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Belém adota Radar e SNE para promover transformação digital no trânsito da cidade

Contrato foi firmado em encontro do Serpro com prefeito da capital paraense, quando se discutiram outras possíveis parcerias
Thiago Baere, superintendente do Serpro, cumprimenta o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, no ato da assinatura do contrato
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por Comunicação do Serpro — 17 de janeiro de 2024

A prefeitura de Belém, por meio de sua Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), assinou contrato com Serpro para adoção de duas soluções voltadas à melhoria da gestão do trânsito e à oferta de facilidades aos motoristas: o Radar e o SNE. Este é o maior contrato do conjunto de sistemas na Região Norte e deve qualificar ainda mais o gerenciamento de infrações e oferecer novos benefícios ao cidadão, como o pagamento de multas com desconto de até 40%.

O ato de assinatura contou com a presença do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e da superintendente executiva de Mobilidade Urbana da cidade, Ana Valéria Borges. Pelo Serpro, participaram o assessor da presidência, André Agatte, e os superintendentes de Novos Negócios, Thiago Baere, e de Governo Digital, Alexandre Ávila, dentre outros representantes do município e da empresa.

Reunião com o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues

"Essa parceria significa a modernização tecnológica da estrutura viária de fiscalização de trânsito do município. Nosso objetivo é melhorar a gestão da prefeitura e também a prestação de serviços para os cidadãos. Com o Radar e o SNE, Belém vai poder concentrar todas as infrações registradas pelas operadoras de radar e pelos agentes, permitindo seu fluxo eletrônico de ponta a ponta e a consolidação de relatórios geolocalizados para orientação das políticas de trânsito da cidade", explicou o superintendente Thiago Baere, no encontro do último dia 12 de janeiro.

Novas soluções para o município

De acordo com Guilherme Alvares, gerente de Negócio do Serpro, o processo de implantação do sistema Radar vai levar entre 30 e 90 dias, a depender das integrações a serem construídas, envolvendo operadoras de radar, bancos e os Correios. "Este é o primeiro grande contrato com uma capital do Norte do país, para o segmento de trânsito, o que contribui para aumentar a presença do Serpro em todo o Brasil”, acrescenta ele, que também é consultor comercial da empresa para a região, uma iniciativa do Serpro de aproximação ainda maior com os estados e municípios.

Na avaliação de Carlos Magno Arantes, especialista do segmento de trânsito no Serpro, os dois sistemas recém-contratados pela prefeitura de Belém foram criados para tornar o processo de gestão de infrações mais ágil, transparente e acessível, retornado benefícios para toda a sociedade. “A gestão eficiente do trânsito é um componente crucial para a mobilidade urbana, e a adoção do Radar e do SNE representa um passo positivo nessa direção", conclui.

Serpro pode ser parceiro na realização da COP 30

Em uma segunda agenda com o prefeito de Belém e com a comissão municipal dedicada à COP 30, o assessor da presidência do Serpro, André Agatte, iniciou as conversas sobre a possibilidade de o Serpro apoiar na organização do evento. O representante da estatal também se reuniu com comissão estadual para a conferência, vinculada ao gabinete da vice-governadora do Pará, Hana Ghassan Tuma.

Reunião com a comissão estadual para a COP30

“O Serpro, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a inovação tecnológica, está em constante diálogo com estados e municípios, oferecendo soluções vitais como o Radar e o SNE para a administração pública. Além disso, queremos ir além e apoiar os estados e municípios em variadas esferas fortalecendo assim o nosso compromisso com o pacto federativo", avaliou Agatte.

O Brasil foi formalmente confirmado como sede da COP 30, a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que será realizada em Belém, entre 10 e 21 de novembro de 2025. Nessa mesma reunião, o Serpro conversou com a Comissão organizadora do evento, avaliando as possibilidades de apoiar a Prefeitura de Belém nesse grande projeto do Brasil.

Economia de R$ 625 milhões

Desde que foi lançado, o SNE já economizou mais de R$ 625 milhões no pagamento de infrações de trânsito dos motoristas brasileiros. Para os cidadãos, a grande vantagem é a redução no preço das infrações, mas merece destaque também a facilidade para o pagamento e o acompanhamento das notificações. Para o órgão autuador, o SNE traz redução no custo por notificação de infração, celeridade na entrega das notificações e aumento da efetividade no pagamento das multas.

Já o Radar é utilizado por vários órgãos autuadores do país. São cinquenta e três municípios, quatro Detrans, três DERs, além da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). São diversos sistemas interligados, que incluem desde a tecnologia de impressão das infrações junto aos Correios; a comunicação com a rede de agentes de trânsito e com sistemas dos bancos. Todas as operadoras de radares e barreiras eletrônicas conveniadas também se integram à solução, permitindo a auditoria das imagens.

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