios
Um cadastro potencial de centenas de milhões de documentos
Imagine seu negócio fazendo a leitura das centenas de milhões QR Codes que já foram emitidos para os documentos de trânsito. É um mundo de informações digitais que incluem CNHs, documentos veiculares, credenciais de estacionamento para idosos e autorizações para vendas de veículo. Instituições financeiras, locadoras de veículos, loja de departamentos e ambientes de marketplace podem ter acesso a esse conteúdo integrando todas essas informações. E sabe qual o melhor? Podem integrá-las, automaticamente, em seus sistemas de cadastro de clientes.
"Digamos que eu queira, por exemplo, fazer um crediário em uma loja de departamentos, e usar a CHN para o cadastro. Se a empresa tiver o nosso produto, o VIO Decoder, ao invés de digitar todas as informações, elas poderão ser inclusas automaticamente no seu sistema, de acordo com suas necessidades e exigências. O cadastro é realizado a partir da leitura do QR Code do documento, o que praticamente elimina o erro humano”, exemplifica Lary Fernandes, gestor do produto no Serpro.
O que é VIO
A autenticidade e integridade dos documentos de trânsito é garantida pelo QR Code VIO, uma tecnologia criptográfica desenvolvida pelo Serpro que armazena dados biográficos e biométricos. A carteira de motorista com QR Code, por exemplo, hoje é considerada tão segura que já é reconhecida no exterior, podendo substituir a permissão internacional para dirigir.
A leitura automática e integrada aos bancos de dados, por sua vez, é feita com a utilização do VIO Decoder, tudo de acordo com a LGPD. No entanto, o uso dos documentos de trânsito pelo setor privado sempre dependeu de um cadastro e uma aprovação prévia da Secretaria Nacional de Trânsito.
A novidade é que, a partir de agora, o procedimento de autorização da Senatran para fazer uso dessas informações ficou muito mais ágil, reduzindo o prazo de autorização para apenas um dia. Outra evolução importante é que desde janeiro, qualquer pessoa jurídica pode fazer a solicitação, independentemente da área de atuação. Isso se tornou possível após a publicação, no ano passado, de uma portaria da Senatran que facilitou o processo e o desenvolvimento, pelo Serpro, de uma plataforma de credenciamento ágil.
Como Contratar
O credenciamento está disponível para pessoas jurídicas que atuem em qualquer área. Para fazer a contratação, basta entrar no ambiente do VIO na loja Serpro e escolher a opção “Quero Contratar”. Você será encaminhado para a área de credenciamento, que vai exigir identificação da pessoa jurídica contratante, seja por token, seja pelo Gov.br.
Basta seguir as orientações do ambiente de cadastro com o preenchimento e envio de solicitação e autorização pelo órgão competente (no caso, a Senatran). Depois, basta realizar a contratação e a pessoa jurídica já fica habilitada, com direito de validar e integrar as informações de qualquer um dos milhões de documentos que possuem QR Code VIO. O pagamento inclui uma assinatura básica mais um valor que varia de acordo com a utilização da solução, conforme tabela de preços disponível na página do produto.
Grandes contratos
A Uber, que já atendia o requisito de atuação em transporte, é cliente desse serviço desde outubro do ano passado. Recentemente, por meio de sistema de pré-credenciamento, o Serpro foi contratado por outro grande player do mercado bancário, o Banco Pan. No momento, estão em andamento negociações com uma grande empresa com atuação na bolsa de valores.