• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias 2024  ›  Governo inova na gestão de dados com projeto de data lake na nuvem
Info

Notícias

notícias

Notícia

Inovação

Governo inova na gestão de dados com projeto de data lake na nuvem

Desenvolvido em parceria com o Serpro, projeto vai favorecer o gerenciamento dos dados dos mais de 1,4 milhões de servidores públicos federais
Governo inova na gestão de dados com projeto de data lake na nuvem
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
por Comunicação do Serpro — 24 de junho de 2024

A Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do Ministério da Gestão e Inovação (MGI) avança na transformação digital com a implementação do projeto une as tecnologias data lake e cloud computing. Desenvolvido em parceria com o Serpro, o projeto visa aprimorar a segurança e a eficiência no gerenciamento dos dados de mais de 1,4 milhão de servidores públicos do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec).

Rogério Mendes Meneguim, coordenador-geral de Segurança, Dados e Inovação Tecnológica da SGP ressalta a magnitude do projeto: “Esse vasto volume de informações exige um ambiente seguro para a proteção e uso adequado desses dados, especialmente os sensíveis”.

Meneguim destaca a importância da adoção da nuvem, citando o relatório "Computação em nuvem: Contribuição para o desenvolvimento de ecossistemas digitais nos países do Cone Sul". O relatório menciona que a cloud computing oferece um sistema de preços baseados no consumo, reduzindo tempos de inovação e permitindo acesso a recursos flexíveis e economias de escala.

Um dos grandes méritos desse projeto é a combinação da capacidade de gerenciar vastos volumes de dados dos data lakes, com a flexibilidade, economia e inovação contínua proporcionadas pela nuvem, resultando em uma solução poderosa para maximizar a segurança e o valor dos dados da Secretaria. A SPG é a maior detentora de dados de servidores no setor público.

De acordo com o coordenador-geral, a implementação do projeto tem uma relevância especial, pois está alinhado à Estratégia de Governo Digital e à Estratégia Brasileira para a Transformação Digital (E-Digital) e vai proporcionar uma base sólida para políticas públicas mais eficientes e baseadas em dados.

Governança e inteligência

Lindomar Oliveira, gerente de Negócios do Serpro enfatiza que a inovação permitirá a análise avançada dos dados de servidores públicos originados nos sistemas de gestão de pessoas Siape/Sigepe. “O Data lake em Nuvem será uma ferramenta fundamental para promover integração, melhorar a governança e oferecer suporte a análises avançadas, facilitando a construção de políticas públicas baseadas em insights”, indica.

Tecnologia

Flávia Costa Bomfim, analista da área comandada pelo Eduardo, descreve como diferentes serviços da plataforma Azure, contribuíram para a gestão e análise de dados no contexto de um data lake na nuvem. Segundo ela, a combinação desses serviços transformou a abordagem à engenharia de dados ao fornecer uma infraestrutura robusta, escalável e segura para armazenar e gerenciar dados (Azure Data Lake Storage Gen 2), ferramentas avançadas para análise e obtenção de insights (Azure Synapse), ferramentas modernas de desenvolvimento para automatizar e melhorar os processos (Azure DevOps), e soluções para governança e conformidade dos dados (Azure Purview).

A primeira fase do projeto já está em operação. Eduardo Telles Saint Clair, gerente de Arquitetura de Soluções Analíticas em Grandes Volumes de Dados do Serpro, celebra esse progresso: “A conclusão dessa primeira etapa foi um marco significativo para a SGD e para nossa equipe. Aprendemos bastante e continuamos a evoluir, tanto na parte técnica de nuvem Azure e engenharia de dados, quanto nos benefícios que estamos proporcionando à gestão de pessoas do governo federal”.

 

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico